Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)14:33



Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Calha de inundação 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Calha de inundação
Sempre observei na natureza que carnivoras habitam locais constantemente umidos (DÂAÂÂ é mesmo?) e muitos desses locais apresentam agua corrente, com algum grau de movimento, com as plantas bem proximas e as vezes semi-submersas. Imaginei que um um ambiente assim tende a ser limpo e arejado para as plantas pois a agua não fica parada, sempre limpando e oxigenando o substrato em volta, não deixando criar grandes acumulos de substancias nocivas para elas.
Com essa idéia na cabeça comecei a matutar uma maneira de reproduzir essas condições. Me veio a idéia de fazer uma calha onde a agua circularia, passando pelo substrato, seria coletada e levada a um reservatório onde uma bomba comum de aquario a levaria para o inicio novamente e assim sucessivamente.



Imagem


(concorre com certeza para o concurso dos projetos mais mal feitos e enjambrados do fórum!)

Botando em ação eu me servi dos seguintes materiais faceis de achar e baratos:

1 tubo de pvc de 100mm cortado pela metade.
1 reservatório para agua de 5 litros, tirado de um umidificador de ar que estava aqui estragado.
1 bomba Atman para aquarios, com capacidade de 250 litros por hora
1 boca de garrafa pet cortada como se fosse um funil
1,5 metros de tela de arame
Fita adesiva grande para embalagem de caixas.
1,5 metros de mangueira de garrote pra exame de sangue
1 mangueira normal de maquina de lavar roupa.
fita isolante de encanamentos
1 suporte de vasos de varios andares
Arames

Para o substrato eu utilizei diversos materiais. mas os mais basicos para fazer o suporte principal das plantas foram os seguintes:

Areia que quartzo
Areia normal de construção
pedrisco de rio (varios tamanhos)
Sphagnum

mas também quando foram chegando novas plantas, se misturaram a eles:

Turfa
Terra vermelha de cerrado.
musgo vivo.


Os passos da construção foram os seguintes:

Mandei cortar o cano de pvc para que formasse duas metades longas. Depois notei que deveria ter deixado as extremidades sem cortar para encaixar melhor vedações de pvc tb. Como não fiz isso tive que vedar a extremidade superior (onde a agua entraria) com fita adesiva, plastico e fita de isolar encanamentos.

Imagem



Na extremidade inferior (onde a agua que escorre seria coletada) eu adaptei o bocal de garrafa pet para coletar a agua que escorre e que deveria cair na mangueira de maquina de lavar para ser levada novamente ao reservatório.
Pra isso usei fita adesiva de embalar caixa, até ficar no angulo certinho. Mais abaixo encaixei a extremidade da mangueira de maquina de lavar na boca da garrafa pet ( por coincidência elas tem tamanhos compatíveis!) Dai vedei com mais fita de isolar encanamento e mais fita adesiva. É bom notar que o fim da calha deve ter algum plastico ou bloqueio para evitar que o substrato escorra para dentro da mangueira.

Imagem

Imagem

O reservatório esta tapado com um pano para que não entre luminosidade, evitando o crescimento de algas sobre a bomba de aquario.


Dai coloquei a calha sobre o suporte para vasos que tinha sobrando aqui em casa. Ela esta aproximadamente a uns 1, 50 m de altura. Com um arame azul mais resistente eu amarrei a calha ao suporte para que náo caisse, e passei um tb em volta da boca de garrafa pet para que não escorregasse para os lados.

A partir dai coloquei o substrato, cuja base é a areia de quartzo, seguida da areia de construção e depois os pedriscos.
É bom notar que ao longo da calha, em um dos lados o substrato deve ser acondicionado bem abaixo da borda da calha, e no outro lado ele deve ficar mais alto e amontoado. Isso se explica pelo fato de que a calha deverá ser posicionada com o lado que recebe agua mais alto que o lado que coleta a agua que passa pelo substrato (OBVIO precisa da gravidade pra agua descer e criar uma correntezinha e evitar de submergir as plantas). Fora esse desnível, a calha deverá estar tombada um pouco para frente para que o "riozinho" corra ao longo de uma das bordas, deixando a outra mais seca, e assim tendo varios ambientes para acondicionar diferentes exigencias de espécies mais ou menos aquaticas.

Imagem

Imagem

(note as inclinações necessárias nessas fotos)

A partir dai coloquei agua no reservatório e botei a bombinha para funcionar e, com a agua escorrendo ir fazendo os ajustes de inclinações. Notei que não seria necessário colocar a maioria das plantas diretamente no substrato, pois a pressão da agua sobre a areia e os pedriscos faz com que ela suba bem pelo substrato, elevando o nivel dagua com facilidade para as plantas. Então vi que o melhor a fazer é colocar as plantas sobre montinhos de sphaghum (ou qualquer outro substrato) apoiados sobre o substrato da calha. Isso ja as deixa bastante umidas.

Mas claro, não resisti e coloquei algumas plantas no esquema de viver com as raizes praticamente embaixo dágua. Como essa D. burmanii e D. intermedia. E como futuramente viverão as D. grantsaui e Utricularia nelumbifolia.

Imagem


Podem notar o horroroso envelope de tela de arame em volta do sistema. Isso é necessário para evitar que passarinhos e outros bichos pousem nela para beber agua, esmagando sem querer as plantas. E também eles tem o costume de roubar sphagnum e bicar as folhas para roubar insetos capturados por elas. Basicamente é só pendurar a tela em volta do sistema todo (nisso o andar de cima do suporte pra vasos ajudou um bocado) e cortar na propria tela uma "porta" para poder manipular as plantas.

Aqui mais algumas imagens de seções dela:

Imagem

O final da calha. Notem a contenção do substrato para que não vaze para dentro do coletor. Fiz uma barreira simples com um pedaço de plastico de garrafa pet.

Imagem

A parte do meio.

Imagem

Um limnobium spongia, em uma piscininha. Uma não carnivora, presente do Carlos R. Embaixo dela tem utric gibba.



Vantagens e Desvantagens


Até agora pude observar como vantagens as seguintes coisas:

Circulação de agua que limpa o substrato e não deixa as plantas ficarem com excesso de elementos quimicos prejudiciais acumulados, pois a agua evapora e é substituida por agua nova no reservatório. O movimento oxigena ela e a torna mais fresca para as plantas. não são necessárias regas e, com a evaporação a agua dura em torno de uma semana com meu reservatório de 5 litros(no clima seco de 10% de umidade de brasilia e sol brilhando direto, em outros lugares provavelmente as trocas devem demorar bem mais do que 1 semana. E é claro, um reservatório maior vai fazer durar mais tempo etc.) Lembre-se que bombas de aquario NAÕ podem funcionar a seco, então marquem no reservatório uma altura minima para a reposição.
Fora que é bonito ver as plantas crescendo juntas umas das outras de forma natural :)

Como desvantagens eu diria que é necessário uma manutenção de repor agua limpar o reservatório e trocar as fitas de vedação de tempos em tempos. Outra desvantagem é que uma peste que porventura aconteça e se espalhe pela agua VAI afetar todas as outras plantas com certeza.

Mas ainda estou observando como as coisas se comportam, pois ela esta em funcionamento por apenas 2 meses, então tenho ainda que observar muita coisa a longo prazo.


Um abraço a todos

Adilson - DF


04.09.2007(Ter)21:34
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem Muito massa
Eh, com certeza ja ganhou o concurso dos projetos mais mal feitos e enjambrados do fórum!!!!!!! :D :D :D
mas ta otimo para um projeto beta 1.0, melhorias com o tempo com certeza serão feitas... esse projeto eu vou copiar com certeza (só vou esperar um melhor desenvolvimento das minhas filhotas) ja até to vendo um espacinho para minhas pedras de Auschwitz!!!!!

Parabéns mesmo cara!!!!

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


05.09.2007(Qua)0:04
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Uma idéia interessante, não sei bem quais os benefícios desse sistema para essas plantas. Quem sabe para aquela utriculária que só cresce em cachoeiras?

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


06.09.2007(Qui)2:02
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 11.06.2007(Seg)13:08
Mensagens: 46
Localização: Campinas/São Paulo - SP
Mensagem 
caramba! um projeto mais bugiganga que o meu :shock:
mas apesar de feinho parece bem eficiente. afinal, qm liga pra beleza do projeto? o que importa sao as plantas
parabens pela ideia, muito criativa


06.09.2007(Qui)11:39
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 06.09.2007(Qui)22:13
Mensagens: 108
Localização: Cerqueira César - Interior de SP
Mensagem 
1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas

Palmas para seu projeto! Realmente está ai uma ótima idéia! Embora eu não cultive plantas carnívoras (ainda) seu projeto me parece muito bom! É, está feinho mas isso não importa o que importa é o "bem-estar" das plantas! Parabéns!!!

1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas 1palmas


06.09.2007(Qui)22:21
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Legal.


Editado pela última vez por Cristiano Marques em 04.02.2008(Seg)20:18, em um total de 1 vez.



06.09.2007(Qui)22:34
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Fala Adilson,

A idéia é muito boa, mas acho que se aplicada de outra maneira surtiria os mesmos efeitos e ficaria de mais fácil manutenção.
Isso é algo que há muito planejo fazer em casa, mas nunca tive tempo (deve dar um trabalhão): interligar as bandejas por meio de canos e colocar uma saída e uma entrada de água nos lados desse aglomerado de bandejas. A água que saísse das bandejas iria para uma caixa d'água em baixo da bancada e dentro dessa caixa haveria uma bomba que mandaria a água de volta fazendo, assim, a circulação. Enfim, a única coisa que muda em relação ao que você fez é que as plantas estariam em vasos... acho que assim seria mais prático. :roll:

Abraços,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


07.09.2007(Sex)1:02
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Povo

thanx pelos comments mas

DEIXEM MINHA FEINHA EM PAZ :lol: :lol: :lol: :lol: Tão lindinha do papai ela XD XD XD


Com relação aos benefícios, so o tempo dirá, Carlos. Tenho notado que nesse pouco tempo de funcionamento as droseras tem gostado bastante (tanto adultos quanto seedlings mais crescidos) Bem como as utricularias que tem crescido bem rapidamente (a unica excessão é a U. Reniformis). Aliás Eu acho que tenho dessa tal Utricularia que nasce em cachoeiras. Sabe qual a espécie?

Faltar luz? Claro que vai algum dia. Mas areia e sphagnhum é coisa que não seca tão rapidamente assim. Especialmente se contar que elas não pegam sol diretamente e sim filtrado pelas arvores ao redor. Sol direto so do final da tarde.

Paulo, na verdade não é questão de praticidade ou não, e sim questão de concepção. Quero um meio onde elas cresçam conjuntamente, uma ao lado da outra, no estilo daqueles vasos muvucados do MSM Pinheiro e dos vasos do Nilber, as não queria coloca-las em vasos. Se contar que elas estão proximas umas das outras fisicamente, a mesma quantidade de plantas ocuparia um lugar bem maior se fosse acondiciona-las em vasos individuais. O seu projeto é mais proximo ao que os cultivadores da Africa do Sul e Nova Zelândia utilizam para cultivar Disa uniflora e Masdevallia coccinea para flor de corte. É bem eficiente com certeza, mas não é exatamente o tipo de efeito que eu quero. :bitchin:

Anyway vamos ver no que vai dar. Mandarei atualizações sempre que algo ocorrer.

Um abraço

Adilson


07.09.2007(Sex)1:53
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 08.08.2006(Ter)15:37
Mensagens: 1017
Localização: Uberaba/ Minas Gerais
Mensagem 
Valeu Adilson! Ficou legal, e como você disse é apenas o início do projeto, que deve ter dado um trabalho do perú! :shock:


07.09.2007(Sex)23:48
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Tentou com darlingtonias ?
Olá Adilson ! vc tentou cultivar darlingtonias nesse seu projeto ????


29.01.2008(Ter)8:16
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 30 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB