Vasos ecologicamente corretos para PC's
Autor |
Mensagem |
Scherer
Registrado em: 16.09.2008(Ter)2:06 Mensagens: 16 Localização: Palmeira das Missões/RS
|
Paulo,
Valeu, muito boa a sua idéia, além da reciclagem da PET, tem o problema da água ao ar livre e a proliferação de mosquitos. Uma idéia simples e prática, que não deixa criar o mosquito, e mantém a umidade para as PC's, e minimiza a evaporação de água, só o que vai pelo substrato e planta e diminui custos.
|
19.01.2009(Seg)8:57 |
|
 |
paulotosador
Registrado em: 23.09.2008(Ter)15:05 Mensagens: 24 Localização: Santos - SP Brasil
|
Scherer escreveu: Paulo,
Valeu, muito boa a sua idéia, além da reciclagem da PET, tem o problema da água ao ar livre e a proliferação de mosquitos. Uma idéia simples e prática, que não deixa criar o mosquito, e mantém a umidade para as PC's, e minimiza a evaporação de água, só o que vai pelo substrato e planta e diminui custos. sim correto, muito fácil e fazer e funciona muito bem !!!!!! abraço
_________________ www.paulotosador.com Visite meu site
|
19.01.2009(Seg)9:26 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Boa Paulo,
a idéia é boa, se não me engano já vimos algo similar no fórum utilizando dois 'fundos' de garrafa, o interessante é que você utilizou a parte da tampa.
Uma sugestão é que você use um estilete ou uma tesoura bem afiada, além de prático e ecologicamente correto vai ficar mais bonito.
Um abraço e bons projetos!
_________________ Droseraholic!!!
|
20.01.2009(Ter)10:56 |
|
 |
paulotosador
Registrado em: 23.09.2008(Ter)15:05 Mensagens: 24 Localização: Santos - SP Brasil
|
Carlos Rohrbacher escreveu: Boa Paulo,
a idéia é boa, se não me engano já vimos algo similar no fórum utilizando dois 'fundos' de garrafa, o interessante é que você utilizou a parte da tampa.
Uma sugestão é que você use um estilete ou uma tesoura bem afiada, além de prático e ecologicamente correto vai ficar mais bonito.
Um abraço e bons projetos! Opa Carlos, valeu pela força ai !!!!!!!! Praticamente uso a garrafa inteira, com tampa e tudo !!!! Eu cortei com faca as garrafas por isso não ficou tão certinho o corte rsrsrsrs Eu estou fazendo agora um vaso nom mesmo estilo só que usando galão de Xampo de 5 litros, Ficou um vaso gigante !!! Bom para plantas que crescem mais !!! Quem utilizar esse esquema no vasinho com garrafa pet, poste fotos ai, para insentivar o uso desse prático vaso para as plantas !!!!!! Um forte abraço a todos
_________________ www.paulotosador.com Visite meu site
|
20.01.2009(Ter)11:37 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Citação: Eu estou fazendo agora um vaso nom mesmo estilo só que usando galão de Xampo de 5 litros, Ficou um vaso gigante !!! Bom para plantas que crescem mais !!!
Olá Paulo ! quando puder, coloque umas fotos desse vaso maior !
|
22.01.2009(Qui)5:41 |
|
 |
balbinow
Registrado em: 23.02.2009(Seg)11:01 Mensagens: 67 Localização: Rio de Janeiro - RJ (Zona Oeste)
|
Plagiei o seu projeto heheeheh. Fiz umas mudancas pequenas mas nada demais, ao inves de deixar a tampa eu tirei a tampa e coloquei um tubo para poder molhar assim como um bog "tipico". Outra coisa, eu fiz dois furos para servir de "ladrao" ... o substrato não cai por que o espaco foi quase todo preenchido pelo tubo, acho ate que futuramente o musgo cresca para o fundo do vaso. Da forma que eu fiz eu consigo manter o nivel da agua bem alto e sem o problema de transbordar a agua toda pelo vaso  . http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... _s-10.htmlQualquer coisa e so perguntar.
_________________ http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4867.html (grownlist / wishlist)
|
29.03.2009(Dom)13:18 |
|
 |
bananao
Registrado em: 27.06.2009(Sáb)4:14 Mensagens: 32 Localização: Paulista - PE (RMR)
|
Muito interessante!
estive procurando como fazer vasos de fibra de côco. Mas ainda não encontrei literatura... por acaso se alguém tiver seria muito legal compartilhar!! pq encontrei alguns sites que apenas vendiam os jarros, mas não ensinavam a fazer...
Enfim, o que chamo atenção é para o interesse em usar elementos que diminuam os impactos ecológicos, isso é muito importante! Se nós pensarmos ao fundamental o sentido de criarmos vida, através das plantas, e percebermos nossa responsabilidade em sermos solidários com as futuras gerações, associaremos nosso trabalho rural a outros valores que tornaram-o muito mais satisfatório!!
Eu sou exemplo disso... vejo meu cuidado com as plantas com uma satisfação revolucionária! afinal muitos ao meu redor não compreendem sua imanencia no ecossitema, não compreendem sua responsabilidade, não pensam sobre. Acho que este fórum, junto aos outros dois que frequento: pimentas.org e growroom.net - permite o progresso dessa consciencia de responsabilidade/solidariedade.
Parabéns a todos que contribuem...
Agradeço a oportunidade.
Cordialmente,
Rafael Ferreira
|
28.06.2009(Dom)3:27 |
|
 |
MSMPINHEIRO
Moderador
Registrado em: 27.12.2005(Ter)16:49 Mensagens: 561 Localização: Pontes e Lacerda - MT
|
Tive experiência positiva com esse tipo de vaso...são muito funcionais e baratos......... Também recomendo.
Abraços
|
28.06.2009(Dom)15:06 |
|
 |
Rique
Destaque
Registrado em: 31.03.2009(Ter)11:18 Mensagens: 188 Localização: São Paulo, SP, Brasil
|
Olá a todos..... Meu nome é Henrique e, graças ao que tenho lido nesse fórum nos últmos meses aprendi bastante coisa, e recentemente tomei coragem e mudei algumas plantas minhas de vaso, e mudei tbm algumas invasoras (duas eu dei de presente...) Um dos tipos de "vaso" que eu usei foi esse feito com garrafa PET, mas eu fiz furos na tampa para deixar a água entrar sem que o substrato saia...... Eu usei musgo seco puro em garrafa de água mineral........... Seguem duas fotos do resultado...... A primeira é um "close" da tampa e a segunda é da "obra" como um todo........ A planta eu acredito que seja uma D. intermedia......... Tampa com furo  Vaso todo  Eu tirei minha Sarra da geladeira e coloquei em um semelhante feito com uma garrafa verde de refrigerante de 3,5 litros Mas eu fiquei com uma dúvida...... O nível da água pode de alguma forma afetar as raizes das plantas ??? Quero dizer.... existe uma altura máxima para a ága, ou as raizes poem ficar submersas ??? Neps eu sei que não podem, mas e essas duas??? Na foto o nível está baixo porque tive que transportá-la, aí esvaziei a parte de baixo, e escorreu o que estava no musgo.... normalment eu deixo na altura da "ondulação" do meio....... Por hora acho que é só.... obrigado e até logo.... qualquer coisa depois posto mais fotos.....
|
25.09.2009(Sex)15:04 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Belo projeto Henrique. Eu já presenteei várias pessoas aqui com PC's em vasinhos que também fiz em PET.
Quanto ao nível da água, pode ficar tranquilo, se quiser aumente sem problemas. Sarracenias e essas Droseras mais comuns adoram água. Eu cultivo algumas aqui praticamente submersas, só as armadilhas ficam pra fora d'água.
Parabéns pelo projeto!
Abraços
25.09.2009(Sex)15:12 |
|
 |
|