Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.04.2024(Sex)23:25



Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Caixa para germinação 
Autor Mensagem

Registrado em: 20.01.2008(Dom)13:57
Mensagens: 14
Localização: Pato Branco - Parana - Brasil
Mensagem Iluminação noturna?
bom dia Alex, bem fiz uma caixa semelhante a sua, e ja esta lotada com droseras BURMANNII, CAPENSIS, INTERMEDIA, SPATULATA, e DIONAEA MUSCIPULA.
gostaria de saber:
a temperatura media de sua caixa, se você deixa as sementes com iluminação o dia e a noite tambem? ou quantas horas?
muito obrigado.


01.02.2008(Sex)6:17
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Iluminação noturna?
edson dp escreveu:
bom dia Alex, bem fiz uma caixa semelhante a sua, e ja esta lotada com droseras BURMANNII, CAPENSIS, INTERMEDIA, SPATULATA, e DIONAEA MUSCIPULA.
gostaria de saber:
a temperatura media de sua caixa, se você deixa as sementes com iluminação o dia e a noite tambem? ou quantas horas?
muito obrigado.


Olá Edson, a temperatura durante o inverno ficava entre 30 - 35ºC, então eu deixava uma pequena passagem para ventilação na tampa superior para não aquecer mais. Quando chegou a primavera/verão a temperatura só ficava nessa faixa se eu deixasse totalmente aberta, sem tampa nenhuma... Deixe a lâmpada ligada no mínimo 10 horas por dia e no máximo 16, o escuro e a queda na temperatura simula o período noturno, isso também é importante.
Boa sorte


01.02.2008(Sex)8:33
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
No final do outono resolvi colocar a caixinha para trabalhar novamente, porque nessa época do ano meu quintal não recebe uma quantidade adequada de sol.

Dessa vez comprei uma lâmpada de 25W (a outra era de 15W) e coloquei D. communis, D. sessilifolia, D. hirtella var. lutescens e D. tomentosa var. tomentosa.

Demoraram muito mais que o normal para germinarem... se não me engano um pouco mais de 1 mês. A única que se saiu bem foi a D. sessilifolia, onde muitas germinaram ao mesmo tempo. Já as outras - com excessão da D. communis que até hoje não deu as caras - germinaram 1 ou 2 e ainda morreram depois de ficarem um pouco marrons! Acreditei que poderia ser por causa da lâmpada mais forte, então coloquei novamente uma de 15W, aí o resultado me surpreendeu, pouco tempo depois ocorreu um "boom" na germinação, vários seedlings apareceram ao mesmo tempo!

Agora coloquei algumas D. viridis e ainda aguardo as D. communis...

Bom, é isso... só queria mesmo atualizar o tópico para dizer que este método está mais do que recomendado!

Abraços,
Alex de Moura.


30.07.2008(Qua)14:23
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem 
Boa ideia essa da caixa Alex!!!
Aqui acho qeu vou usar aquelas de ovos de galinha sabe??? pra semear algumas especies

Abraços

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


30.07.2008(Qua)14:36
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
A dois anos eu uso caixas de ovos, e é muito eficiente.


30.07.2008(Qua)15:02
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem 
Agora ta decidido hehehe
Vou semear aquelas sementes de capillaris que vc me mandou Cristiano.

Abraços

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


30.07.2008(Qua)15:03
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28
Mensagens: 300
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
achei bem lega essa ideia!!
eu vou tentar fazer tambem :D

Se você quizer aquecer tente usar um lampada halogenas que elas esquentam bem, mas eu acho melhor você testar sem pcs primeiro :twisted:
Lampada halogena, com bocal E27, você so vai precisar troca a lampada!
Imagem


Editado pela última vez por Lucas Laroc em 01.11.2008(Sáb)11:15, em um total de 1 vez.



01.11.2008(Sáb)8:54
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28
Mensagens: 300
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
depois de montar tudo, ficou um pouco diferente, mas apareceu um duvida, quantos furos eu tenho que fazer? e aonde é o melhor lugar para faze os furos, sendo que eu coloquei a lampada e o cooler do mesmo lado, depois eu posto um foto aqui!


01.11.2008(Sáb)11:09
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28
Mensagens: 300
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
tambem achei bem criativo, ja ate fiz a minha...com os furos em cima e do lado oposto o do ventilador! =D, depois eu post algumas fotos!


01.11.2008(Sáb)12:50
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Olá Lucas, já fiz um comentário lá no seu post também. :wink:

Olha, não é necessário essa lâmpada halógena, o reator da própria fluorescente compacta gera calor suficiente para uma caixa desse tamanho. A última caixa que estou usando, nem furos fiz, tem somente o espaço do cooler para ventilação (eu troquei por um maior, o atual mede 80x80mm) e estou usando uma tampa original, sem nenhum furo, janela ou cortes, eu a deixo entreaberta, assim posso regular o tamanho da abertura dependendo da temperatura do dia. Em dias muito frios, ela fica praticamente fechada e a temperatura se estabiliza aos 27ºC, já em dias muito quentes é necessário deixar quase metade aberta...

Estou testando outra caixa, esta, refrigerada durante a noite com garrafinhas de água congelada. É para baixar a temperatura à casa dos 10ºC, ou seja, condições highlanders. :twisted:


03.11.2008(Seg)13:49
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB