Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 22.06.2025(Dom)21:18

Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Minha estufa -Edirlessandro 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Olá Arruda ! meus parabéns pela estufa ! ficou muito boa mesmo, foi vc quem montou ? me permita duas observações: a primeira diz respeito à umidade. Talvez seja melhor vc estudar a possibilidade de usar argila expandida no chão, em vez de casca de coco... não sei se a casca de coco funcionaria bem para esse propósito... aqui eu uso argila expandida no chão da estufa, há muito tempo, e ela mantém a umidade perfeitamente... a segunda diz respeito ao sistema de irrigação que vc mencionou... e aí vem o detalhe incômodo: dependendo das espécies que vc vai manter na estufa, é que vc terá de projetar o sistema de irrigação. Sim, porque o sistema de irrigação para as nepenthes é um, e acho que para as droseras deve ser outro... imagine as droseras sem mucilagem porque recebem água do teto várias vezes por dia ? mas isso vc pode resolver mantendo andares com sistemas de irrigação diferentes se for o caso, apenas não cometa o erro de manter as plantas que precisam de um substrato encharcado (como os bogs) irrigadas da mesma forma que as plantas que precisam que a água escoe pelo substrato, como as nepenthes... analisando os sistemas de irrigação disponíveis no mercado, vc vai ver porque estou mencionando essa diferença, e tenha cuidado para não comprar um sistema eventualmente inadequado, porque além de prejudicar as plantas, vc vai estar jogando dinheiro fora...
E, por falar nisso, que plástico vc usou ?
Outra coisa: uma estufa pede um termo - higrômetro, para vc poder acompanhar a umidade e a temperatura no seu interior... lembre-se de que, no verão, ela pode se tornar um forno seco, um verdadeiro crematório de PCs - daí a necessidade desse controle.
Se eu puder ajudar em alguma coisa, conte comigo.
Um grande abraço.

22.07.2009(Qua)8:53
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
queria saber o tipo de plánstico usado também, na minha usei um para estufa e com 3 meses ja era o plástico.

22.07.2009(Qua)9:07
Destaque

Mensagem 
Olá Edirlessandro ! me atentei, apenas agora, para um detalhe importantíssimo ! vc mora no Ceará ! a menos que a sua estufa esteja em outra Região do Brasil, no verão vc vai ter um aumento imenso da sua temperatura interna, o que trará, além do calor, a probabilidade de uma maior incidência de fungos... e cuidado com esse aumento na temperatura interna da estufa, principalmente se ele não for acompanhado de um aumento da umidade ao menos proporcional. Já quase tive um desastre usando filme para estufas na minha, no verão do Rio de Janeiro (e olha que o filme reduzia a incidência dos raios solares, e eu estava mantendo o sombrite por baixo dele... enfim, cuidado para não montar um forno !
Grande abraço.

22.07.2009(Qua)9:28
Destaque

Mensagem 
Será que o uso do sombrite por cima do plastico ( uns 5 a 10 cm de distancia) não diminuiria o calor?
O uso de janelas e aberturas na parte de cima tambem não ajudariam, visto que o ar quente tende a ficar na parte de cima?

22.07.2009(Qua)9:44
Destaque

Mensagem 
Olápessoal,bem Francisco Eduardo o sistema deirrigação comovcdisse terei ocuidadode usaro melhor,pois como vc mensionou pois para as nep´s é diferente das droseras valeu pela a dica.agora ta começando o verão aqui já pensei nisso vou usar o sombrite 80 porcento

fabriciopvetvou usar essa dica ,para colocar o sombrite um pouco acima do plastico do teto,por isso eu deixei aquela janelas,quando eu instalar osistema de irrigação irei usar um medidor de temperatura e umidade.

nivaldo falcao o plastico o cara da loja não soube explicar se era propriopara estufa,sei que é bastante grosso e quase transparente,vamos ver se ele vai aguentar até quando.

Obrigado pessoal pelas dicas, embreve colocarei mais fotos.
abçs , Edirlessandro.

22.07.2009(Qua)11:46
Destaque

Mensagem 
Edirlessandro,

Usar o sumbrite por cima do plastico ajuda, pois o sombrite retem um pouco da luz e do calor. Mas se colocar junto ao plastico não adianta muito, pois o calor do sombrite vai ser passado ao plastico, por isso a distancia que recomendei.

Quando ao sombrite 80%... eu posso até estar enganado, espero os mais experientes do forum para tira esta duvid. Mas eu não usaria o 80%. A lona plastica pra estufas retém um pouco de luz, e dependendo da qualidade com o tempo vai ficando branca opaca.. o que dimuniu a incidencia de luz direto nas plantas, ainda mais se for plastico que não é proprio pra estufa, a tendencia de ficar opaco é maior. Isso já impede a passagem de um pouco de luz, se colocar o sombrite 80% creio que a iluminaçao ficará prejudicada...

Não sei o que os mais experientes acham disso, na sua vivencia e experiencia propria, mas é o que eu acho. Eu usaria aqui em goias o de 50% com a lona plastica. Mas como Fortaleza é mais proxima á linah do Equador, a incidencia de sol é bem maior e mais intenssa o ano todo.. creio que 60% ou 70% no maximo estariam de acordo. Vamos ver os que os mais experientes dizem disso.

Abração

22.07.2009(Qua)11:56
Destaque

Mensagem 
Com o passar do tempo o plástico da minha estufa ficou mais opaco mesmo, além de sujo :oops: , tudo isso bloqueia um pouco a passagem do sol, é notável a diferença de luminosidade lá dentro. Mas usar ou não sombrite aí vai depender muito do horário e quantidade de sol recebido, além disso o sol aqui é bem mais brando...

22.07.2009(Qua)13:13
Destaque

Mensagem 
na minha estufa uso sombrite 70% e ainda esquentava muito, com termometro chegava a marcar 32°, as pings tive que tirar pois queimava muito as folhar, agora drosera do complexo petiolares, regia e outras ficavam uma beleza.

22.07.2009(Qua)13:28
Destaque

Mensagem 
Boa Arruda!
As Nepenthes cresceram desdo dia que as vi heim! :D
Parabéns!

Abs

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

22.07.2009(Qua)14:38
Destaque

Mensagem 
Olá Nivaldo ! vc usa plástico e sombrite na sua estufa ? eu tentei fazer isso mas os resultados não foram nada bons - teve momentos em que a temperatura interna passava dos 40 graus, e as nepenthes começaram a murchar...

22.07.2009(Qua)19:20
Responder   [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo