Re: Atualização de viveiro/estufa - Jadson
Ei Carlos.
É bom ouvir várias opiniões e a idéia da mesa de trabalho é legal, mas não quero sobrecarregar os espaços para plantas e sim aquela casinha que dá pra ver ao fundo da 2ª foto da última atualização.
Quando tiver tempo vou arrumar tudo lá dentro e irei tirar fotos de como ela é (e se der certo vou colocar uma lampada lá dentro também). E a propósito, a carta selada já chegou?
Abraços.
vinicius romancini escreveu:
Oi quando vc tiver uma P.gigantea cuida pro seu pai não se confundir e servir na mesa pinguicula temperada com vinagre pois elas se parecem muito com alface kkk

to de brincadeira
Esta perfeita a sua estufa tenho umas boas dicas kkk. Vc pode colocar no chao argila expandida fica higienico e deixa o chao bem sequinho vc pode colocar pendurado nos cantos da estufa micro bromelias (barba de velho) e se tiver algum lugar que caiba vc pode cavar um buraquinho de 30 cm de lados e 13 cm de profundidade colocar areia no fundo mas so um pouco para o fundo ficar reto colocar uma lona preta de 3mm para cobrir o buraco encha de agua coloque uma colher de sopa rasa de terra preta e sphagnum (pode ser turfa em vez de terra) coloque vasos de sarracenia pistachina ou sarracenia purpuro e caso tenha medo de criar um foco da dengue coloque um betta macho ou melhor 4 bettas femeas (as femeas não brigam) ou melhor não siga minhas dicas eu viajo muito na maionalgakkk
Fika a dika

Ei Vinícius. Você deveria ter sido meu conselheiro antes da construção da estufa

. Você tem muita imaginação.
Bom, sobre a Pinguicula gigantea, pode ficar tranquilo. Se eu cultivar alguma será apenas um ou muito poucos exemplares nem vai chamar a atenção. As pinguiculas não parecem ser meu forte (pelo menos agora no início). Já a argila expandida no chão é muito bom mas... é caríssimo. Pra fazer uma camada de uns 5cm em uma área de aprox. 18m² isso dá quase 1m³ de argila (e é caro aqui em São Mateus...). Pensei em futuramente em areia grossa ou brita nº 0, que são mais baratas. Já o lance das sarracenias é bem interessante talvez eu faça isso quando possuir mais exemplares desse gênero.
Mas não quero manter plantas nas estacas de sustentação pois tenho medo de acelerar o apodrecimento (mesmo que elas sejam tratadas).
No mais gostaria de que os que cultivam pcs brasileiras me dêem dicas de quais espécies eu poderia manter aqui na minha cidade, pois gosto da idéia de aumentar o cultivo controlado dessas espécies (vamos dar valor ao potencial nacional né

).