Autor |
Mensagem |
Cléo Oliveira
Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05 Mensagens: 725 Localização: Rio de Janeiro
|
Francisco, se me permite uma bedelhada. Talvez seja melhor usar a argila nas bandejas e não no chão. Vai reter a umidade nas bandejas, o que seria melhor para as plantas. No chão, além de te atrapalhar para andar dentro da estufa não vai ter a eficiencia esperada. Ou então, se tiver bastante argila, deixa essas no chão, mas deixe uns espaços para você andar lá dentro. E o excesso de argila você colocaria nas bandejas.
Abração
07.02.2008(Qui)22:40 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Prateleiras !
Olá Liza ! vc sempre genial ! muito obrigado pela dica ! vou procurar ! Um grande abraço !
|
08.02.2008(Sex)8:46 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Cléo Oliveira escreveu: Francisco, se me permite uma bedelhada. Talvez seja melhor usar a argila nas bandejas e não no chão. Vai reter a umidade nas bandejas, o que seria melhor para as plantas. No chão, além de te atrapalhar para andar dentro da estufa não vai ter a eficiencia esperada. Ou então, se tiver bastante argila, deixa essas no chão, mas deixe uns espaços para você andar lá dentro. E o excesso de argila você colocaria nas bandejas.
Abração Excelente sugestão! Preencha com bandejas na parte onde vc não circula. Deixe a argila sempre encharcada, mantendo as bandejas sempre com água até pelo menos a metade. Não haverá risco de surgir larvas de mosquito e o ambiente ficará muito mais úmido. E as neps, principalmente, vão agradecer com belos jarros! E parabéns pelo trabalho! Está ficando muito bom! [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
08.02.2008(Sex)9:00 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Obrigado pelas dicas !
Olá Cléo ! Olá Miguel ! Muito obrigado pelas dicas ! na verdade até estou gostando de andar sobre as pedrinhas de argila... quando for colocar as bandejas na estufa (ainda não coloquei), com certeza vou preenche-las com mais pedrinhas, já que mantém a umidade ! a idéia é muito boa mesmo ! Me dariam mais umas sugestões ? a primeira: o que vcs acham de eu colocar uma fonte daquelas onde a água circula no interior da estufa ? vcs acham que isso aumentaria a umidade também ? Segunda: hoje vi, na Leroy, um sistema de irrigação que atua como uma neblina sobre as plantas (na verdade o próprio nome do irrigador é "neblina"), e estou pensando em instalar... mas uma dúvida me aflige... não terei como ligar esse sistema nas garrafas de água sem cloro, de forma que estou perguntando o que parece elementar: será que usar água comum nessa irrigação (e não nas bandejas) prejudicaria as plantas ? Estou na dúvida porque o Cléo disse em um tópico anterior que não usa anti - cloro, e em outro tópico, o Marcos Ono disse que o cloro da água não faz mal às plantas - esses tópicos eu procurei e não encontrei... OláLiza ! Comprei as estantes de plástico como vc sugeriu ! amanhã monto e posto aqui o resultado ! Muito obrigado pela excelente sugestão ! Vcs poderiam me ajudar ? Um abraço e uma vez mais muito obrigado !
|
08.02.2008(Sex)20:05 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
Oi, Francisco!!! Seu projeto está excelente!!! Se pudesse fazia um igual!!! Com relação ao cloro acredito que não tenha problemas em água clorada para irrigação. O cloro presente na água é naturalmente convertido em gás (ainda mais se a água for pulverizada -seria essa a palavra?), então não faz mal às plantas! Apenas no caso de água para rega é recomendado que a deixe por 48 hrs ao ar livre (justamente para eliminar todo o cloro), mas particularmente não tenho condições de fazer isso, e a água da torneira não tem sido um obstáculo aqui (ainda que acredite que se eu usasse água destilada as minhas plantas estariam mais bonitas!)...
Abraços e parabéns pelo projeto!
09.02.2008(Sáb)10:39 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
 Fotos das estantes na estufa !
Olá ! conforme prometido à Liza, aí vão as fotos das estantes de plástico na estufa !      Olá Pedro ! obrigado pela dica ! estou em contato com o sítio do produtos dos aspersores (marca Gardena) para obter maiores informações ! Um abraço a todos.
|
09.02.2008(Sáb)11:18 |
|
 |
Liza
Site Admin
Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00 Mensagens: 1076 Localização: Belo Horizonte, MG
|
É isso aí Francisco! Tá ficando muito bom!  Se vc previsar de mais partes pegando sol direto, pode desmontar o ultimo andar das duas prateleiras e montar uma terceira (que teria apenas 2 níveis)  Mas isso dependerá muito das plantas que vc vai colocar 
_________________ Liza Kamei
|
09.02.2008(Sáb)12:19 |
|
 |
Cléo Oliveira
Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05 Mensagens: 725 Localização: Rio de Janeiro
|
Nossa!! Tá muito legal isso aí!!! Parabéns!!!
Abração
11.02.2008(Seg)12:43 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
 Próximas etapas
Olá ! as próximas etapas que pretendo incluir são: 1a - uma pequena fonte com água circulante para aumentar a umidade dentro da estufa (deve adiantar porque no Jardim Botânico aqui do Rio eles têm uma estufa com um laguinho onde a água circula quase que como uma fonte dessas que montamos), e 2a - um sistema de aspersão da água imitando neblina, colocado acima das nepenthes... gostaria de opiniões a respeito da utilidade desses componentes... Abraços a todos !
|
12.02.2008(Ter)10:55 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Deve ficar show... dependendo da fonte dá até pra colocar algumas PC's diretamente nela! Agora se esse sistema de micro-aspersão ficar bom, serei o primeiro a copiar Já que vc está investindo bem na estufa, coloque um termômetro-higrômetro (eletrônico-digital) aí, vc vai conseguir saber se a fonte realmente aumenta a umidade relativa!
|
12.02.2008(Ter)11:15 |
|
 |
|