PLANTAS CARNÍVORAS BR
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/

Projeto: vasos comunicantes
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=2082
Página 1 de 5

Autor:  Liza [ 13.09.2007(Qui)0:14 ]
Título:  Projeto: vasos comunicantes

Olá Pessoal! :D

Ultimamente tenho pensado muito em como contribuir para o combate à dengue... principalmente depois que os fiscais vieram aqui em casa e me orientaram a corrigir o problema de tantos potes com água :lol:

Então, aproveitei o projeto do meu padrinho Fábio e aumentei um pouco...

Vamos às fotos que fica mais facil de explicar!

1) Comprei um monte de potes iguais nas lojas de R$ 1,99
2) Cortei as tampas de todos os potes nos diâmetros: 9 cm para vasos de violeta, 7 cm para aqueles vasos que são um pouco menores que os de violeta.

Veja a foto de uma tampa sem corte e a tampa com o corte de 9 cm. A tampa fechará o pote e o mosquito da dengue não consegue entrar :D

Imagem

3) Depois fiz furos de 4,5mm de diâmetro em todos os potes. Os furos tem que ser na mesma altura sempre.

Importante: os furos devem ser feitos na parte mais baixa do pote, o mais baixo possivel!!! (esse furo que mostrei na foto poderia ser ate mais baixo!)

Os furos podem ser feitos à mão com uma broca de furadeira. A furadeira tem uma rotação muito rapida e estraçalha o plastico, entao não recomendo usá-la :wink:

Quem tem furadeira de bancada (hehehe) pode usar, pois a rotação é menor e pode ser controlada.

Uma foto do furo (reparem as rebarbas que a broca deixa... mas se tirarmos as rebarbas vemos que o furo fica certinho).

Alguns potes tem 6 furos, outros têm 4 e alguns têm 3. Mas a quantidade de furos vai depender de onde o pote ficará no conjunto, entao escrevi no fundo de cada pode o numero de furos que ele ia ganhar.

Imagem

4) Depois disso, começamos a montar o conjunto de vasos comunicantes! Pega-se uma mangueira de aquário (qualquer lojinha de aquario tem essa mangueira e normalmente ela não é cinza! É transparente mesmo!

Corta-se a mangueirinha em vários pedacinhos de uns 4 a 5 cm. É bom cortar na diagonal para que as mangueirinhas passem nos furos!

Para passar a mangueira no furo, pode-se usar um alicate para puxar. É importante que a mangueira entre um pouquinho apertada!!!

5) O pote com 6 furos ficará assim:

Imagem

6) O conjunto ficará assim:

Imagem

7) Agora colocamos um pote de sorvete ligado à vários potes, o pote vermelho foi furado e colocamos mangueirinhas nele ligando-o aos potinhos. O pote de sorvete é um recipiente maior e dá mais pressão. Ele serve para enchermos todo o conjunto mais rapidamente. Testei o conjunto sem esse pote vermelho e demora demais a encher tudo! Com o pote vermelho é questão de segundos!

Repare tambem que já coloquei todas as tampinhas...

Imagem

8) Agora colocamos todas as plantas... veja que o vaso da planta encosta no fundo do pote.

Imagem

9) Depois de todas as plantas colocadas, podemos encher o pote principal com água! Acho que foi uns 4 litros! :shock:

Imagem

10) O pote da esquerda enchendo o pote da direita... hehehe

Imagem

11) Depois de tudo, o nível da água fica igual para todas as plantas, inclusive para o pote vermelho, comprovando assim aquele principio da física: vasos comunicantes :wink:

Imagem

12) No final, tampamos o pote de sorvete!

Outras observações legais:

1) O legal é que dá pra ir aumentando o projeto aos poucos
2) Se ficar muito grande podemos colocar outros potes de sorvete para ajudar a encher tudo!
3) O projeto economiza espaço! Antes deste projeto, estas plantas ocupavam a mesa toda, agora a mesa está ocupada só até a metade! :lol:


4) É possivel fazer isso tudo usando garrafa pet!!! Mas para tampar a entrada do mosquito, é necessário cortar a garrafa assim:

Imagem
Imagem

Porém: para vasos de violeta é necessária garrafa de 2,5 Litros! E para os vasos menores, garrafas de 2 litros.

Espero que tenham gostado desse projeto maluco!

Qualquer duvida sobre o procedimento, é só perguntar! :wink:

Autor:  Rafa Fratoni [ 13.09.2007(Qui)10:38 ]
Título: 

muito legal esse projeto!!
haja imaginação pra tudo isso
parabéns Liza!!
vou testar fazer isso aqui em casa
só que pra mim, é mais fácil o de garrafa pet :lol:
abraços

Autor:  Alex Moura [ 13.09.2007(Qui)10:59 ]
Título: 

Parabéns! 1palmas foi um trabalho muito bem realizado, muito bonito! Também achei interessante pelo fato de que deve evaporar pouquíssima água. Vou tentar fazer um igual só que utilizando potes quadrados (se eu encontrar).

Autor:  Rafa Fratoni [ 13.09.2007(Qui)12:04 ]
Título: 

Liza!!
vlw pelo tópico
fiz os "potes" de garrafa pet e ficaram perfeitos
só que, como os vasos de minhas pc's são pequenos
fiz usando garrafas de 1 litro(dionaea e sarracenia) e de 600ml(drosera)
e ficou bom do mesmo jeito :wink:
brigado!! :D

Autor:  kato [ 13.09.2007(Qui)13:36 ]
Título: 

Poxa mt legal o rpojeto....bem que meu prof. de física dizia "Estuda pq um dia isso vai te servir!" :P
eu vou projetar um aki com pets...reciclar e economizar :D
Abraços

Autor:  hortensi [ 13.09.2007(Qui)17:37 ]
Título: 

Adorei mesmo, mas acho que você precisa fazer um furo (pelo menos) no pote vermelho para que a água possa sair com facilidade. Talvez precise também de um furinho em casa uma das tampas brancas.
Explicando: quando o nível da água abaixa a pressão dentro do pote diminui (a não ser que entre mais ar), então isso "segura" a água.
Parabéns!
Reynaldo

Autor:  Carlos Rohrbacher [ 13.09.2007(Qui)18:14 ]
Título: 

Excelente!!!

Uma sugestão: Para evitar vazamentos você pode utilizar silicone de cura acética para selar as mangueirinhas.

Um abraço.

Autor:  kato [ 13.09.2007(Qui)18:43 ]
Título: 

Acho q até cola quente (dessas vagaba) da conta...:P

Autor:  Carlos Rohrbacher [ 13.09.2007(Qui)18:59 ]
Título: 

A cola quente vai se soltar quando você mexer nos vasos 8-)

Autor:  Nádia [ 14.09.2007(Sex)1:56 ]
Título: 

movido

Página 1 de 5 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/