Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)7:46



Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Terrário indoor - Projeto em andamento 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 21.12.2006(Qui)20:46
Mensagens: 120
Localização: Viçosa-MG/ Osasco-SP
Mensagem Terrário indoor - Projeto em andamento
Olá a todos! Aliás, boa noite 8*)

Meus caros amigos do fórum, estive pensando e continuo pensando em fazer uma estufa em um aquário de seguintes medidas 60x75x40cm (altura, largura e profundidade, respectivamente), quero arrancar à TV daqui do meu quarto, pois ela corrompe o cidadão :twisted: (no meu ponto de vista, mas não é o que quero debater no momento!).

Esta estante que estou agora (resistente, pois é nova e fui eu que montei :P ) está ao lado da janela, sempre bate um sol forte das 13 horas às 16 horas aqui na minha janela, conseqüentemente, ilumina a parede, porém não é o suficiente para minhas plantas (notei isso quando adquiri minha Dionaea, que veio a perder sua coloração vermelha gradualmente). Quando acordo lá pelas 10 horas, a primeira coisa que faço é colocar minhas plantas na janela, e ficam aqui até às 18-19 horas, mas acredito que esta sendo insuficiente para elas. :x

Eu tenho 3 lâmpadas fluorescentes de 20W (2 tubuares e 1 compacta) aqui em casa, novas e com reator, mas falta suporte (A criatividade ajudará nesta hora!). Ventilador eu também tenho (destrui uma fonte ATX podreira para pegar um mero ventilador 12x12cm :twisted: )

Então, gostaria da sugestão de vocês para uma melhora nesta estufa que esta para ser feita ainda este ano, assim que à verba cair em mãos (minhas, lógico!!!) :lol: :lol: :lol:

Não quero deixar minhas plantas no jardim do condomínio, pois não quero que aconteça a mesma tragédia com a minha N. ventricosa x N. khasiana que foi "suicidada" pelo jardineiro :evil:

O substrato eu vou esperar um pouco para escolher, quero ver os testes que o Ismael esta fazendo com algumas sementes que ele esta semeando no momento. É este tópico que me refiro http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-1855.html

Alguns vão perguntar da minha outra estufa , sim, esta outra foi desativada para dar lugar a minha pilha de livros uahauhahauhaha

Outro detalhe é que eu quero fazer este aquário, alguém tem idéia do custo total do material???

Bom, até o momento creio que é só! Sugestões, críticas e elogios são sempre bem vindos :lol:
Se eu lembrar de mais alguuma coisa posto no caminho 8*)

Abraços

_________________
Por quê no rio tem pato comendo lama?
Imagem


Editado pela última vez por Fernando Willian em 11.08.2007(Sáb)5:20, em um total de 2 vezes.



10.08.2007(Sex)4:08
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
Nesse site tem mas dicas de estufa, quem sabe não te ajuda???

http://www.karnivoras.com[/url]

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


10.08.2007(Sex)17:55
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Fernando,

quem sabe meus comentários aqui possam te ajudar.

Té.

_________________
Droseraholic!!!


10.08.2007(Sex)17:59
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 21.12.2006(Qui)20:46
Mensagens: 120
Localização: Viçosa-MG/ Osasco-SP
Mensagem 
E aí Carlos!

Vou procurar saber quanto sai para montar um aquário, eu prefiro montar mesmo, mas vou ver se faço um terrário indoor, mas estive conversando com uma amiga minha que gosta de cactos e comentei sobre à estufa para ela, porém ela me deu uma idéia legal, ao invés de comprar um aquário ou fazer, por quê não fazer um terrário a partir de madeiras! :D

Vou perguntar para o Miguel quanto ele gastou para fazer à estufa (vidro) para Nepenthes, creio que sai mais em conta $$.

Vou manter as mesmas medidas, mas tenho uma dúvida em relação à madeira que vai servir de piso, ela vai ser grossa, mais ou menos 1,5cm de espessura, mas tenho um receio em relação à umidade e a água do reservátório, como é madeira gostaria de saber se existe algum impermeabilizante, não quero que apareça fungos neste terrário indoor.

A tela lateral e do fundo vai ser de plástico transparente, daqueles mais grossos, e na frente vou fazer uma cortina com este mesmo plástico ou um mais fino, mas com velcro para fechar, e farei o possível para manter à umidade relativamente alta, entre 50-80%

Assim que sobrar um tempo colocarei um desenho para mostrar o que vou fazer.

Vou mudar o título, pois achei esta idéia muito mais prática e viável para mim que esta pobree vivendo as custas de paitrocínio no momento :lol:

Abraços!

_________________
Por quê no rio tem pato comendo lama?
Imagem


11.08.2007(Sáb)1:19
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Fernando,

caso você for manter as plantas dentro de casa eu aconselho uma terrário feito em vidro pois a umidade irá se perder e mofar o teus móveis roupas e etc. É prático e rápido de montar, e o vidro pode ser de 4mm. Desde que você mantenha só um pouco de água no fundo, esse terrário (nessas medidas) jamais poderá ser utilizado como aquário, senão há grandes riscos de estourar.

Fora de casa são outros 500, é melhor uma pequena estufa como o povo tem montado... com estrutura de madeira coberta por plástico de horticultura e/ou sombrite.

Té.

_________________
Droseraholic!!!


11.08.2007(Sáb)12:04
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 21.12.2006(Qui)20:46
Mensagens: 120
Localização: Viçosa-MG/ Osasco-SP
Mensagem 
Então que seja de vidro! Mas vou esperar o Miguel Pandini me dar retorno para ver se o custo sai mais barato :)

Abraços

_________________
Por quê no rio tem pato comendo lama?
Imagem


11.08.2007(Sáb)22:36
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 21.12.2006(Qui)20:46
Mensagens: 120
Localização: Viçosa-MG/ Osasco-SP
Mensagem 
Olá

Bom, arrumei um aquário no domingo de seguinte medidas 45cm x 30cm x 25cm (largura; altura;profundidade) e tem 3mm de espessura. A frente dele é curvada, o que significa um ganho razoável de espaço. Agora estou na caça de madeiras para fazer à base e a tampa. Percebi que minha lâmpadas tubulares são muito grandes em comprimento, então resolvi mandar as compactas, mas no total de 4 x 20W. Sei que não é muito, mas o Sol vai ajudar um pouco, pois sua luz entra em caasa por um curto período.

No fundo vou colocar uma camada de argila expandida, vermiculita e musgo previamente esterilizados.
Vou dar uma enfeitada no ambiente, quero que se pareça com uma mata virgem hahahaha

Boa noite!
Abraços, Fernando Willian

_________________
Por quê no rio tem pato comendo lama?
Imagem


05.11.2007(Seg)23:52
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem 
Dali Fernando!

estou louco para ver seu projeto pronto
boa sorte :wink:


06.11.2007(Ter)0:25
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Fernando Willian escreveu:
... Vou perguntar para o Miguel quanto ele gastou para fazer à estufa (vidro) para Nepenthes, creio que sai mais em conta $$...

Fernando Willian escreveu:
... Então que seja de vidro! Mas vou esperar o Miguel Pandini me dar retorno para ver se o custo sai mais barato...

Olá, Fernando!

Só hoje eu vi seu tópico...

Na época, eu me lembro que foram R$ 96,00 de vidros (5 mm) já cortados e com as arestas aparadas. As bisnagas de borracha de silicone e o rolo de fita crepe eu não me recordo, mas o custo total não passou dos R$ 110,00 (isso, aqui na minha cidade).

Porém, o custo desses materiais pode variar de um lugar para o outro...

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


06.11.2007(Ter)8:03
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Fernando Willian escreveu:
...então resolvi mandar as compactas, mas no total de 4 x 20W. Sei que não é muito...

É muito sim. Em aquários plantados a relação de 1W por litro já é considerado "forte". Levando em consideração as medidas do seu aqua, vc tem aí uma relação >2W/L, parece ser uma boa iluminação para PC's, mas cuidado com a temperatura, o reator dela esquenta muito, taca um cooler aí.
Acho que vc já vai fazer isso, mas coloque as compactas na horizontal e utilize algo como uma calha refletora :wink:

Manda ver aí!!! tô ansioso pra vê-lo pronto :D


06.11.2007(Ter)8:37
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB