Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)11:08



Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Terrário indoor - Projeto em andamento 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 21.12.2006(Qui)20:46
Mensagens: 120
Localização: Viçosa-MG/ Osasco-SP
Mensagem 
Miguel Pandini escreveu:
Só hoje eu vi seu tópico...
Na época, eu me lembro que foram R$ 96,00 de vidros (5 mm) já cortados e com as arestas aparadas. As bisnagas de borracha de silicone e o rolo de fita crepe eu não me recordo, mas o custo total não passou dos R$ 110,00 (isso, aqui na minha cidade).
Porém, o custo desses materiais pode variar de um lugar para o outro...


Olá Miguel, beleza?
Então, eu adquiri o meu pela metade do preço, porém é de 3mm. Agora procuro só as madeiras para fazer à base e a tampa. :P

Valeu :wink:

Alex Moura escreveu:
É muito sim. Em aquários plantados a relação de 1W por litro já é considerado "forte". Levando em consideração as medidas do seu aqua, vc tem aí uma relação >2W/L, parece ser uma boa iluminação para PC's, mas cuidado com a temperatura, o reator dela esquenta muito, taca um cooler aí.
Acho que vc já vai fazer isso, mas coloque as compactas na horizontal e utilize algo como uma calha refletora

Manda ver aí!!! tô ansioso pra vê-lo pronto


Olá Alex, a lâmpada que possuo tem as seguintes características
Potência: 20W
Fluxo luminoso: 1.200 lúmens
Eficiência luminosa: 60lm/W
Temperatura de cor: 6.500K
www.avantlux.com.br
O aquário tem aproximadamente 32,750cm³ (por ser curvo), o que me leva a ter 2,5W/L, com uma eficiência de luminosa de 150lm/W. O material refletor eu tenho, chama-se MYLAR (o famoso cobertor de emergência!), reflete aproximadamente 95% a luz.
Já tenho o cooler 12v e o transformador (que eu ganhei de um amigo :wink: ).

Eu já encomendei o termômetro e o higrômetro, agora eu preciso de uma bomba para fazer a água circular, alguém sabe onde vende e qual o preço??? Essa é a peça mais essencial do terrário!!! Não pode ser muito $algado hem rsss Não quero que a água fique parada e provoque à eutrofização.

Se esqueci de algo posto depois, mas me ajudem com essa bomba!! Preciso urgentemente!
Assim que tiver tudo em mãos eu tiro fotos.

Abraços!

_________________
Por quê no rio tem pato comendo lama?
Imagem


09.11.2007(Sex)16:00
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 21.12.2006(Qui)20:46
Mensagens: 120
Localização: Viçosa-MG/ Osasco-SP
Mensagem 
Olá a todos

2ª Fase do projeto em andamento.

Deixe-me explicar como vai ficar o substrato, houve umas mudanças pequenas, para vocês terem noção, por camadas, 5,0 cm de argila expandida, 0,50 cm de fibra de coco, +- 1,10 cm de vermiculita e turfa e 1,5 cm de musgo puro, tudo previamente esterilizado.

Vou deixar as mudas (todas Droseras) que tenho direto no substrato, a Dionaea farei o transplantante depois, tem que ir com cautela.

Inicialmente vou começar com apenas 2 lâmpadas para as plantas se acomodarem, depois aumento gradativamente. E com isso farei uma análise de como elas se comportam com iluminação artificial.

Consegui a tal moto bomba, vazão de 90 litros/hora. Madeiras para fazer a tampa e base do aquário consegui na rua, custo ZERO, só falta pintar.

Por hora é só isto, na próxima vez volto com todos os detalhes já citados e outros que não precisarei comentar agora.

Abraços e beijundas =* :lol:

_________________
Por quê no rio tem pato comendo lama?
Imagem


Editado pela última vez por Fernando Willian em 19.11.2007(Seg)23:15, em um total de 1 vez.



13.11.2007(Ter)1:27
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Fernando Willian escreveu:
... Olá Miguel, beleza?
Então, eu adquiri o meu pela metade do preço, porém é de 3mm. Agora procuro só as madeiras para fazer à base e a tampa. :P

Valeu :wink: ...

É.. com uma espessura o custo é bem menor, também! Pena que o vidro é ligeiramente mais fraco...

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


13.11.2007(Ter)8:11
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 21.12.2006(Qui)20:46
Mensagens: 120
Localização: Viçosa-MG/ Osasco-SP
Mensagem 
Olá pessoal,

estou finalizando meu terrário, apesar de estar funcionando ainda falta a tampa (isso sim vai dar um belo trabalho :x ) e a pintura. Talvez pinte de verde, acho essa cor legal!

Umidade está alta e não passa de 95%, a não ser que diminua quando ligar às lâmpadas; temperatura varia de 26°C a 28°C (uso termo-higrômetro da instrutherm).
Tem uma "mini piscina", cuja é o reservatório da água que corre pelo aquário em um projeto mal feito de rio canalizado hahahaha tudo isso para contribuir com um pseudo clima tropical de altitude hahahaha
Imagem
Imagem
*Fotos de celular

Substrato em camadas: Argila expandida, quartzo, turfa, vermiculita e sphagnum espalhado em pontos da superfície.
Água torneiral tratada com anti-cloro.

Cálculo da energia gasta por mês:
3 lâmpadas de 20W (2 de 6500K e 1 de 2.700K)
1 moto-bomba de 4W

Energia gasta em 1 dia, expressa em Wh:
E - Energia elétrica
P - Potência (W)
t - tempo (h)
E= P.t => E=(3x20+4).10 => E=640 Wh

Em um mês:
E=640x30 = 19.200Wh ou E=19.2kWh

Então o custo no final do mês será de (tarifa kWh=0,24606):
19,2x0,24606 = R$4,72 (Arredondei para R$5,00, pois não contei cooler e timer analógico).

Material:
53,00 reais aquário
50,00 reais termo-higrômetro
18,00 reais 3 lâmpadas
25,00 moto-bomba
16,00 reais timer analógico
6,00 reais cano pvc de 2,5cm diâmetro
8,00 reais cano pvc de 5cm diâmetro
4,00 reais 3 soquetes E27
7,00 reais mylar (material reflexivo)
2,00 reais 2 metros de fio
3,00 reais vermiculita
6,00 reais 4kg de turfa
2,00 reais 2kg de quartzo
-- Argila expandida tinha faz tempo
-- sphagnum eu ganhei :P
0,70 centavos bastão de cola quente
Tinta verde é grátis, pois é emprestado :lol:
Criatividade, suor e martelada no dedo: Não tem preço :lol: :lol: :lol:

Custo total do terrário: R$200,70

Ainda irei fazer algumas adaptações, mas só depois que pensar um pouco mais :)
Se eu esqueci de algo eu coloco depois, pois estou com sono rs 1zzz
Melhores fotos só depois que terminar tudo!

E para variar hooje é meu aniversário! 1yahoo

Abraços

_________________
Por quê no rio tem pato comendo lama?
Imagem


27.12.2007(Qui)1:08
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Que dez hein Fernando! O projeto está indo bem! A umidade está ótima, muito legal! Já pensou em instalar um fogger? Dá um efeito de névoa bem legal, só que é meio carinho... Só não entendi muito bem como funciona o sistema de circulação de água... Tô ansioso pra ver ele totalmente habitado!
Abraços e Feliz Aniversário!!!


27.12.2007(Qui)8:28
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 21.12.2006(Qui)20:46
Mensagens: 120
Localização: Viçosa-MG/ Osasco-SP
Mensagem 
Olá Alex! Ainda não quero algo muito grande, o fogger eu vou dexar para um futuro não muito próximo quando tiver um aquário de proporções maiores :)

Bom, o sistema de água não é muito complexo, inicialmente pensei que não ia dar certo, pois usaria os materiais errados, ainda bem que desisti.
Enfim, o sistema é formado por uma moto-bomba, reservatório e dois dutos. O duto menor fica dentro do duto maior que é perfurado para a água entrar e receber partículas que se depositam no fundo deste, por fim o duto menor é ligado ao reservatório e no fim dele à moto-bomba joga água para o reservatório. Já na superfície tive que "adaptar" um riacho, peguei um plástico semelhante ao das garrafas pet e perfurei em toda sua extensão, como o sistema gota-à-gota. Maior parte de meu substrato é de argila expandida, para simular um lençol freático.

Vou desenhar, creio que uma imagem vale mais que mil palavras rsss Espero que você consiga entender! :lol:
Imagem
Dá para perceber o riacho cortando o aquário de leste a oeste? hahaha
Imagem
Imagem

Ah, e já tem moradores, 1 Dionaea e 6 Droseras intermedias :lol:
Dionaea
Imagem

Vista frontal do bagaço semi-acabado!
Imagem
Mais fotos de celular! hahahaha

Abraços

_________________
Por quê no rio tem pato comendo lama?
Imagem


27.12.2007(Qui)11:24
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB