Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)6:16

Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
 Meu pequeno projeto! 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Jardineira ou vaso de cimento
Olá ! como diria o velho Jack, vamos por partes: para o bog, acho melhor vc fazer o seguinte: use um vaso ou jardineira de concreto, porque é mais pesado e mais resistente. Vede os furos inferiores com cimentcola ou coisa semelhante, espere secar e depois é só organizar o substrato.
É aconselhável colocar umas pedrinhas de argila expandida ou alguma coisa como pedrinhas de aquário, enfim, algo que vc tenha a mão e que consiga simplesmente ocupar um espaço no fundo de forma não muito compacta, para vc encher com água.
Coloque uns potes de sorvete, virados para baixo e com furos no fundo, para funcionarem como reservatórios de água sob o substrato.
É claro que vc terá de colocar um tubo (pode ser um pedaço de cano de pvc, por exemplo), que leve a água até o subterrâneo, tornando o substrato encharcado.
Cubra esse subterrâneo com uma tela - pode ser daquelas para evitar mosquitos - e cubra com o substrato que vc escolheu.
Agora é só plantar ! observe quanto tempo o substrato permanecerá úmido (uma idéia é observar pelo próprio tubo) e regularmente coloque água - mas sempre pelo tubo.
Ah, sim, faça uns furinhos no lado oposto ao tubo de abastecimento, para a água escoar quando o bog encher demais.
É, mutatis mutandis, o mesmo sistema dos pântanos artificiais que os gringos fazem...
Tenho um tópico sobre os bogs que fiz aqui em casa em algum lugar no setor Idéias e Projetos... como sou meio retardado com computadores, não estou conseguindo recortar o link e colar na mensagem... mas se vc procurar, com certeza encontrará - acho que o nome é "bog jardineira" ou coisa semelhante.
Quanto às pernas da sua bancada, isso é simples: consiga uns pedaços de madeira tais como caibros ou pernas - de - três; pregue (ou aparafuse) na bancada, passando cola antes. Depois, prenda as partes coladas e pregadas juntas com a maior pressão possível e mantenha por mais ou menos oito horas. Pronto !
É claro que, se a chapa de compensado que vc está usando como bancada for muito fina ou muito flexível, vc vai ter de reforçar a estrutura por baixo, senão o seu móvel vai ter vida curta... nesse caso, é só fazer como nas mesas de jantar: fize umas travas na horizontal ligando as quatro pernas e sustentando o tampo. Essas travas devem ser coladas nas pernas e também no tampo, é claro... na verdade, escrevendo parece mais complicado do que na verdade é para fazer... é só olhar sob uma mesa para entender o sistema.
Se puder ajudar em qualquer outra coisa, é só dizer.
Grande abraço.

08.12.2008(Seg)18:54
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Francisco obrigado pelas dicas. Andei observado os tópicos que você criou sobre estufas e proteção para bog's, aliás sua estufa ficou show de bola, parabéns. . Achei interessante e o bog é do mesmo modelo do seu que pretendo fazer. Mas aqui em casa não seria viável eu usar jardineiras de concreto, pensei em caixa de isopor ou algum box de plástico grande. Bom ainda não decidi, mas assim que começar a montagem eu postarei fotos aqui. Agradeço pelos esclarecimentos que você prestou, me ajudaram bastante. Qualquer dúvida recorrerei a você também pode ser?! auhauhahu

Abraços.

09.12.2008(Ter)13:25

Mensagem 
Mauricio vou copiar a sua bancada... muito interessante e uma soluçao pra qem não tem muito espaço...

Vlw pela ideia

11.02.2009(Qua)13:40
Destaque

Mensagem 
Alissoneu foi exatamente por isso que optei por ela, por não ter espaço. Hoje, uso esse espaço apenas para armazenas os seedlings e as plantas recém transplantadas que não podem com o sol muito direto. Para minhas plantas crescidas providenciei outro local. Ah, uma dica: Se for fazer a sua bancada ao relento, além de usar sombrite, coloque uma camada de plástico para estufa. Ou algum outro plástico grosso, coloque pelomenos no teto, para que a chuva não prejudique suas plantas. Boa sorte com seu projeto, e não se esqueça de postar fotos.

Abraços

11.02.2009(Qua)14:18
Responder   [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3