Estou com vontade de montar um pequeno terrarium no meu ap, que usarei de ferramente para inumeras coisas:
-Abrigar Plantas frageis ao frio, durante o inverno.
-Fornecer mais luz a plantas aparentemente enfraquecidas pela falta de sol (achar sol em apartamento é uma operação de guerra)
-Germinação de sementes
-Desenvolvimento de estacas
-Cultivo de plantas que necessitem de umidade controlada ao maximo, e/ou q não podem se queimar com o sol mas precisam de muita luz, como a Cephalotus, as Neps High (e um dia eu conseguirei a Dralingtonia kkk).
-Eventual recuperação de alguma planta que não esteja indo muito bem na varanda de casa.
Enfim, as utilidades são inumeras e as duvidas de como faze-lo tambem. Será um aquario de 200lts (100x50x40) que estou ainda negociando a compra e os detalhes. Estou pedindo 3 instalações pra lampadas, sera q é suficiente? Pensei em colocar uma groluz de 30W e duas luz do dia de não sei quantos watts, o que acham? Alguem sabe onde posso achar a groluz em SP ou pela net? Porque pelo que pesquisei aqui no forum e em outros lugares, aquela razao de 1w por 1litro vale pra aquarios de agua mesmo, pois ha a perda de alguns espectros da luz por difusão, reflexao etc, o q não é o caso do terrarium, mas não vi nenhuma conclusão sobre a intensidade adequada nos terrariums ;/
Outra duvida é a respeito do encaixe das lampadas. Porque as instalações das lampadas sao feitas de acordo com o tamanho da tampa, claro. E como se faz pra que as lampadas tubulares se encaixem exatamente nas pontas da instalação? Ja tive aquario durante anos e anos quando criança e jamais prestei atenção nisso =O. Pelo que vi, as lampadas Groluz de 30W tem 90cm, entao com instalação e tudo acredito que elas caibam certinho, sera? Desculpe, sou newbie nisso kkk

Em se tratando de um terrarium pra pcs, obviamente a umidade sera elevadissima, e isso pode causar problemas à instalação eletrica dentro da tampa (condensação), caso eu não deixe as tampas de vidro em cima do aquario? porque pelo que andei lendo, o vidro acaba refletindo parte da luz das lampadas diminuindo um pouco a eficiencia.
Perguntei ao vendedor se as instalações das lampadas vem com calha metalica, ou se o revestimento da tampa pode ser em formica branca, pra aproveitar mais a luz, ele ainda não respondeu.
Há mais algo que eu devia me certificar se o aquario terá? sera q me esqueci de algo?
Agradeço desde ja e desculpe pelas imensas perguntas de sempre kkk