Teste de "subtrato" para Nepenthes
Olá amigos.
Fiz um teste meio tiro no escuro, sem procurar saber mais do que o que vi em imagens. Estou testando usar solo de camadas mais profundas para enchimento de vasos de Nepenthes. Vamos a história:
Usando a rede social Google+ (ou simplesmente g+) encontrei um conhecido pesquisador e apreciador de plantas carnívoras Siegfried R. H. Hartmeyer. Na galeria de fotos do mesmo encontrei duas imagens que me responderam algumas dúvidas de como essas plantas sobrevivem no habitat natural sem estarem plantadas em musgo, ou substrato semelhante e se realmente funcionaria plantá-las em solo comum.
Seguem as fotos (quem tem g+ pode acessá-las livremente no perfil de Siegfried):
Trata-se do cultivo outdoor de ninguém menos que a Borneo Exotics, com Diana e Robert Cantley como proprietários (acredito eu).
Nepenthes rajah no chão

Por isso tentei fazer algo semelhante aqui. Note que o solo das fotos é avermelhado, então imaginei que poderia ser o horizonte B ou C de um argissolo ou um latossolo. Mas sem dados do tipo de solo de lá, tive que arriscar. Usei um pouco de terra do horizonte B de um argissolo daqui perto de casa, bem arenoso. Peneirei e coloquei no vaso com uma muda de N. ventricosa x khasiana.
Hoje fazem 21 dias que ela está plantada desta forma e não apresentou sinais visíveis de toxidez por nutrientes. Vou tirar fotos semanais, sendo que a primeira foto após o plantio foi tirada com pouco mais de 2 semanas de plantio.
Seguem as fotos do experimento:
1º dia:
Solo peneirado.

Muda de N. ventricosa x khasiana.

Muda com as raízes envoltas no musgo e a terra envolta de tudo.

Um pouco de areia de filtro para embelezar e para crescer menos plantas daninhas.

Molhando tudo bem devagar até escorrer bastante no fundo.
17º dia:
A segunda folha se desenvolveu e está lançando a terceira.
Ela está num local mais úmido e próximo do chão. Molho todos os dias normalmente.
Sábado que vem te mais uma foto.
Abraços.