Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)10:04

Responder  [ 7 mensagens ] 
 "Vitrine" pras minhas estacas de Nepenthes. 
Autor Mensagem

Mensagem "Vitrine" pras minhas estacas de Nepenthes.
Mal consigo parar de rir só de olhar pra gambiarra que fiz (eu e minhas gambiarras).

Ontem a noite aproveitei a calmaria da casa vazia no feriado (moro só com meu irmao e este viajou), peguei uma das minhas velhas Nepenthes e repiquei em varias estacas mais um broto que replantei sozinho, como descrevi aqui:

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -6340.html

Com isso obtive 7 vazinhos com estacas. Eis que hoje resolvi fazer o mesmo com outra Nepenthes quase na mesma situação. Com esta, obtive mais 5 estacas, totalizei então 12 vazinhos com estacas pra tentar desenvolver. Daí pensei comigo mesmo: Como vou lidar com 12 vasos de estacas entediantes, massantes e desinteressantes, um a um, com plastiquinhos em cima, e poe plastico e tira plastico, e cria calo nas maos de tanto borrifar,.... OMFG! preciso dar um jeito nisso!

Resolvi tentar uma estufinha em massa para abriga-las. Mas com recursos de paulistano de apartamento tava dificil, todos plasticos que tenho sao opacos demais pro trabalho. Comecei a andar feito tonto pela casa até que achei o que eu precisava, entao comecei a montagem :P

Priemiro reuni todos os recrutas num canto e os posicionei. Peguei um vaso besta que tava aqui estorvando só com terra dentro, e enxarquei ele de agua até vazar um pouco por baixo. Cravei umas pedrinhas nela e em cima delas posicionei 4 dos aspirantes a Nepenthes inscritos no vaso, como se vê à esquerda da foto. Depois peguei o prato do mesmo, enxi de agua e preenchi com o substrato velho dos ultimos replantes e fiz o mesmo esquema das pedrinhas e pus mais 4 vazinhos em cima. entao posicionei os restantes sem teto ali envolta e ficou desse jeito:
Imagem

Depois peguei a engenhoca que achei aqui: Um plástico estranho daqueles que vem embrulhados os edredons. um pacote de plastico transparente com zipper. Deixei-o aberto e encaixei por cima da escola de formação de Nepenthes e ficou assim:
Imagem
Imagem
Imagem

E assim ficou. Dai molhei todas as estacas, borrifei água em todos os cantos possiveis dentro da estrutura, pra que vão evaporando e contribuindo com a umidade. Aí eu pergunto: Tudo bem, é engraçado, mas será que funciona? Será que dá conta do recado, faz a função de manter a umidade boa pro desenvolvimento das estacas?

E mais uma duvida que fiquei. o saco não ficou hermético, deixei ele meio folgado em alguns pontos no chao pra troca de ar. Será que isso é suficiente? ou seria melhor "selar" o saco no chao, e cortar furinhos envolta dele? não furei porque se não for necessario eu deixo assim porque o saco pode ser util pra alguma outra coisa depois, e com od furos pode não ser possivel dependendo da utilidade desejada. mas se necessario for eu furo, o que voces acham? :roll:

15.02.2010(Seg)22:57
Perfil ICQ
Destaque

Mensagem 
Boa ideia, ai vc vai evitar de ficar molhando sempre... mas desse jeito vai esquentar d+ vc não acha?

Fotos das minhas plantas

16.02.2010(Ter)9:29
Perfil ICQ YIM

Mensagem 
Será que esquenta? apenas pela umidade? elas estao direto no azulejo frio acho que ajuda a não esquentar. e deixei também numa posição que não bate sol. depois das 3 da tarde o sol passa mais ou menos perto, só pra refletir. mas Caso esquente como pode ser evitado? :roll:

16.02.2010(Ter)9:55
Perfil ICQ

Mensagem 
Acho uma boa ideia,mas se deixar no sol ela vai esquentar de mais,seria bom fazer alguns furos ou até mesmo colocar um coller ai no meio

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

16.02.2010(Ter)10:10

Mensagem 
Não zack, acho que não me expressei direito, eu justamente as posicionei onde NÃO bate sol. no fim da tarde o sol passa ha meio metro dali, o q é suficiente pra dar uma boa luminosidade, entendeu? Mas entao será que os furos sao uma medida necessaria? pensei nisso porque a estrutura fica embassada por dentro por causa da umidade, e isso bloqueia muito da luminosidade ;/

16.02.2010(Ter)10:19
Perfil ICQ

Mensagem 
Zack hahahaha :lol:
Acho que alguns furos nunca serão de mais,agora entendi :D

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

16.02.2010(Ter)10:20

Mensagem 
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... é que cada vez que vou falar com você tenho que ir ali embaixo pra ver o nick haha.... entao, ficou Zack :P

por esses dias vo observar pra ver se furo o saco kkk

16.02.2010(Ter)11:10
Perfil ICQ
Responder   [ 7 mensagens ]