Autor |
Mensagem |
Wander
Registrado em: 07.01.2009(Qua)20:19 Mensagens: 38 Localização: maua-sp
|
 bog
 Este é meu primeiro bog espero não ter feito nenhuma besteira...Por isso peço conselhos aos amigos. Fiz um com aqueles tambores de plastico de 25lts cortei pela metade e fiz o substrato com areia,xaxim(antigo é claro)e sphagnum.Vou plantar Dionaea,droseras,e sarracenias tudo junto. e tenho varias duvidas quanto ;Posso plantar essas especies de plantas tudo junto?E tambem a altura do furo que escorre a agua tá bom essa altura?  Nessa primeira camada coloquei argila expandida e areia grossa lavada Não preenchi tudo porque o meio do tambor é mais alto,então concentrei as argilas que tinha mais no canto do tambor.  Nessa camada coloquei sphagnum puro encima das argilas e da areia e cobri com xaxim(antigo).  E por cima de tudo mais sphagnum picado... obs;Desculpe a todos uma mensagem tão grande,ao caso de incomodar os colegas moderadores,façam o devido com a mesma...obrigado e espero opinioes ou criticas dos colegas abrçs
|
26.01.2009(Seg)21:13 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
E isso ae Wander. Eu tenho um mini-bog com esse sistema e ele funciona bem. Hoje comprei uma bacia, é, bacia mesmo, pra fazer meu bog definitivo. No meu mini, usei o mesmo substrato que você usou. Só acho que você deveria ter colocado a argila expandida e por cima a areia, sem misturar. Você colocou um vasinho menor no fundo do bog para ajudar no armazenamento da água? Quanto a plantar todas as plantas juntas, não venho nenhuma restrição. A altura do furo acho que está boa, mas parece que ele ficou muito grande, pode ser impressão minha. Boa sorte no seu cultivo e fico aguardando novas fotos, quando as plantas já estiverem plantadas. Abraços
26.01.2009(Seg)21:26 |
|
 |
Wander
|
obrigado,sei que esteticamente não tá muito bom mas não é definitivo já tenho tudo para fazer o definitivo,mas queria ver se nesse esquema vai pra frente. e quanto o vaso no fundo eu coloquei antes do xaxim.mas eles são pequenos coloquei 4 no meio.. e o furo tambem achei que ficou grande...mas mesmo assim armazena bastante agua e da para ver o nivel da agua pelo cano.
abrçs...
|
27.01.2009(Ter)15:50 |
|
 |
Cléo Oliveira
Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05 Mensagens: 725 Localização: Rio de Janeiro
|
Boa galera.
Wander, parabéns pelo bog. A única coisa que eu acrescentaria no seu bog era uns vasos invertidos no fundo do bog, antes de por a argila expandida, daí criaría um bolsao d'água ótimo. Os bogs sao sensacionais! Na minha opiniao é a melhor maneira que tem pra cultivar carnívoras. E eu já tentei mil e uma coisas diferentes...mas nada, até agora, supera os bogs. São extremamente fáceis de cuidar, não precisa se preocupar com mosquito; se conectá-los com mangueirinha de aquário você praticamente nem precisa cuidar mais, basta botar uma torneira gotejando em um dos bogs e o resto vai naturalmente. É ótimo pra quem tá com o tempo apertado. Pra ficar legal eu ainda coloco umas garrafas pet furadas e invertidas (conforme já mostraram em outro tópico aqui do fórum) em cima das plantas mais "difíceis", criando um microambiente ótimo pra elas. Enfim, sou 100% a favor dos bogs, seja em bacia, em balde, ou o que for! hehehe
Abração galera.
27.01.2009(Ter)18:16 |
|
 |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Belo projeto o seu. Simples e prático. Parabéns.
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
27.01.2009(Ter)18:31 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Cléo, fiz essa mesma pergunta pra ele e ele disse que colocou os vasinhos no fundo sim. E faço das suas palavras as minhas, bogs são excelentes e a praticidade é incrível. Também sou 100% a favor. Poderia explicar esse negócio da mangueirinha de aquário? não entendi direito e me interessei. Citação: Enfim, sou 100% a favor dos bogs, seja em bacia, em balde, ou o que for! hehehe
Então quando minha bacia estiver cheia de plantas postarei fotos para você ver. ahuahuuha, e aproveitando uma última questão. A cor dela é verde-limão (não tinha outra), será que isso influencia em algo? pensei na temperatura do substrato, mas, você que é mais experiente, o que acha?
27.01.2009(Ter)21:51 |
|
 |
Wander
|
Obrigado pelas dicas pessoal.Já coloquei algumas plantas dentro agora e só rezar. Quanto a mangueira de aquario tambem não entendi Cléo... quando eu deixar ele esteticamente mais bonito posto as fotos e o desenvolvimento das plantas. Na minha opinião os terrarios são os mais bonitos,mas os bogs não fica por menos não... Já vi aqui mesmo no forúm uns que da gosto o capricho e o desenvolvimento muito legal ver esse contato com a planta tão proximo....Parabens a todos!!! 
|
27.01.2009(Ter)22:15 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
|
Wander, acho que entendi o que o Cléo quis dizer. Se entendi direito ele se referiu ao princípio dos vasos comunicantes. A gente conecta um bog ao outro com uma mangueira e assim, um levará água para o outro através deste princípio. Sendo necessário apenas colocar água em um bog, que seria colocada através da mangueira que ele falou. É realmente, se fizermos isso o trabalho ficará quase nulo em cuidar deles, é uma 'mão na roda' uhauha. Se falei alguma besteira me corrijam 
27.01.2009(Ter)23:09 |
|
 |
Cléo Oliveira
Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05 Mensagens: 725 Localização: Rio de Janeiro
|
Maurício MRE escreveu: Se entendi direito ele se referiu ao princípio dos vasos comunicantes. A gente conecta um bog ao outro com uma mangueira e assim, um levará água para o outro através deste princípio. Sendo necessário apenas colocar água em um bog, que seria colocada através da mangueira que ele falou. Extamente. É isso mesmo, não falou besteira alguma não. Assim fica bastante fácil de cuidar né. Quanto a cor, não sei se verde fará tanta diferença (além da estética! hehe). Mas sempre que possível eu tento usar branco, só pra não esquentar muito por causa do sol e tal. Claro que dependendo do volume de água tem que fazer muuuito sol pra que a água abaixo do substrato esquente, mas como tem feito um sol de rachar aqui no Rio todo final de ano...tó tentando evitar cores pretas nos bogs, nunca se sabe né! Abração
28.01.2009(Qua)13:06 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
|
Com esse modo de conectar os bogs através de uma mangueira fica mesmo Cléo. Então, aqui onde moro tá chovendo tanto que sol pra esquentar o bog vai ser difícil, faz uns 3 dias que não vejo um raiozinho nas minhas pc's  E mesmo quando o sol reina por aqui, não é nada infernal para esquentar a água de uma maneira que cause prejuízo às plantas. Espero que não haja problemas devido a cor também. Em primeiro lugar vem as pc's e depois a estética, comprei esse verde-limão porque não tinha outro mesmo. Em breve postarei fotos, obrigado pelos esclarecimentos. Abraços
28.01.2009(Qua)23:35 |
|
 |
|