Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)5:29

Responder  [ 73 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo
 Criatório para as darlingtonias... 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Criatório para as darlingtonias...
Olá ! como estou estratificando as sementes de darlingtonia enviadas pelo Fabio, e me interessei por essas plantas, estava lendo no site Plantas Carnívoras no Brasil e no Mundo que elas são nativas de ambientes onde recebem luz e mantém os seus rizomas e raízes refrigerados por água corrente... de acordo com o site, isso seria o fator que dificulta o seu cultivo no Brasil, em razão da quase impossibilidade de manter a água refrigerada em média a 20 graus, etc, etc...
O bom de ser advogado é poder falar besteiras que, fosse eu um biólogo ou um engenheiro agrônomo, não poderia... então, lá vai !
Alguém já pensou em usar uma daquelas fontes que fazem correr a água em seu interior, ou pelo menos uma bomba daquelas, nas bandejas das darlingtonias ? se os seus vasos pudessem ser colocados na fonte, ou a bomba instalada na bandeja delas, com certeza a água iria circular pelo substrato das plantas... será que isso funciona ?
Na verdade, quase com certeza alguém já deve ter tentado fazer isso, então gostaria de ouvir os mais doutos, a respeito da matéria...
Um abraço a todos ! :shock:

22.01.2008(Ter)18:11
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Já pensei nisso, mas fiquei sabendo que essas bombas aquecem um pouco a água, daí acabei não fazendo nenhum experimento...
Dê uma olhada no tópico "Umidificador para Cephalotus" do Miguel Pandini aqui mesmo em Idéias e Projetos apartir da página 5, rolou uma discussão sobre manter a temperatura baixa no substrato. (Desculpe não colocar o link direto, é que estou navegando de uma forma que não tenho como copiar e colar o link)

23.01.2008(Qua)11:50
Moderador

Mensagem 
Olha cara, funciona. Tem uns caras da Austrália que fazem isso.

O problema é que se o mecanismo falhar por uns dias vc pode perder suas plantas de anos.

Dá mais trabalho, mas há quem coloque gelo no vaso nos dias quentes e parece uncionar perfeitamente.

Pra ter certeza, só montando a coisa mesmo. Testando... Se for fazer, vá dizendo os passoa pra gente ir te ajudando.

A idéia é sim funcional.

Abraços.

Eparema, plantinha desinformada....

23.01.2008(Qua)14:44
Destaque

Mensagem Vou tentar...
Olá ! vou tentar fazer isso, até porque é melhor do que simplesmente manter as plantas no sol e rezar para não morrerem... rsrsrsrsrsrsrsrsrs... estou pensando em colocar um irrigador e uns gotejadores no meu projeto de estufa, e penso em fazer essa água corrente nos vasos... quanto à bomba esquentar a água, pensei nisso, mas se eu a instalar longe da bandeja, e se os tubos forem grandes, pode quebrar o calor - senão vou ter de pensar num meio de refrigerar essa água quando sair da bomba, o que pode bem ser feito - é só pensar em como.... se alguém tiver uma idéia, agradeço !!!!!

PS - vi o projeto para o Cephalotus, mas parece que no caso das darlingtonias vou ter de usar a água sob o vaso, porque segundo a descrição de seu habitat, elas vivem em locais onde há água corrente sob o substrato... então ele deve ser encharcado...

23.01.2008(Qua)15:30
Destaque

Mensagem 
Boa, boa Francisco. Realmente as Cephalotus não precisam de tanta água quanto as Darlingtonias. É um projeto bem interessante, e não deve sair caro, eu até faria, mas pra mim "só" falta a Darlingtonia :lol:

24.01.2008(Qui)9:20
Destaque

Mensagem Para mim também !
Olá Alex ! eu também não as possuo, ainda estão em sementes... mas estou contando com a germinação... rsrsrsrsrsrs

24.01.2008(Qui)11:12
Destaque

Mensagem 
Tive uma ideia parecida com a sua, mas na minha a agua sairia da bandeija de plantas pela força da gravidade, cairia em um recipiente maior como uma caixa de isopor cheia de gelo, e voltaria para a bandeija com o auxilio de uma bomba.
tava tudo pronto aqui para levar o projeto adiante, mas as darligntonias não germinaram... :cry:

Minha Grow List

24.01.2008(Qui)13:29

Mensagem 
Eu bolei um projeto simples para as darlingtonias. Inspirado em um sistema de duplo vaso que vi em alguma lugar na internet. Mas pensei em uma maneira diferente de fazer. Mas nunca testei. A minha dúvida maior é Qual seria a temperatura média da água nas raízes das darlingtonias?

Bom, o meu projeto, só a título de curiosidade, já que eu nunca testei, seria o seguinte. Colocar um vaso de ceramica com uma boca pequena, daí um segundo vaso, com o exterior branco e o interior reflexivo entraria como uma tampa na boca do primeiro vaso. O principio seria o mesmo daquele em que a água fica em uma moringa e o vapor passa pelos poros da ceramica, daí a água do interior fica sempre fresca.
O segudo vaso, branco por fora e reflexivo por dentro, pode fácilmente ser "feito" com uma caixa de leite.

Enfim.
Se ajudar em alguma coisa, pode tentar adaptá-lo.

Abração

24.01.2008(Qui)15:09
Destaque

Mensagem Desenhos !
Olá ! vcs tem algum esquema desses planos ? gostaria de ve-los, se existirem... estou tentando desenhar o meu... depois posto aqui. Um abraço.

24.01.2008(Qui)18:19

Mensagem 
Na verdade o meu projeto é tão tosco que acho que nem tem muito o que desenhar..hehehehe
Imagina uma caixa pequena dentro de uma caixa grande! :D A caixa grande de barro e a caixa pequena de caixa de leite!! :D

Abração

24.01.2008(Qui)22:24
Responder   [ 73 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo