Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)5:54

Responder  [ 118 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 12  Próximo
 Estufa do fundo do quintal - NOVO FILTRO, PÁGINA 12 !!!!!! 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Estufa do fundo do quintal - NOVO FILTRO, PÁGINA 12 !!!!!!
Olá ! aproveitei o carnaval para, parodiando o Ismael, montar uma estufa com uma estrutura de Gazebo de 3x3 metros.
Aproveito para agradecer a colaboração de todos, no forum, com as sugestões, fotos e demais elementos que proporcionaram a montagem, bem como ao Marcos Ono, que, por e-mail, generosamente me deu detalhes que eu desconhecia ! e também ao Cléo, que me indicou o CADEG para a compra do sombrite.
Estou postando umas fotos do processo de montagem, no intuito de ajudar a quem pretenda continuar a evolução desse projeto !
O material usado: a) estrutura de gazebo; b) arame ovalado; c) sombrite de 50% previamente cortado; d) parafusos; e) ganchos, f) uma agulha para tapeçaria e g) linha para costura de redes de pesca oceânica.

Fiz assim:

Primeira parte, montagem:

1. Montei a estrutura do gazebo (o que sempre é complicado);
2. Fixei os pés dela no chão com parafusos, para não se deslocarem quando ventar;
3. Estiquei o arame ligando os pés da estrutura uns aos outros com arame ovalado;
4. Fixei, ainda, as bases da estrutura em ganchos no chão, usando arame;
5. Fixei os arames com ganchos presos ao chão;

Depois, veio a parte da cobertura:

6. Comprei o sombrite já cortado (1 pedaço de 4x3 m para o teto, 1 pedaço de 6,5x3 m para as laterais e 1 pedaço de 2x3 m para a frente);
7. Costurei o sombrite nas hastes da estrutura e no arame de baixo, com a linha de pesca;
8. Deixei uma lateral inteira (que está encostada num muro), para os insetos entrarem... :twisted:

Aí vão umas fotos:

1. Vista superior do teto:

Imagem

2. Detalhe de um dos cantos da estrutura presa ao muro por arame:

Imagem

3. Vista interna do teto:

Imagem

4. Detalhe da fixação dos pés da estrutura:

Imagem

5. Detalhe da fixação do arame e do sombrite nele:

Imagem

6. Visão lateral da estufa, com o espaço livre para a entrada de insetos:

Imagem

7. Detalhe da porta da estufa (protegida por tela para a cadela não entrar):

Imagem

Conclusão:

Pretendo forrar o chão do interior da estufa com pedras de argila, para aumentar e manter a umidade, bem como instalar um irrigador com timmer... depois de finalizado, posto mais algumas fotos.

Espero que essa aventura seja útil para alguém !

Um abraço a todos !

PS - Mais alguns dados relevantes:

Esqueci de informar onde comprei os materiais e o custo aproximado deles. O Cléo me lembrou disso em sua mensagem, então lá vai:

a) Gazebo - Wal Mart, R$ 79,98; b) Arame - C&C, cerca de R$ 7,00 cada rolo (usei dois); c) Sombrite - R$ 3,50 o metro quadrado, na CADEG; d) parafusos - C&C, R$ 2,70 uma caixinha com seis, já com as buchas; e) Ganchos - C&C, aproximadamente R$ 3,00 uma caixinha com 6, já com as buchas; f) agulha de tapeçaria - Armarinho (não sei o nome), R$ 1,00, fora a cara de espanto da vendedora quando soube que serivira para costurar sombrite... isso não tem preço !

As pedrinhas de argila, não sei quanto custam, porque não precisarei comprar, vez que as tenho aqui como sobras de uma obra em casa.

O custo final ficou em cerca de R$ 250,00. Deixei de incluir alguns ítens, por já tê-los aqui, tais como os ganchos sem abertura e as pedras de argila. Para comparar, o orçamento que tive das peças de madeira para a construção de uma estufa com menos da metade do tamanho foi de R$ 350,00, isso só a madeira, sem sombrite nem nada.

Mais uma dica: se alguém quiser montar uma estufa semelhante, prenda o arame de fixação do sombrite nas hastes intermediárias do gazebo, saindo do chão. Isso evita que os ventos as quebrem (pelo menos é essa a minha intenção); finalmente, prenda o teto no chão, com um arame e um gancho sem abertura, pelo mesmo motivo.

Um abraço a todos !

Editado pela última vez por Francisco Eduardo em 22.02.2009(Dom)8:45, em um total de 9 vezes.

03.02.2008(Dom)20:58
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
hehehehe
Tá na moral rapaz!! Parabéns!!

Onde comprou o gazebo?

Abração

03.02.2008(Dom)22:11
Destaque

Mensagem Gazebo
Olá Cléo ! comprei no Wal Mart aqui da Tijuca. Custou R$ 79,98. Escolhi esse porque as pernas de sustentação têm um ângulo de 90 graus, em vez de serem inclinadas, como nos demais modelos, o que iria dificultar o trabalho...

03.02.2008(Dom)22:33
Site Admin

Mensagem 
Opa, ficou muito bom...

agora é encher isso aí :wink:

Um abraço.

04.02.2008(Seg)1:17
Destaque

Mensagem Melhor parte !
É, Carlos ! essa é a melhor parte ! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

04.02.2008(Seg)7:42

Mensagem 
Ae Francisco me manda uma MP pra ver o que posso fazer pra te ajudar a crescer a sua growlist!

Abração

06.02.2008(Qua)23:18
Destaque

Mensagem Novas fotos !!!!
Olá ! estou postando as novas fotos da estufa, dessa vez com o revestimento do solo...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As plantas que estão lá não são PCs... mas estão indo bem, mesmo assim !

Um abraço a todos !

PS - Cleó, te mandei a MP, como vc pediu !

07.02.2008(Qui)15:22
Destaque

Mensagem 
cara! muito legal! ficou com um bom espaço aí! Mas diz aí, vc vai colocar todas as plantas no chão? vai utilizar mesas? vai pendurá-las?
Se vc fosse comprar tudo isso aí de argila... ia sair meio caro... :shock:

07.02.2008(Qui)15:49
Destaque

Mensagem Mesas !
Olá Alex ! eu pretendo colocar umas mesas para as PCs que ficarem em bandejas, e uns arames para as Neps, só não comprei as mesas ainda porque estou analisando os melhores materiais (e me parece que vai ser o PVC mesmo)... as bromélias e suculentas que estiverem em vasos grandes vou colocando onde der - essas estão no chão apenas para testar a funcionalidade do portão que tive de montar para a minha vira - latas não entrar... seria um genocídio com as plantas, se ela entrasse...
Quanto à argila, felizmente não tive de comprar, o arquiteto já tinha comprado quando da obra da casa, só que ele queria usar para alguma coisa com o que eu não concordei, e os sacos ficaram aqui guardados por mais de dois anos até que encontrasse uma utilidade para eles - e que utilidade !
Como já dizia minha saudosa mãe, "quem guarda acha" ! ela tinha razão !
Um abraço.

07.02.2008(Qui)18:12
Site Admin

Mensagem 
Francisco, Parabens! :D Tá ficando ótimo!!!

Você pode procurar umas prateleiras na Leroy Merlin, às vezes eles colocam em promoção...

Elas são parecidas com essa:

Imagem

E é bom por que dá pra desmontar e fazer níveis mais baixos e mais altos :wink:

07.02.2008(Qui)19:06
Responder   [ 118 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 12  Próximo