Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)22:11

Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Ajuda com um terrarium! 
Autor Mensagem

Mensagem Ajuda com um terrarium!
Estou com vontade de montar um pequeno terrarium no meu ap, que usarei de ferramente para inumeras coisas:

-Abrigar Plantas frageis ao frio, durante o inverno.
-Fornecer mais luz a plantas aparentemente enfraquecidas pela falta de sol (achar sol em apartamento é uma operação de guerra)
-Germinação de sementes
-Desenvolvimento de estacas
-Cultivo de plantas que necessitem de umidade controlada ao maximo, e/ou q não podem se queimar com o sol mas precisam de muita luz, como a Cephalotus, as Neps High (e um dia eu conseguirei a Dralingtonia kkk).
-Eventual recuperação de alguma planta que não esteja indo muito bem na varanda de casa.

Enfim, as utilidades são inumeras e as duvidas de como faze-lo tambem. Será um aquario de 200lts (100x50x40) que estou ainda negociando a compra e os detalhes. Estou pedindo 3 instalações pra lampadas, sera q é suficiente? Pensei em colocar uma groluz de 30W e duas luz do dia de não sei quantos watts, o que acham? Alguem sabe onde posso achar a groluz em SP ou pela net? Porque pelo que pesquisei aqui no forum e em outros lugares, aquela razao de 1w por 1litro vale pra aquarios de agua mesmo, pois ha a perda de alguns espectros da luz por difusão, reflexao etc, o q não é o caso do terrarium, mas não vi nenhuma conclusão sobre a intensidade adequada nos terrariums ;/

Outra duvida é a respeito do encaixe das lampadas. Porque as instalações das lampadas sao feitas de acordo com o tamanho da tampa, claro. E como se faz pra que as lampadas tubulares se encaixem exatamente nas pontas da instalação? Ja tive aquario durante anos e anos quando criança e jamais prestei atenção nisso =O. Pelo que vi, as lampadas Groluz de 30W tem 90cm, entao com instalação e tudo acredito que elas caibam certinho, sera? Desculpe, sou newbie nisso kkk :roll:

Em se tratando de um terrarium pra pcs, obviamente a umidade sera elevadissima, e isso pode causar problemas à instalação eletrica dentro da tampa (condensação), caso eu não deixe as tampas de vidro em cima do aquario? porque pelo que andei lendo, o vidro acaba refletindo parte da luz das lampadas diminuindo um pouco a eficiencia.

Perguntei ao vendedor se as instalações das lampadas vem com calha metalica, ou se o revestimento da tampa pode ser em formica branca, pra aproveitar mais a luz, ele ainda não respondeu.

Há mais algo que eu devia me certificar se o aquario terá? sera q me esqueci de algo?

Agradeço desde ja e desculpe pelas imensas perguntas de sempre kkk

29.03.2010(Seg)12:14
Perfil ICQ

Mensagem 
minha experiencia com aquario (eu mesmo fiz a tampa) aqui dá pra ter uma ideia, pena que não tenho foto com ela aberta, mas se quiser eu providencio

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom? ... 7564513751

uma vez encontrei as grow na leroy e no carrefour, sao fáceis de achar, junto com as luz do dia e muito mais baratas que as encontradas em lojas de aquarios ou plantas.

Normalmebnte a lampada é presa na tampa por duas abraçadeiras (ou algo assim) e nas pontas vao os conectores (redondos) que saem dos reatores, entaum fica fácil posiciona-las da maneira que você quiser.

Quanto a quantidade de luz em terrários eu realmente não sei, mas no aquario BEM plantado é de 1W/L isso considerendo plantas muito exigentes na iluminação (carpetes etc..), no meu aqua (160ltrs) tenho 80w de iluminação todas luz do dia e as plantas vao bem (mas tambem não tenho nenhuma tao exigente :lol: )

Espero ter ajudado em algo

29.03.2010(Seg)13:05

Mensagem 
O link não quer abrir aqui.
Desculpe não poder ajudar, nunca tive um terrário e meus peixes mortos vivos não gostam de muita luz além da do sol :P

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/

29.03.2010(Seg)13:23
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
aqui abriu, é uma foto do orkut

q.q. coisa add lah rodrigo gabrielli

29.03.2010(Seg)14:20
Destaque

Mensagem 
Lampadas - na Santa Efigênia tem as Grolux.
quantidade - minimo de 80w por metro² a uma distância de 15/20cm do topo da planta.

Tb tenho esse problema com o sol (apartamento) ou melhor, a falta dele.

29.03.2010(Seg)14:30

Mensagem 
Hum, Marciel... 80w por m² a 15/20 cm de distancia... as grolux tem 30W, sera que as LDD do mesmo tamanho tambem? porque ai vai ficar 90W se forem 3, e 120w se forem 4 (2 gro e 2 LDD)... pra 0,5m² a 40cm de distancia, que seria acho que o equivalente à sua referencia, acho q ta bao neh?

Obrigado a ambos pelas dicas e de onde comprar, vo passar no carrefour, se tiver la peço pro meu irmao passar no vale alimentação dele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..... senao, a Sta Ifigenia, como não pensei naquele lugar antes =P

Hum rodgaba, entao segundo como vc explicou, desde que a lampada seja menor que a tampa, qualquer tamanho é possivel ajustar ela la dentro? mesmo que ela seja bem menor? achei que os conectores ficassem presos nos reatores, na lateral da tampa e que portanto o tamanho da lampada tinha que ser exato. fico mais tranquilo entao rsrs

29.03.2010(Seg)19:46
Perfil ICQ

Mensagem 
Andre, uma dica que pode ser legal eh usar lampadas led, eu vi no forum DIY da www.aquahobby.com a pessoa fez a luminária com essas lampadas, no caso do aquario o unico inconveniente eh que o foco fica mais direcionado e não espalhado, mas para terrario pode ser uma boa

Derrepente pode-se pensar em uma iluminação a LED de alta potencia, a principio o custo eh maior mas compensa e muito em relação ao gasto com eletricidade e durabilidade

lampada: http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.5163

led: http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.1105

Deve ficar um belo projeto lembrando que ainda pode misturar cor de led´s, fazendo por exemplo a iluminação da lua por exemplo

29.03.2010(Seg)20:42

Mensagem 
Nossa.... LED's no terrarium? nunca tinha visto esta, mas é curioso, vo olhar mais a respeito. Em todo caso, pedi pro vendedor colocar instalação pra 4 lampadas, ja q o aquario será de 100x50x40, sao lampadas de 90cm, de 30W.... entao se 2 LDD e uma Grolux de 30W não forem suficiente, posso por 2 de cada que ai acho q da neh??? kkk

E seria bom tambem colocar um timer pra não destruir o ciclo circadiano das coitadas das plantas. Sabes onde vende isso? sera q em loja de aquarios?

30.03.2010(Ter)12:35
Perfil ICQ

Mensagem 
Timer você encontra na Leroy e qualquer casa que vende "eletricos", deve estar na faixa de uns 40 - 50 conto pelo que lembro do ultimo que comprei pro meu aqua.

Caso a sua iluminação não fique como você quer, você pode usar tambem as lampadas economicas, coloquei 2 no aqua com as tubulares, fica a ideia.

Mas ainda to com o Led na cabeça, :lol: :lol:

30.03.2010(Ter)12:46

Mensagem 
Achei isso tambem no karnivoras.com

http://www.karnivoras.com/articles/39/1 ... Carnivoras

pode ser interessante

30.03.2010(Ter)13:22
Responder   [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo