Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)20:59



Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Projeto: vasos comunicantes 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00
Mensagens: 1076
Localização: Belo Horizonte, MG
Mensagem Projeto: vasos comunicantes
Olá Pessoal! :D

Ultimamente tenho pensado muito em como contribuir para o combate à dengue... principalmente depois que os fiscais vieram aqui em casa e me orientaram a corrigir o problema de tantos potes com água :lol:

Então, aproveitei o projeto do meu padrinho Fábio e aumentei um pouco...

Vamos às fotos que fica mais facil de explicar!

1) Comprei um monte de potes iguais nas lojas de R$ 1,99
2) Cortei as tampas de todos os potes nos diâmetros: 9 cm para vasos de violeta, 7 cm para aqueles vasos que são um pouco menores que os de violeta.

Veja a foto de uma tampa sem corte e a tampa com o corte de 9 cm. A tampa fechará o pote e o mosquito da dengue não consegue entrar :D

Imagem

3) Depois fiz furos de 4,5mm de diâmetro em todos os potes. Os furos tem que ser na mesma altura sempre.

Importante: os furos devem ser feitos na parte mais baixa do pote, o mais baixo possivel!!! (esse furo que mostrei na foto poderia ser ate mais baixo!)

Os furos podem ser feitos à mão com uma broca de furadeira. A furadeira tem uma rotação muito rapida e estraçalha o plastico, entao não recomendo usá-la :wink:

Quem tem furadeira de bancada (hehehe) pode usar, pois a rotação é menor e pode ser controlada.

Uma foto do furo (reparem as rebarbas que a broca deixa... mas se tirarmos as rebarbas vemos que o furo fica certinho).

Alguns potes tem 6 furos, outros têm 4 e alguns têm 3. Mas a quantidade de furos vai depender de onde o pote ficará no conjunto, entao escrevi no fundo de cada pode o numero de furos que ele ia ganhar.

Imagem

4) Depois disso, começamos a montar o conjunto de vasos comunicantes! Pega-se uma mangueira de aquário (qualquer lojinha de aquario tem essa mangueira e normalmente ela não é cinza! É transparente mesmo!

Corta-se a mangueirinha em vários pedacinhos de uns 4 a 5 cm. É bom cortar na diagonal para que as mangueirinhas passem nos furos!

Para passar a mangueira no furo, pode-se usar um alicate para puxar. É importante que a mangueira entre um pouquinho apertada!!!

5) O pote com 6 furos ficará assim:

Imagem

6) O conjunto ficará assim:

Imagem

7) Agora colocamos um pote de sorvete ligado à vários potes, o pote vermelho foi furado e colocamos mangueirinhas nele ligando-o aos potinhos. O pote de sorvete é um recipiente maior e dá mais pressão. Ele serve para enchermos todo o conjunto mais rapidamente. Testei o conjunto sem esse pote vermelho e demora demais a encher tudo! Com o pote vermelho é questão de segundos!

Repare tambem que já coloquei todas as tampinhas...

Imagem

8) Agora colocamos todas as plantas... veja que o vaso da planta encosta no fundo do pote.

Imagem

9) Depois de todas as plantas colocadas, podemos encher o pote principal com água! Acho que foi uns 4 litros! :shock:

Imagem

10) O pote da esquerda enchendo o pote da direita... hehehe

Imagem

11) Depois de tudo, o nível da água fica igual para todas as plantas, inclusive para o pote vermelho, comprovando assim aquele principio da física: vasos comunicantes :wink:

Imagem

12) No final, tampamos o pote de sorvete!

Outras observações legais:

1) O legal é que dá pra ir aumentando o projeto aos poucos
2) Se ficar muito grande podemos colocar outros potes de sorvete para ajudar a encher tudo!
3) O projeto economiza espaço! Antes deste projeto, estas plantas ocupavam a mesa toda, agora a mesa está ocupada só até a metade! :lol:


4) É possivel fazer isso tudo usando garrafa pet!!! Mas para tampar a entrada do mosquito, é necessário cortar a garrafa assim:

Imagem
Imagem

Porém: para vasos de violeta é necessária garrafa de 2,5 Litros! E para os vasos menores, garrafas de 2 litros.

Espero que tenham gostado desse projeto maluco!

Qualquer duvida sobre o procedimento, é só perguntar! :wink:

_________________
Liza Kamei


13.09.2007(Qui)0:14
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 08.09.2007(Sáb)14:51
Mensagens: 138
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
muito legal esse projeto!!
haja imaginação pra tudo isso
parabéns Liza!!
vou testar fazer isso aqui em casa
só que pra mim, é mais fácil o de garrafa pet :lol:
abraços


13.09.2007(Qui)10:38
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Parabéns! 1palmas foi um trabalho muito bem realizado, muito bonito! Também achei interessante pelo fato de que deve evaporar pouquíssima água. Vou tentar fazer um igual só que utilizando potes quadrados (se eu encontrar).


13.09.2007(Qui)10:59
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 08.09.2007(Sáb)14:51
Mensagens: 138
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Liza!!
vlw pelo tópico
fiz os "potes" de garrafa pet e ficaram perfeitos
só que, como os vasos de minhas pc's são pequenos
fiz usando garrafas de 1 litro(dionaea e sarracenia) e de 600ml(drosera)
e ficou bom do mesmo jeito :wink:
brigado!! :D


13.09.2007(Qui)12:04
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 12.08.2007(Dom)16:07
Mensagens: 224
Localização: Rio de Janeiro - RJ / Além Paraíba - MG
Mensagem 
Poxa mt legal o rpojeto....bem que meu prof. de física dizia "Estuda pq um dia isso vai te servir!" :P
eu vou projetar um aki com pets...reciclar e economizar :D
Abraços


13.09.2007(Qui)13:36
Perfil
Destaque

Registrado em: 03.01.2006(Ter)18:27
Mensagens: 43
Localização: São Paulo
Mensagem 
Adorei mesmo, mas acho que você precisa fazer um furo (pelo menos) no pote vermelho para que a água possa sair com facilidade. Talvez precise também de um furinho em casa uma das tampas brancas.
Explicando: quando o nível da água abaixa a pressão dentro do pote diminui (a não ser que entre mais ar), então isso "segura" a água.
Parabéns!
Reynaldo


13.09.2007(Qui)17:37
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Excelente!!!

Uma sugestão: Para evitar vazamentos você pode utilizar silicone de cura acética para selar as mangueirinhas.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


13.09.2007(Qui)18:14
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 12.08.2007(Dom)16:07
Mensagens: 224
Localização: Rio de Janeiro - RJ / Além Paraíba - MG
Mensagem 
Acho q até cola quente (dessas vagaba) da conta...:P


13.09.2007(Qui)18:43
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
A cola quente vai se soltar quando você mexer nos vasos 8-)

_________________
Droseraholic!!!


13.09.2007(Qui)18:59
Perfil Visitar website do usuário
Mensagem 
movido


Editado pela última vez por Nádia em 11.01.2011(Ter)0:17, em um total de 1 vez.



14.09.2007(Sex)1:56
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 43 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB