Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)18:09



Responder  [ 5 mensagens ] 
 Ajuda com Estufa 
Autor Mensagem

Registrado em: 21.10.2013(Seg)10:39
Mensagens: 1
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem Ajuda com Estufa
Bom dia pessoal.
Estou há um bom tempo sem entrar aqui, como não me lembro de nada da minha conta antiga, tive que fazer um perfil novo. Mas tudo bem /psica
Estou querendo fazer uma estufa para cultivar PC's e outras espécies raras, principalmente porque já perdi muitas plantas por causa de chuvas, Sol, animais...e etc.
Já vi muita coisa na internet, diversos outros projetos. Mas ainda não tenho um projeto definido, até porque ainda possuo algumas dúvidas, então se alguém puder me ajudar, ficaria muito grato. Colocarei todo o processo da construção dela aqui no fórum :D
Vamos lá...
Inicialmente tenho que contar a vocês que moro no Rio de Janeiro e o verão aqui castiga demais as plantas e exatamente, esse é um dos meus medos, a estufa virar uma panela de pressão nas épocas mais quentes do ano.

Estive pensando nesse formato aqui:
Imagem
Ela teria 5 metros de comprimento por 3 de largura e a parte de trás ficaria encostada em um muro, num local mais sombrio e úmido por natureza.

Sei que terei que colocar algum tipo de ventilação no verão, mas não tenho ideia ainda de como ou onde. Any help? :roll:
Já pensei em revesti-la com telha de acrílico tipo da Onduline, que possui até claraboias compatíveis com as telhas, ou outro material transparente, exceto vidro...sugestões? Nesse caso usaria uma estrutura de madeira. Ao mesmo tempo com medo do excesso de calor já pensei em fazer um casinha totalmente fechada (não transparente) e usar somente lâmpadas UV's...(nesse caso usaria alvenaria)
De qualquer forma eu colocarei as lâmpadas UV's, pois o local onde construirei esta estufa não bate Sol por tempo suficiente.
Bom amigos...qualquer sugestão é bem-vinda, pois só vou tirar esse projeto do papel quanto tiver tudo em ordem para não gastar dinheiro a toa!
/confusedII Mas ressaltando minha preocupação, o calor do verão, vocês acham que com as janelas superiores e algum tipo de ventilação seria o suficiente?

Abraço a todos!


21.10.2013(Seg)11:56
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 05.07.2013(Sex)21:09
Mensagens: 94
Localização: Primavera do Leste/ MT
Mensagem Re: Ajuda com Estufa
Ola,
Eu gostei da idéia, queria fazer uma estufa também e essa do seu projeto parece ser uma muito boa.
Sobre o calor, coloque janelas para usar nos meses mais quentes ou colocar um ventilador,umidificador de ar :lol: talvez resolva
Enfim, lhe desejo sucesso na construção da estufa :mrgreen:


23.10.2013(Qua)6:14
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Ajuda com Estufa
Olá.

O projeto é muito bom heim.

Mas não vejo necessidade de uma estufa aí no RJ. Cidade litorânea, umidade alta. Talvez um viveiro para proteção de ventos e chuvas fortes. Nas laterais pode ser apenas sombrite.

Abç

_________________
Imagem


23.10.2013(Qua)9:14
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Ajuda com Estufa
Boa ideia essa do Marciel! Coloque sombrite nas laterais para melhorar a ventilação. Talvez um de 75%.
Irrigação por aspersão ou nebulização também ajuda.
Abraços.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


23.10.2013(Qua)22:11
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Re: Ajuda com Estufa
Olá ! sugiro o uso de sombrite (pelo menos uma camada de 30% nas laterais e duas no teto), e algum sistema de irrigação, por mais simples que seja, para enfrentar nosso verão, que não tem tido clemência ! Boa sorte e um grande abraço.

_________________
Eu acredito em SACI


29.03.2014(Sáb)18:51
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 5 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB