Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 07.05.2024(Ter)2:49



Responder  [ 83 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 9  Próximo
 "Cultivadeira" tabajara do Nilber 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Não riam nem zoem.
Ainda como fase experimental, só estão aí sas plantas que gostam muito de Sol, para teste. Coloquei uma travessa de Nep alata pra ver como se comporta (não bem. Ficam bonitas e tudo mas pq são N. alata! Se colocar uma rafflesiana...shi.).
Está com uma tela sombrite 50 ao longo, mas com reparei que é pouco eu peguei um resto de uns 1,5 m e cobri a parte central por cima da tela já existente - por isso as plantas são estão no meio da bancada e não nas bordas.
Depois dos atques de fungos as que resistiram estão feias. O frio aqui está intenso (perto de 0 noite passada e agora 00:28 estou com os dedos tremendo sobre o teclado.
Estou sem grana por isso não reparem a falta de padrão vasos, bandejas. etc....
A segunda foto é igual a primeira, só que numerada pra vcs saberem quais plantas eu mantenho ali,e qual o estado delas.

Por enquantp é teste. Não há plantas penduradas no travessão central feiro pra isso, apenas um arame pra futuras gavinhas de neps - se for o caso.

Imagem

Imagem

1- S. areolata - Está bem ali. Estranho é que está comecando a sair da domencia (as folhas maiores são da outra estação, ainda) e por isso está com folhas pequenas e fracas, porém, está com dois botôes estagados há mais de um mes. Cresceram uns 2 cm e possuem uns 5 mm de diametro, mas não saem disso. Entendo.. air de dormencia e florescer ao mesmo tempo é dificil!

2- D. capensis.. sempre de bem com a vida com suas inflorescencias bifurcadas.. vai entender...

3- D. ascendens parceiras de nascença.. Friburgo na veia! Essas aí "morreram" todas e rebrotaram das raízes. Estão um pouco maiores que uma moeda de 1 real.

4- Dionaea acordando da dormencia.

5- nephrophyllas! Felizes da vida!

6- mais ascendens... (pq eu coloquei um numero a parte? :roll: )

7- communis conterrânea.
o vaso sem número cheio de plantas vermalhas atras do vaso 5 é o principal de communis. Está lindo demais

8- purpurea x courtii. Muito, muito mal! Já foi tão linda em Cabo Frio....

9- purpurea pequenina que não se desenvolve há meses... Mas está viva e não parece estar doente.

10- flava (minuscula) red tube. Quase morreu! Parece estar se recuperando. Sua irma flava verde se foi... :cry:

11- binata binata. Ainda jovem transplanta mas indo muito bem!

12- Dionaea bem felizes voltando do sono.

13- U. geminiloba, crecsendo rapido!

14- brevifolia. Lindas e lindas, mas nada de flores....

15- U. tridentata descansando da floração intensa. Está semultiplicando como nunca!

16 -nephrophylla.

17- Neps experimentais. Note como o substrato seca rapido.

18 - Cadáver de S. x chelsonii. Era lindissima. Apodreceu. Deixei ali na esperanca de ago rebrotar.... :?

19- cataesbei. Com botoes. Cresce que é uma maravilha.

20- nelumbi!

21- na frente hibrido maluco de Sarr e atras longifolia (ou o que sobrou depois dos ataques....) Está robrotando das raízes. Atras da longifolia está a psittacina.

22- leucophylla red se recuperando do taruma.

23- multifida em fase exponencial. Muito bem ali.

24. akai ryu + spatulatas. Gostam dali.

Os vasos 14 e 16 foram um experimento (agpra com um ano) que deu muito certo! Vasos de bonsai, rasos, para utrics e droseras. Ficou muito bom! Já os vasos do tamanho dos 2-5-6 não recomendo! Altos demais. Só usei pra apriveitar vasos compradados pras neps. Em 12 o pratinho dágua é um pote laranja da minha vó.. já vou devolver.. prometo!

Há intermidia, burmannii, capensis e communis por varios vasos separados por ali.

Todos os seedlings, pings, neps e genlisea focam sobre telhado. Algumas que estão aí na cultivadeira são duplicatas de plantas que eu garanto um vaso na meia sombra.

Está feio mas esse é o primeiro ano delas na serra, a tendencia é melhorar.
Muito da experiecia que obtive no litoral pode ser descartada aqui. Tudo muda. Lá as Sarrs cresciam sem problema algum.. já aqui....
No final tudo vai dar certo.

comentários!
Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


02.08.2007(Qui)1:00
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem 
1palmas Show! muito bom mesmo Nilber!

Agora me diz uma coisa
O vaso com a Nepenthes aparenta ser bastante baixo e ainda assim a planta está nitidamente saudável. Qual a altura e comprimento do vaso? É que eu gostaria de colocar as minhas em vasos pequenos, mas que não prejudicasse seu crescimento


02.08.2007(Qui)9:08
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Ô Nilber, devolve esse pote para a sua avó moleque!!!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Gostei das plantas, eu ia mesmo perguntar desses vasos maiores e mais altos, pelo que ví você não gostou dos resultados mas para D. montana var. montana me parecem uma boa opção, assim como para aquelas droseras australianas que hibernam no verão.

Quanto às tuas sarras, devem estar se adaptando, é a primeira hibernação delas.

Ah, e quanto espaço tens aí heim, dá para lotar de plantas :shock:

No mais, achei bem lindas as tuas U. nephrophyllas e gostei da idéia dos vasos de bonsai para as utricularias, eu mantenho elas em vasos número 1 com substrato mais baixo e com isso não fica tão interessantes, esteticamente.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


02.08.2007(Qui)13:52
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Oi!

Fábio, aquilo ali é mais um sintoma de preguiça + falata de tempo + flata de grana.
Aquela é uma bandeja dessas normais, que ali servem de prato dágua. Têm uns 12 cm de altura, por aí.
O lance é que eu fiz uma poda na minha nep alata gigante e como não tinha vasos eu enchi uma bandeja daquelas de substrato, furei o fundo e coloquei varias estacas de neps. A ideia era replantas assim que formassem os primeiros vasos. Então... fiz isso com a metade os mais das mudas mas algumas restaram ali, no bercário e atingiram aquele tamanho. Parecem estar bem mas vou ter que replantá-las na proxima estação apropriada.

Carlos, ainda tenho espaço paras as adultas de Sol, somente. Preciso acabar de colocar a segunda camada de sombrite em toda a extenção. As Neps não irão pra ali.. infelizmente.. Apenas alata e arakawae.. eu acho.

Ah.,. minha vó já deve até ter esquecido daquele pote.. sós está feio mas as plantas nem ligam... rsrs

Abraços..

Nílber

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


02.08.2007(Qui)18:58
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.09.2006(Sáb)22:16
Mensagens: 595
Localização: mato grosso do sul
Mensagem 
:D parabéns! 1palmas

_________________
Abraços,
ISMAEL MARINHO BENITES
Colecionador de Plantas Carnívoras


02.08.2007(Qui)23:56
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
parabéns... achei excelente o resultado... espero realmente que de certo... abraços

_________________
Imagem


03.08.2007(Sex)2:23
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
parabens cara :D
triste foram as perdas.. :(

_________________
Imagem


03.08.2007(Sex)14:17
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
A experiência de tempos atrás..

N. alata em sol total na "cultivadeira"

Primeiros resultados:
Imagem

As outras irmãs gêmeas da clássica meia-sombra (mais pra sombra que pra meia. :lol: ) não deram nem sinal de floração.

Taí um resultado. Pra alata muita luza induz floração! :D
Fico feliz em saber isso! :P

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


13.01.2008(Dom)12:34
Perfil

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Poxa, minha alata tem tanta luz que tive até que trocá-la de lugar pois tive algumas folhas queimadas (hehehe, abusei até deixei pegar sol direto..)! A safada nunca me deu flores....acho que não tenho sexy up hill! :)

Abração

_________________
Imagem


13.01.2008(Dom)23:27
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Essa com muita luz fica clássica...com lowers bem vermlhos e bonitos!

Mas têm que manter a umidade!!!

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


14.01.2008(Seg)3:01
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 83 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 9  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB