Autor |
Mensagem |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Olá Francisco! Valeu pela MP, já respondi!
Quanto a climatização para Highlanders , estava pensando em utilizar pastilhas peltier (para um espaço menor) ou adaptar um ar condicionado velho em um sistema de refrigeração a agua (como os radiadores), posso tbm usar sistema de cameras frigorificas velhas, tem um monte de opção!
Vou colocar as ideias no papel quando eu tiver recursos garantidos para o empreendimento!!
Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
24.01.2009(Sáb)10:59 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá PHD ! vc já pensou naqueles climatizadores que circulam o ar e borrifam água ? dizem que eles reduzem a temperatura em até 12 graus e aumentam muito a umidade... Quando aos recursos para os projetos, acho que desenhar não custa nada... o papel aceita tudo e não custa muito, apenas uma ponta de lápis ou um pedaço de grafite... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs... Mas, se pudermos conseguir as plantas, podemos conseguir um patrocinador para esse nosso empreendimento. O único problema, pelo que entendi do que vc disse - me diga se estiver errado - é que essas plantas teriam de ficar em terrários, e não em estufas como as nossas... Grande abraço.
|
25.01.2009(Dom)7:35 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Francisco Eduardo escreveu: Olá PHD ! vc já pensou naqueles climatizadores que circulam o ar e borrifam água ? dizem que eles reduzem a temperatura em até 12 graus e aumentam muito a umidade... Quando aos recursos para os projetos, acho que desenhar não custa nada... o papel aceita tudo e não custa muito, apenas uma ponta de lápis ou um pedaço de grafite... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs... Mas, se pudermos conseguir as plantas, podemos conseguir um patrocinador para esse nosso empreendimento. O único problema, pelo que entendi do que vc disse - me diga se estiver errado - é que essas plantas teriam de ficar em terrários, e não em estufas como as nossas... Grande abraço. Esses climatizadores nebulizadores seriam perfeitos, pois alem de manter a temperatura baixa eles mantem o ar úmido, Tipo esse: http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_Produto.asp?Produto=0114259&linha=ED&Setor=CLIMO lance de desenhar sem ter os recursos, custa muito moço! Sou meio que empolgado, se desenhar o projeto e ficar bom vou querer fazer de qualquer jeito, e acabo desviando recursos de áreas mais essenciais no momento para realizar esse projeto... Quanto ao projeto ser terrário, vou tentar explicar meus motivos: Ipatinga é muito quente, imagina uma estufa no sol o dia todo, fica difícil os climatizadores trabalharem nessas condiçoes. Penso em fazer um terrário, dentro de casa mesmo, com luz artificial, como o da Aidi. Acho que fica mais pratico na criação de Neps highlands, Heliamphoras, Cephalotus e Darlingtonias Poderíamos fazer uma caixa de acrilico e montar o terrario nela mesmo. Agora se a quantidade de plantas for muito grande, ai sim, podemos fazer uma grande estufa climatizada. Agora. Não querendo ser pessimista, mas quem iria se interessar em patrocinar um terrario de pcs?? Abraços e valeu pela ajuda
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
26.01.2009(Seg)12:18 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá PHD ! esses climatizadores são interessantes, porém o custo não me parece acessível para uma estufa. Outro problema seria quanto a instalar um desses lá dentro... vc teria de retirar a irrigação ou fazer uma casinha para ele... além disso, o consumo de energia elétrica aumentaria bastante... Quanto ao terrarium, acho que pode ser num aquário velho ou coisa parecida.... finalmente, nunca desista de seus sonhos ! o patrocínio pode aparecer de onde menos se espera... Vc teria algum projeto de terrário que pudesse ser adaptado a um aquário de 1 metro ? é que estou com esse aquário desativado e gostaria de usa-lo para alguma coisa - e nada melhor que umas PCs ... Grande abraço !
|
27.01.2009(Ter)3:04 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
|
Francisco, agora vc me pegou! É claro que tenho um projeto! Nesse link tem um tutorial de como fazer um terrário. Para a climatização, acredito que a pastilha peltier seria a melhor opção! Ela é mais barata e fácil de montar, o único problema seria como controlar a temperatura, segundo um primo meu que manja nessas coisas de eletrônica, um termostato resolveria o problema. Aqui nesse link, tem um tópico de um cara que tava adaptando a pastilha para aquários, a idéia dele seria para resfriar a água, como no nosso casso, vamos resfriar o ar, acredito que seja mais fácil. para finalizar um projeto mais barato que realmente deve funcionar, mas ao adapta-lo para o terrário, penso em fazer a água circular em tubos pelo terrario, assim refrigeraria o ar e aumentaria a umidade do sistema. Lembro que os projetos citados acimas seriam viáveis para terrários maiores, no caso de um terrário pequeno, acredito que duas pastilhas ligadas a coolers eficientes resolveriam a questão... Espero que tenha ajudado! obs: não é desistir dos sonhos, e sim, dar espaços a outros sonhos mais importantes no momento! rsrs Abraços
|
27.01.2009(Ter)16:15 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
 Climatização e etc
Olá PHD ! obrigado pelas idéias a respeito do terrário. Vou ver como posso adapta-las para a realidade daqui do Rio de Janeiro e vejo se uso esse aquário para isso ou não... Quanto à climatização, achei interessantes esses anúncios, dos climatizadores que estão instalados na Chácara Tropical, que eu frequento. São modelos melhores, para quem vai, realmente, usar em uma estufa, porque parecem projetados para essas condições !    [url=http://www.postimage.org/image.php?v=PqFOFH0]  [/ur
|
29.01.2009(Qui)5:39 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
 Sobre sonhos, vida e sonhos !
Citação: obs: não é desistir dos sonhos, e sim, dar espaços a outros sonhos mais importantes no momento! rsrs
Olá PHD ! como sou um pouco menos jovem que vc, e por aquilo que já passei, me permito te dizer uma coisa acerca de sua assertiva que, em uma primeira análise, parece válida ! Não existem sonhos mais ou menos importantes. Também não existe o momento. A vida é algo etéreo, que sempre escorre por entre os nossos dedos, quando tentamos apreende-la. Também não existe a dimensão da importância. Viver pode ser justamente aquela parte da existência que passamos planejando eventos que, ao final, não se concretizam. Por isso pense no dia a dia - carpe diem, como diziam os sábios romanos... aproveite o dia presente, porque o dia subsequente ainda não lhe pertence. Não estou pregando a irreponsabilidade. Estou, apenas, dizendo que não controlamos a ordem de sucessão dos eventos - nem mesmo daqueles que, aparentemente, apenas dependem de nós... Um grande abraço.
|
29.01.2009(Qui)5:47 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
Olá PHD ! quando puder, por favor dê uma olhada na sua caixa de MPs. Quanto aos climatizadores, sinceramente, acho que são caros e desnecessários para o tamanho das nossas estufas ! com os aspersores eu consigo uma umidade bastante razoável e as neps estão indo bem. O que mais me estranha é o seguinte: as dionaeas que eu transplantei para os bogs não voltaram da dormência - acho que não vão mais voltar... Estou testando uma num vasinho individual, na estufa, com as mesmas condições das neps, sem prato de água por baixo, mas sujeita à irrigação e ela está lá há quinze dias, indo de vento em popa... estou pensando em testar com uma sarracenia e com uma drosera a mesma coisa, o que vc acha ? Grande abraço.
|
30.01.2009(Sex)15:09 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
|
Francisco Eduardo escreveu: Olá PHD ! quando puder, por favor dê uma olhada na sua caixa de MPs. Quanto aos climatizadores, sinceramente, acho que são caros e desnecessários para o tamanho das nossas estufas ! com os aspersores eu consigo uma umidade bastante razoável e as neps estão indo bem. O que mais me estranha é o seguinte: as dionaeas que eu transplantei para os bogs não voltaram da dormência - acho que não vão mais voltar... Estou testando uma num vasinho individual, na estufa, com as mesmas condições das neps, sem prato de água por baixo, mas sujeita à irrigação e ela está lá há quinze dias, indo de vento em popa... estou pensando em testar com uma sarracenia e com uma drosera a mesma coisa, o que vc acha ? Grande abraço. Olá Francisco! Recebi a Mp! Valeu mesmo, mandei resposta! Tbm acho os climatizadores desnecessários, desde que mantemos os aspersores na estufa. Foi por isso que te indiquei as pastilhas peltier. Chiller tbm seriam legais, mas custam 3 mil reais... Todas as minhas pcs sem exceção ficam sob os aspersores, as Dróseras sofrem um pouco, mas estou tentando criar um ambiente onde mantenha a umidade no ar sem que caiam respingos nas armadilhas das Dróseras. Acho que pra isso tenho que reservar uma área dentro da estufa que não sofra com os aspersores, ou então colocar os aspersores em uma altura maior. Faço isso pq as pcs ficam aqui em casa quando estou estudando e minha mãe sempre esquecia de olhar os pratinhos, o que enchia de mosquitos e larvas. Tem dado certo, as pcs se desenvolvem muito bem e apesar das droseras ficarem encharcadas elas ficam mais vistosas. A única ressalva que faço é quando as pcs estiverem florindo, nesse caso eu deixo elas em outro local, com água somente pelo pratinho, assim as flores duram mais tempo e os frutos alem de secarem mais rapido ficam com mais sementes Abraços
|
30.01.2009(Sex)17:19 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
Citação: Chiller tbm seriam legais, mas custam 3 mil reais... Olá PHD ! o que são os tais chiller ? nem tenho idéia... mas, revendo a sua estufa, tive uma idéia bem mais barata para manter a umidade - argila expandida, que vc pode comprar até mesmo em lojas de material de construção. Uma vez molhadas pela irrigação, elas se mantém úmidas por um bom tempo. Eu as uso aqui no chão da minha estufa e tem funcionado bem. Se elas estivessem no fundo das prateleiras, com certeza iriam funcionar ainda melhor, mas isso eu ainca não consegui projetar por aqui. Um grande abraço.
|
31.01.2009(Sáb)6:32 |
|
 |
|