Hum, substrato não é o tipo de material para se colocar no mesmo microondas que se usa para preparar alimentos. Mas já que vão fazer escondido mesmo, limpem muito bem todo o interior depois.
Realmente fervura não esteriliza, apenas higieniza (devia ser mais que suficiente), mas convenhamos, o desenvolvimento ostensivo de fungos em um substrato tratado é muito estranho, ainda mais que leva Sphagnum. Talvez a fonte de contaminação seja a água de reposição, da próxima vez, em vez de um vasinho ou sementeira abertos, coloque um filme plástico (a água não vai evaporar e não vai precisar ser reposta).
Sim, as sementes precisam de oxigênio para germinar; respiração e a fotossíntese são processos independentes.
Aqui outra opção interessante para desinfecção:
Ways to use Hydrogen Peroxide in the Garden
http://www.using-hydrogen-peroxide.com/peroxide-garden.htmlMixing charts for gardening with hydrogen peroxide (considere 1 quart = 1 litro; 2 tablespoons = 2 colheres de sopa; 3% hydrogen peroxide = água oxigenada 10 volumes, usada em ferimentos)
http://www.using-hydrogen-peroxide.com/gardening-with-hydrogen-peroxide.htmlMais sobre:
Peróxido de hidrogênio: importância e determinação
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422003000300015"O peróxido de hidrogênio é um dos oxidantes mais versáteis que existe, superior ao cloro, dióxido de cloro e permanganato de potássio; através de catálise, H2O2 pode ser convertido em radical hidroxila (•OH) com reatividade inferior apenas ao flúor. Listando-se os oxidantes mais poderosos e associando-os aos seus respectivos potenciais padrão (em V) tem-se: flúor (3,0), radical hidroxila (2,8), ozônio (2,1), peróxido de hidrogênio (1,77), permanganato de potássio (1,7), dióxido de cloro (1,5) e cloro (1,4). Além de agente oxidante (H2O2 + 2H+ + 2e- ® 2H2O, 1,77 V) o peróxido de hidrogênio pode também ser empregado como agente redutor (H2O2 + 2OH- ® O2 + H2O + 2e-, -0,15 V)1,2.
Apesar do poder de reação, peróxido de hidrogênio é um metabólito natural em muitos organismos o qual, quando decomposto, resulta em oxigênio molecular e água. É formado pela ação da luz solar na água (foto-reação) em presença de substâncias húmicas (material orgânico dissolvido)3-5. É reconhecidamente citado como o oxidante mais eficiente na conversão de SO2 em SO42-, um dos maiores responsáveis pela acidez das águas de chuva6-8. Estudos têm demonstrado que a formação de peróxido de hidrogênio pode estar relacionada com a presença de espécies químicas, tais como SO42-, NO3- e H+, nível de precipitação das chuvas, temperatura, direção do vento, intensidade da radiação solar etc. Acredita-se também que as descargas elétricas (raios) contribuem para incrementar a sua concentração7,8. De fato, amostras de águas de chuva coletadas antes e após temporal com raios e trovões apresentaram dados de H2O2 iguais a 3 e 15 µmol L-1 respectivamente7-9."
Agora entendi porque é um bom antisséptico (pelo poder oxidante e não por "liberar oxigênio").