Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2025(Seg)11:54

Responder  [ 9 mensagens ] 
 Plantio em vaso de metal com filme de pvc. 
Autor Mensagem

Mensagem Plantio em vaso de metal com filme de pvc.
Boas meus caros colegas de fórum. Essa é minha segunda postagem. Resolvi compartilhar um projeto meu, que na verdade não tem nada de novo, eu apenas uni várias técnicas utilizadas no plantio de sementes de PC.

Vamos ver se serei bem sucedido na inclusão de imagens.

Imagem
Aqui temos o material usado, o musgo Sphagnum desidratado, o vaso de metal, uma tampinha plástica de panela de brinquedo da minha filha (ela me deixou usar) e cola.

Imagem
Em detalhe, os furos na tampa plática, eles evitam o acumulo de água além do que o musgo consegue reter.

Imagem
Em detalhe, o vaso de metal, sem furo no fundo. Ele servirá como repositório de água.

Imagem
A tampinha plástica posicionada e colada a mais ou menos 3 centímetros da borda do vaso. Atenção aos trechos da borda da tampinha que foram recortados para circulação de ar e vapor de água.

Imagem
O musgo já limpo (sem pedaços de folha, galhos, e mais um monte de coisas que veio no meio) sendo lavado com água quente para esterilização.

Imagem
Imagem
O musgo encharcado com água recolhida da chuva vai para o vaso, sendo posicionado logo acima da tampinha de plástico.

Imagem
Mais um tanto de água de chuva, direto no musgo para ele encharcar ainda mais e testar se a água esta passando bem pelos furos da tampinha. deixei mais ou menos 5 centímetros de água no fundo do vaso. Não chega a tocar na tampinha de plástico.

Imagem
As sementes colocadas sobre o musgo, essas letras servem para saber que tipo de semente esta em cada parte do musgo. DrI é Drosera Intermedia, DrB é Drosera Burmannii, DrCA é Drosera Capensis var. Alba, DrC é Drosera Capilaris e DiM é Dionaea Muscipula.

Imagem
Aplicação do filme de pvc na borda do vaso, vedando completamente.

Imagem
Resultado final depois que o excesso de filme de pvc foi recortado e dobrado sob a borda do vaso, nem parece que tem um plástico ali.

Imagem
O vaso recebe sol entre o nascer (fica em uma janela ao leste da casa) e as 9:00 da manhã. Depois o vaso é transferido para uma janela ao norte que tem muita luz mas não tem sol direto, a laje da casa é avançada e funciona como um telhado que faz sombra nas janelas. Se não estiver frio sempre formam gotículas no filme plástico, essas gotículas se agrupam e pingam de volta no musgo.

E o tempo passa...

Imagem
Depois de 14 dias, eis nossas pequeninas Droseras Burmannii pulando para fora do musgo, elas estão em um grupo maior. Alí no cantinho esquerdo da lente dá para ver algumas Droseras Intermedia. Há suspeitas de uma Drosera Capensis var. Alba aparecendo ao lado das Burmannii, preciso esperar ela crescer um pouco mais para confirmar isso.

Eu sei que há muitas observações a se fazer nesse meu projeto, muitos riscos, e gostaria de ver a opinião de todos os colegas que tem muito mais experiência em plantio de PCs que eu. Obrigado pela atenção!

23.03.2011(Qua)12:47

Mensagem Re: Plantio em vaso de metal com filme de pvc.
Bem legal seu projeto. Parabéns pelo cuidado e dedicação!
Já dá pra ver umas folhinhas verdes, agora é só esperar!

Boa sorte com as novas mudinhas!

Fêla
Growlists & Wishlists

23.03.2011(Qua)13:19
Perfil Visitar website do usuário

Maravilha!!
Abçs
Sa

23.03.2011(Qua)14:10
Site Admin

Gostei da sementeira. Como pretende fazer para separar as mudinhas? :mrgreen:

23.03.2011(Qua)18:08

Idéia genial! Eu só acho que poderia ser o vasinho definitivo de uma espécie só, aliás vc pode plantar as carnívoras (que NÃO precisam de estratificação) direto em vasinhos definitivos.

23.03.2011(Qua)18:43
Destaque

Gostei muito.
Está bem dedicado.. Parabéns.. :mrgreen:

23.03.2011(Qua)20:56
Perfil YIM
Destaque

Muito legal seu método, parabéns pelo sucesso, paresce que deu tudo certo :D
abç

24.03.2011(Qui)12:18

Adorei a ideia, muito bom mesmo. Continue com novos projetos vc vai longe.

Abraços

26.03.2011(Sáb)17:04
Perfil YIM

Gostei muito da sua ideia, mas quero te aconselhar numa coisa, tome cuidado com vasos de metal, pois como as Pcs exigem muita agua , logo o substrato está sempre húmido isso pode acabar oxidando o metal do vaso formando óxidos (o tipo de óxido varia com o metal usado na fabricação do vaso) e isso pode prejudicar suas plantinhas.
Lembrando que pode demorar um bom tempo para isso acontecer, mas não sabemos por quanto tempo essas Pcs vão ficar ai e se você vai reutiliza-lo.

03.04.2011(Dom)0:48
Responder   [ 9 mensagens ]