Para actualizar este tópico vou mostrar como é que eu faço a multiplicação das minhas dionaea e como faço os meus tabuleiros ou, como se usa neste forum, "bogs".
Espero que ajude alguém com estes meus passos. De uma próxima vez mostro a evolução deste tabuleiro.
Esta foi a escolhida, como podes ver está muito desenvolvida e com muitos rebentos desenvolvidos e com a mesma dimensão que a "planta-mãe". É assim que se percebe que é o melhor momento para esta operação

É a dionaea do centro, à volta também tem algumas a precisar de ser separadas, mas falta de espaço faz adiar a operação

Material necessário, argila expandida e mistura 1:1 turfa loira com perlite

Tela usada para base dos tabuleiros das plantas

Tabuleiro de plástico com uma garrafa de água cortada

Com pinça de pontas curvas levanto a dionaea do fundo

Ter cuidado para não partir raízes

Coloca-la no tabuleiro e começar a separar

Identificar o centro de cada um dos rebento e quebrar a ligação entre eles com um objecto espalmado para facilitar a quebra/corte, tendo em conta que cada rebento tem raiz e é necessário ter cuidado e muita calma

Primeira planta destacada

Repetir processo e saber quando parar, é necessário perceber quando já não se pode separar mais e parar antes de começar a danificar a planta. Resultado, uma dionaea no inicio, 16 dionaeas no fim

Tabuleiro, camada de argila expandida

Tela para separar o substrato da argila, mantendo reservatório de água no fundo

Por fim o substrato mistura de turfa loira com perlite e começar a plantas os rebentos recentemente separados

Resultado final 16 plantas

Planta mãe de volta à base para recomeçar o crescimento e desenvolvimento de novos rebentos

Por fim, a nova residente da estufa, planta não carnívora mas nem por isso menos interessante, Mimosa Pudica "sensitiva"

Abraço a todos e um bom fim de semana