Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)4:14



Responder  [ 9 mensagens ] 
 Futuro Terrário carnívoro do vítor 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 13.07.2012(Sex)22:06
Mensagens: 250
Localização: Brasil
Mensagem Futuro Terrário carnívoro do vítor
Oi pessoas, estou planejando um terrario para plantas carnívoras que suportem temperaturas altas e gostem de alta umidade, fiz um desenho.

Estou planejando por 2 coolers, pois a temperatura sobe muuuito por aqui, vou por lâmpadas, não sei que tipo de lampadas, podem me ajudar?
as plantas ficarão em seus vasos pousados na argila expandida. A água ficará até o nível da argila expandida para manter a umidade. Vou por epécies tropicais:

Drosera:

*Genero Indica
* Genero Petiolaris

Nepenthes:

* Lowlanders

Pinguiculas:

* mexicanas tropicais que aguentem calor. (sabem umas espécies assim?)

utriculárias:

*aquaticas
*semi-aquaticas
*todas que gostem do meu clima.


AQUI O DESENHO (cliquem nele)

Imagem

PS: alguém sabe onde eu encontro mudas de droseras petiolaris a venda? qualquer espécie a venda serve, pois é difícil encontrar mudas :lol:


18.11.2012(Dom)14:17
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 25.03.2012(Dom)0:44
Mensagens: 2150
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Mensagem Re: Futuro Terrário carnívoro do vítor
Vitor - Fico feliz que tenha se decidido por construir um "terrário carnívoro", com certeza suas PCs irão adorar. No que diz respeito as lâmpadas de iluminação sugiro pedir um help para o Jhoalef, pois a pouco, o mesmo, conseguiu resolver o problema de iluminação de sua estufa.

Quanto a mudas de Droseras do complexo petiolaris, aí fica mais difícil, visto que até onde eu sei não existem cultivadores desta PC np Brasil. Para obtê-las você teria que importar tais plantas, porém considere que o custo seria alto, não pela planta em si, mas sim pelo fato que teria que pedir um certificado CITES, essencial para evitar que a Drosera seja apreendida pela alfândega brasileira, destruida e você repreendido por trazer uma espécie exótica sem a devida documentação.

Considere que, em se tratando de Droseras, são plantas frágeis e existe sempre o risco dela não sobreviver a viagem.

Abs,

Rodrigo F. Costa

_________________
"O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada."

George Bernard Shaw (1856-1950)


18.11.2012(Dom)15:01
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 28.05.2012(Seg)13:39
Mensagens: 253
Localização: praia grande sp
Mensagem Re: Futuro Terrário carnívoro do vítor
qualquer duvida sobre iluminacao pode contar comigo :mrgreen: , estou tentando me especializar nesse asunto


18.11.2012(Dom)15:52
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Re: Futuro Terrário carnívoro do vítor
Olá ! Vitor, longe de mim querer parecer estraga - prazeres, e parabéns pela sua ideia, mas você já pensou sobre a necessidade de manter um terrário ?
O clima em Cuiabá - como no Rio de Janeiro, em parte - é propício ao cultivo das PCs sem a necessidade da reprodução de condições ambientais artificialmente.
Não acho que você deve deixar de montar um terrário, caso queira fazer isso, mas um terrário serve para proporcionar às plantas umidade e calor, e isso com certeza em Cuiabá elas terão, mesmo sem o terrário.
Nunca tive um terrário e já mantive uma coleção relativamente grande e sempre bem sucedida, porque o clima aqui no Rio permite isso.
Por exemplo: aqui as plantas ficavam sob sol direto, e tinha de usar duas camadas de sombrite porque senão elas morriam.
O calor também nunca deixou a desejar, instalei um sistema de irrigação automática para que elas não "secassem" nos dias mais quentes - mas aí em Cuiabá a umidade é bem maior que aqui no Rio (pelo menos que me lembre das vezes em que estive aí em sua belíssima cidade, de que sou admirador inveterado), de forma que acho que isso não será um problema para você.
Analise os dados do ambiente onde você pretende manter a sua coleção: temperatura, umidade, posição do sol, tempo de exposição, etc e só então decida investir na montagem de um terrário.
Quem sabe não seria mais proveitoso aplicar o valor do terrário na compra de novas plantas ?
Grande abraço a todos.

_________________
Eu acredito em SACI


19.11.2012(Seg)8:33
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 13.07.2012(Sex)22:06
Mensagens: 250
Localização: Brasil
Mensagem Re: Futuro Terrário carnívoro do vítor
Rodrigo, muito obrigado pelos elogios! tambem acho que minhas plantas vão adorar :)
quanto as droseras petiolaris o Marcos ono Vende D.paradoxa /psica pelo menos essa é a mais fácil de encontrar.

jhoalef, pode deixar que mais pra frente eu tenho um monte de dúvidas sobre a iluminação :lol: ja que você entende do assunto eu vou tirar essas duvidas com você /psica

Francisco Eduardo: Oi cara, você está certo, aqui nós temos muito calor e alta umidade, MAS umidade alta só durante a estação chuvosa ( agora) e que chove todos os dias. Acho que quando você veio aqui estava chovendo bastante, não? Poisé cara, como eu queria que fosse sempre assim... Durante uns 3-4 meses, Cuiabá é quente pra caramba (bota ''pra caramba'' nisso) e clima seco. somente agora chove bastante, mas apartir dos meados de junho até meados de outubro não cai sequer uma gota !! é terrível, as pessoas passam mal, fica tudo seco, a temperatura de tarde passa fácil dos 39C e a umidade nessas horas esta em uns 15% no maximo, pode ter certeza que não to exagereando cara /susto é de dar depressão :cry: /susto ... é terrivel.
Aí no Rio de Janeiro é quente tambem, mas é mais fresco que aqui, e se for olhar a taxa de umidade geral, cuiaba perde feio :lol: pois aqui tem uma seca do mau, acho que não tem isso no Rio. Minhas plantas ficam muito debilitadas na seca, algumas morrem.
Devido a isso, acho que é melhor arrumar um terrario mesmo, calor eu não quero , pois tem de sobra, umidade eu quero, pois como eu te falei, em alguns meses é difícl. :lol:
Eu vou ver melhor como é a temperatura/umidade no lugar onde eu quero por o terrario, Obrigado e :lol: você não é estraga praseres :lol: :lol: , gosto de que todos deem sua opinião, até mais :D


Editado pela última vez por vitordv em 19.11.2012(Seg)20:49, em um total de 1 vez.



19.11.2012(Seg)20:35
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Re: Futuro Terrário carnívoro do vítor
Olá Vitor ! Ok, mas e se você montar um tipo de "estufa", simplesmente com sombrite ? Aí você poderia investir em um sistema de irrigação para evitar a desidratação das plantas. É claro que isso só se torna mais barato caso você tenha espaço, porque não teria sentido montar uma estufa no interior de um apartamento, por exemplo.
Se, de fato, você for montar um terrário, cuidado com os fungos...
Grande abraço.

_________________
Eu acredito em SACI


19.11.2012(Seg)20:49
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 13.07.2012(Sex)22:06
Mensagens: 250
Localização: Brasil
Mensagem Re: Futuro Terrário carnívoro do vítor
cara, eu tambem quero fazer isso, meu pai me sugeriu isso tambem :D vou fazer na casa nova, onde ja vou ter mais espaço do que aqui, e lugares melhores pras plantas
ah,gostei dessa ideia, mas o que você acha sobre a qantidade de camadas de sombrite? eu não sei quantas são necessarias.
e a estrutura deve ser colocada no sol pleno ou na sombra em um lugar que bata sol apenas algumas horas por dia?
O sombrite segura bem a umidade? Não superaquece la dentro? até mais cara, essa tambem é uma ideia que pretendo fazer /psica


19.11.2012(Seg)20:52
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Re: Futuro Terrário carnívoro do vítor
Olá Vitor ! Por favor me desculpe pela demora na resposta, mas pasei alguns dias sem conseguir tempo para acessar o forum.
Quando comecei meu cultivo de PCs - comecei apaixonado por uma dionaea e uma drosera filiformis, antes nunca havia cultivado nada em especial - pensava, como você, em montar um terrário, encantado pelas fotos e vídeos que os mostravam nos sites e foruns, e mais ainda pela possibilidade de dar asas à imaginação ao monta-lo (adoro esse tipo de aventura).
Mas aí percebi o óbvio (e não me envergonho de dizer que demorei, de fato, a perceber o óbvio): esses terrários estavam, quase todos, em Países onde o clima não favorecia o cultivo de PCs (Inglaterra, Alemanha, Canadá, etc), uma realidade inteiramente diferente da nossa, no Rio de Janeiro e em Cuiabá.
Então, passei à verificação de nossa realidade e percebi outra obviedade que me fugira até então: a de que em nossas cidades o único ponto eventualmente desfavorável seria a umidade, tendo em vista que para determinadas plantas (como as nepenthes, por exemplo, que sempre foram o forte de minha estufa) precisamos de umidade constante e alta...
Aí entrou em cena a irrigação.
Minha estufa começou com uma estrutura de Gazebo, desses de praia, revestido com sombrite, onde instalei um sistema de irrigação que comprei na Leroy Merlin e se mostrou muito funcional. Dela evolui para uma estrutura de concreto revestido por canos de pvc, com um sistema um pouco mais elaborado de irrigação, que nada mais era senão o primeiro sistema acrescido de um filtro de osmose reversa, uma caixa d´água para armazenar a água filtrada, uma bomba centrífuga e um timmer, e as plantas eram irrigadas de hora em hora por 15 minutos com aspersores tipo "neblina".
Tudo está devidamente documentado aqui no forum, com fotos e tudo o mais - porém sou péssimo para encontrar essas postagens...
Usava sombrite de 30%, camadas simples nas laterais e dupla na cobertura e sempre funcionou, mesmo nos verões mais quentes do Rio de Janeiro.
Experimentei recobrir o sombrite com plástico para estufas mas não funcionou, as nepenthes se ressentiram com o calor !
Também mantinha bolinhas de argila expandida no chão da estufa, e elas mantinham a umidade entre as irrigações.
Esse sistema funcionava muito bem, e para que passasse a funcionar só mantive a observação do desenvolvimento das plantas e o acompanhamento dos parâmetros ambientais com um termohigrômetro. Na verdade são duas variáveis apenas: temperatura e umidade, que você vai equacionar de acordo com as plantas que pretende cultivar e cujo equilíbrio vai atingir apenas experimentando: não existe fórmula mágica.
Mas algumas observações são importantes: antes de montar qualquer estrutura, decida que plantas irá cultivar, porque elas possuem necessidades diferentes (por exemplo, mantinha as dionaeas, droseras e sarracenias em outra parte do jardim e apenas as nepenthes nas estufas); Se você pretender cultivar uma quantidade grande de plantas, dê uma olhada nos "bogs" aqui no forum, na minha experiência eles se mostraram mais práticos que os vasinhos dentro de recipientes cheios de água - além de não darem o trabalho de trocar a água todo dia se mostraram mais bonitos; Finalmente: sempre veja a seção "faça você mesmo" aqui do forum, porque com certeza vai ser muito útil quando montar a sua estufa.
Concluindo: as companhias de abastecimento de água informam, em seus respectivos sites, os parâmetros da água que recebemos em nossas casas, é sempre bom ter conhecimento deles, já que a água ideal para as PCs, pelo que percebi, é ligeiramente ácida (PH aproximadamente em 6,6 a 6,8) e muito branda, ou mole. Essas medições fiz com os kits da Alcon para aquariofilia (medida de PH e de Dureza Total da água) !
Enfim, sei que é muita informação, mas não tenha pressa, faça as coisas com calma, estude antes de montar a estufa, o bog ou o terrário, enfim, as plantas não vão sair correndo e é sempre melhor saber porque e como fazer as coisas quando se lida com formas de vida ! Além disso tenha sempre em mente que a estufa vai criar um microclima diferente dentro da sua casa.
Se puder ser útil de qualquer forma - sempre digo que não sou o maior conhecedor da matéria, tampouco o mais experiente, além de não possuir formação na área (sou advogado, nada ligado a áeras biológicas, exatas, médicas, etc) - conte comigo !
Um abraço.

_________________
Eu acredito em SACI


23.11.2012(Sex)10:15
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Futuro Terrário carnívoro do vítor
É vitor... não li tudo que te disseram, mas só uma dica sempre que for usar lâmpadas tente separa-las das plantas pois mesmo elas sendo lâmpadas frias elas esquentam e dependendo do tamanho do AQUA pode ferver as plantas... qualquer duvida tb pode mandar... já fiz estufa de tudo que é jeito...

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


27.12.2012(Qui)9:44
Perfil ICQ YIM
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 9 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB