Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 21.06.2025(Sáb)19:49

Responder  [ 118 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12  Próximo
 Estufa do fundo do quintal - NOVO FILTRO, PÁGINA 12 !!!!!! 
Autor Mensagem

Mensagem 
Francisco e amigos,

A madeira deve ser "fervida" ou mergulhada por até 2 minutos na mistura. Esqueci de dizer que no caso de colméias, se usa a mistura 1:1 . Derreter tudo em um tambor de 200 litros cortado ao meio (14 quilos de parafina + 20 litros de querosene + 1/2 kilo de cera de abelha,opcional) esta é a mistura 30:70, nada impede de que se use 1:1 como mistura mais inseticida e fungicida opcionais.

Esta "receita", eu consegui na revista "Apicultura no Brasil" ano 3 nº14 mai/jun 1986, da qual eu fui assinante no inicio de minha atividade apícola. Devo citar a autoria: Helmuth Wiese do IASC- Instituto de Apicultura de Santa Catarina. Creio que esta revista não circula mais, vou pesquizar, pois perdi o contato.

Esta idéia prática eu já havia citado em outras oportunidades, de modo que pretendo fazer um tópico específico, só ainda não o fiz, devido a minha dificuldade em postar a página inteira da edição com foto e tudo mais através do scanner, mas em breve o farei de muito bom grado a titulo de colaboração, pois a madeira ainda é um bom material de se trabalhar, apesar dos custos, e dos outros materiais, como ferro, pvc e concreto, tudo é uma questão de preferências as mais diversas.

Sem mais, um abraço a todos, e sucesso, pq devemos nos desenvolver sempre para o sucesso de todos com novas e boas idéias que sejam úteis

SCHERER

19.01.2009(Seg)9:29
Destaque

Mensagem 
Olá Scherer ! obrigado pelas instruções ! guardei o tópico para usar posteriormente ! mas, se puder, me conte alguma coisa sobre a apicultura - no forum do "papo furado"... rsrsrsrsrsrsrsrsrs... sempre tive vontade de conhecer essa cultura ! um grande abraço.

19.01.2009(Seg)20:39
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem Mais umas fotos !
Visão geral das neps !

Imagem

As maiores, que já estão formando caules laterais e jarros superiores e inferiores... coloquei-as no centro da estufa justamente para que elas formem um aspecto interessante !

Imagem

Uma dioanea com que estou fazendo uma experiência: mantenho sem a bandeja de água sob o substrato, mas sendo irrigada de 4 em 4 horas, como as nepenthes... e fotografo todo dia... quero ver se ela fica bem...

Imagem

Mais uma engenhoca: uma corda de aço de varal presa na estrutura para permitir pendurar plantas:

Imagem

A primeira habitante do "varal":

Imagem

Imagem

Um grande abraço a todos !

21.01.2009(Qua)9:27
Destaque

Mensagem 
Parabéns Francisco, sua estufa e as Neps estão demais!

Esperto... está testando a corda de aço com uma samambaia? hehe não vai arriscar com uma Nepenthes né... :lol:

Me diz uma coisa. Eu achei um termômetro de bulbo seco e úmido muito parecido com esse seu. Você já conseguiu comprovar se a margem de erro dele é aceitável?

21.01.2009(Qua)18:37
Destaque

Mensagem 
Olá Alex ! na verdade estou, mesmo, testando a corda de aço com uma samambaia... Deus me livre dar um tombo numa nepenthes... quanto ao termômetro, só consegui, até hoje, fazer a leitura da tabela de conversão que vem com ele, mas não tenho qualquer referencial para garantir, ou não, a correção de suas medições...
Grande abraço.

21.01.2009(Qua)20:06
Destaque

Mensagem 
parabens francisco, quanto mais vejo essas estuvas no forum, mas tenho ideias quando for fazer outra mudança na minha vai ser devinitiva igual a sua, não deixe de atualizar as fotos, espero ainda a selva de nepes, parabens.

21.01.2009(Qua)20:50
Destaque

Mensagem Selva de Neps !
Olá Nivaldo ! estou esperando o crescimento delas, para podermos chamar de selva com razão... mas, com certeza, ainda chegamos lá ! grande abraço.

22.01.2009(Qui)5:29
Destaque

Mensagem 
Olá Francisco se as suas Nep´s ficarem do tamanho de uma Nep da Liza,com certeza vai virar uma amazônica. :lol:

22.01.2009(Qui)11:34

Mensagem 
:) Opa, muito bacana,

Parabens, belas plantas!
vai ficar pequena com tantas nepenthes ^^ (isso não seia um doce problema??) :lol:
Boa sorte, posta novas fotos aew !!

22.01.2009(Qui)16:59
Perfil YIM
Destaque

Mensagem Novas Mudanças !
Olá ! com a finalidade de prestar alguma ajuda a quem queira construir uma estufa, passo a mostrar as alterações que promovi na minha nessa semana.

1. Agora a água não vem mais direto da rua, mas sim da caixa d'água (que, por sua vez, vem da cisterna, etc). Pode parecer pouca coisa, mas acaba com o problema que era a válvula solenóide funcionando sem água quando faltava abastecimento.

2. A água desce da caixa e passa por um filtro deionizador/desmineralizador preparado para filtrar cerca de 1.000 litros de água. Assim evito a preocupação com o cloro e demais elementos que podem prejudicar o desenvolvimento das plantas:

Imagem

3. Do filtro, a água vai para uma caixa d'água de 310 litros (que era aquele velho tanque de dentro da estufa), para ser armazenada:

Imagem

4. Finalmente, a água já desmineralizada, é sugada pela bomba que instalei junto da válvula solenóide, e faz funcionar o sistema de irrigação !

Imagem

Um grande abraço a todos !

05.02.2009(Qui)13:36
Responder   [ 118 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12  Próximo