Estufa do fundo do quintal - NOVO FILTRO, PÁGINA 12 !!!!!!
Autor |
Mensagem |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Pedro ! tinha a mesma dúvida: usar ou não plástico, além do sombrite ? testei isso, colocando filme especial para estufas em dois lados e no teto, da estrutura anterior. Tirei em uma semana e meia... não funcionou ! A temperatura aumentou incrivelmente (teve dias em que o interior ficou com 45 graus), mas a umidade não (pelo contrário, até diminuiu). Controlei com o termo - higrômetro e constatei que isso era recorrente - temperatura muito alta e umidade na casa dos 45%... As plantas começaram a apresentar sintomas de que estavam sentindo - folhas murchando, jarros "desidratando"... Aí, tirei o plástico... no inverno, se for necessário, posso até pensar em colocar de novo mas, se não estiver muito frio, mantenho o sombrite mesmo ! Como estamos praticamente no mesmo clima, acho que vc deveria tentar, antes, com uma estrutura inteiramente móvel e de fácil desmonte. Se der certo com vc, aí, sim, vc monta ! Um grande abraço. PS - a temperaturta e a umidade estavam nesses patamares mesmo com o sistema de irrigação funcionando... ou seja, a temperatura interna da estufa era superior à externa. Isso pode ser bom para a Inglaterra, mas dificilmente será para o Rio de Janeiro. Acho que a nossa necessidade, aqui, é diminuir a temperatura - o que se consegue com o sombrite !
|
01.01.2009(Qui)5:49 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Algumas plantas da estufa !
|
01.01.2009(Qui)21:29 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
 Re: Algumas plantas da estufa !
Obrigado pelas informações, Francisco!! Estive pensando em alguns locais para fazer essa minha estufa, aqui em casa... Não posso fazer tudo o que gostaria de fazer, mas quero aproveitar tudo o que eu puder, visando também não gastar muito... Assim que puder faço um desenho do projeto e abro um tópico, para que o pessoal me ajude... conto com suas dicas, sugestões e idéias... Francisco Eduardo escreveu: Acho que você já mostrou fotos dessa nepenthes antes (não tenho certeza se foi realmente você), e me lembro de ter ficado curioso sobre ela... Qual a identificação dela? Tenho uma que eu acho que é muito parecida com essa sua! Onde a conseguiu?
02.01.2009(Sex)3:13 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
 Estufa e nepenthes
Olá Pedro ! quanto à construção da sua estufa, pode contar comigo para 99% dos trabalhos - só não me ofereço para ir ajudar na montagem porque estou me preparando para uma pequena cirurgia (retirada de polipos dos seios nasais), o que impede esses movimentos ! mas no que uma opinião possa ser útil, conte inteiramente comigo ! Quanto à identificação da nepenthes, sim, vc tem razão, eu coloquei imagens dela há algum tempo, para identificação. O tópico está no forum, nepenthes - alguém me ajuda na identificação ? Tentei copiar e colar o atalho mas só fiz besteira ! estou com extrema dificuldade na operação dessas ferramentas - coisa de quem é mesmo lesado, fazer o que ? rsrsrsrs Segundo o Miguel Pandini, parece com n. thorelli ou n. kampotiana... já para o Marcos Ono, parece com híbrido de n. rafflesiana 'nívea' x n. gracillima... Comprei essa planta na Chácara Tropical, e, é claro, ela veio sem identificação. Aqueles jarros que vc mencionou são os jarros inferiores, os superiores são assim:  Um grande abraço.
|
02.01.2009(Sex)7:33 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Rapaz, bem legais as tuas nephs, não esqueças de atualizar ao longo do tempo pois provavelmente isso vai virar uma selva Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
03.01.2009(Sáb)22:11 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
Citação: provavelmente isso vai virar uma selva
Olá Carlos ! na verdade, a intenção é essa mesmo... rsrsrsrsrsrsrsrsrs  tomara que assim se dê !!!!! Grande abraço.
|
04.01.2009(Dom)5:56 |
|
 |
PinguimN
Registrado em: 11.01.2009(Dom)18:23 Mensagens: 70 Localização: Maringá, Paraná
|
Parabéns Francisco, seu trabalho está excelente!
Eu nunca fui muito ligado a plantas, mais a cada dia que mexo nesse forum a minha vontade de ter um monte de PCs e outras mais aumenta. Um dia espero ter a mesma dedicação que você tem com as suas plantas.
Mais uma vez parabéns, você merece!
|
13.01.2009(Ter)21:44 |
|
 |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
Incrível, nota 10!
|
13.01.2009(Ter)22:28 |
|
 |
Diana Alcantara
Registrado em: 09.01.2008(Qua)12:40 Mensagens: 182 Localização: sp/sp
|
Parabéns, Francisco, a estufa está linda e suas plantas bem saudáveis! Ah, quanta vontade de ter mais espaço....
|
14.01.2009(Qua)8:28 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
Olá ! obrigado, PinguimN ! a estufa está sendo construída e melhorada há quase um ano .... espero um dia consiga chegar próximo ao ideal ! Olá Cristiano ! obrigado ! vou colocar mais fotos de umas alterações que estou fazendo, para melhorar o sistema de irrigação ! Olá Diana ! muito obrigado pelo elogio ! faço o que posso, gostaria de poder dedicar mais tempo às plantas mas, infelizmente, essa não é a minha realidade. Como estou em tratamento eventualmente pré - cirúrgico, não estou trabalhando, eu mesmo, na estufa, por isso a falta de novas fotos ! mas mudei o seguinte: antes a irrigação estava ligada no cano de água que vinha direto da rua. Isso fazia com que, em caso de falta d'água, a válvula solenóide pudesse queimar, e as plantas pudessem ficar secas... por isso, agora a instalação está ligada na caixa d'água geral, e as cisternas estão funcionando para reabastece-la automaticamente em caso de falta de água (que, por aqui, no verão, infelizmente não é rara). Isso me dá a liberdade de viajar mais tranquilo, e de poder passar o pós - operatório sem me preocupar com as neps ! Grande abraço a todos !
|
14.01.2009(Qua)15:38 |
|
 |
|