Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)15:14



Responder  [ 76 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo
 Meu mini bog (Novas fotos 13/12/2008 na página 6) 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Meu mini bog (Novas fotos 13/12/2008 na página 6)
Olá pessoal,

Em fevereiro comecei a construir um mini bog, culpa dos fóruns gringos que andei visitando, vi que isso é bem comum por lá, fiquei empolgado e decidi fazer um . O único problema é que até hoje só vi bogs de turfa e não de Sphagnum. Como eu não tinha a tal da turfa então resolvi fazer de Sphagnum mesmo, nem sei se isso se tornará um problema em breve (por causa da decomposição, ou de outro fator desconhecido por mim).

O local? Um vaso grande? Poderia até ser, mas eu queria algo que eu pudesse construir a partir do zero. No corredor externo da minha casa tem um lugar construído para abrigar os botijões de gás, e ali em cima estavam “largados” vários vasinhos de suculentas e cactos semimortos da minha mãe. Então, na intenção de melhorar o visual, resolvi construí-lo ali mesmo. Infelizmente não pega muito sol, somente na parte da manhã, mas isso pode até ser bom para algumas espécies.

A superfície media 40 cm de largura por 105 cm de comprimento. Agora, após a construção, a área útil mede 33 cm de largura por 90 cm de comprimento e tem 21 cm de altura.
Imagem

Eu mesmo assentei os tijolos (pra um técnico em informática até que ficou bom vai... rsrs) usei tijolinhos de barro e os coloquei assim virados para ocupar menos espaço, embaixo coloquei duas fileiras para reforçar. Deixei dois canos, um para drenar o excesso de água do substrato e outro para drenar a água que por acidente vazar do bog.
Imagem

Agora rebocado, com ajuda do meu pai, essa parte eu não me atrevi a fazer.
Imagem

Usei estes plásticos pretos, dobrei quatro vezes para garantir que não vaze nada.
Imagem

O maior desafio foi fixar o plástico no cano, da forma mais justa possível, já que essa parte ficará cheia de água o tempo todo e não poderá vazar. Para grudar o plástico no cano eu usei uma fita dupla face da 3M, ela tem uma cola muito forte e uma espessura maior que as comuns. Depois usei uma abraçadeira para prender tudo e evitar que alguma coisa saia do lugar. Funcionou, não vazou uma gota sequer!
Imagem

Usei Sphagnum desidratado, areia de rio, areia de quartzo, vermiculita, fibra de coco tratada, xaxim desfibrado (de um vaso velho que tinha aqui) e argila expandida.

Na parte mais baixa onde a água fica armazenada, coloquei muita argila expandida coberta com fibra de coco, e acima desta camada está o substrato principal. Tem sido bem eficiente, fica úmido o tempo todo, mas não encharcado.

Aqui já com o substrato e algumas espécies plantadas. Aqueles três vasos são para Nepenthes, as pequenas que estão em fase de roseta ainda, quando elas crescerem aí pensarei em outra coisa. O cano branco vai até o fundo do bog, é para colocar a água e dá para ver o nível também.
Imagem

Agora já com o acabamento. Para fixar o plástico na parede lateral do bog, eu usei ripas de madeira que foram presas com parafusos, ficou tudo bem embutido e escondido.
Imagem

As PC's colocadas aí são mais para testes, então coloquei as mais resistentes: D. burmannii, D. intermedia, D. capensis, D. spatulata, P. esseriana, D. muscipula, N. x arakawae, N. alata e N. gracilis.
Imagem

Alguns moradores, D. intermedia:
Imagem

Já dá até para ver o Sphagnum brotando! O vaso das Nepenthes eu coloquei dentro dos vasos do bog, ficou meio feio mas dá pra tirar a qualquer momento.
Imagem

Devido ao meu tempo escasso, demorei quase três meses para fazer tudo. Não ficou caro, devo ter gasto uns R$35,00 mais ou menos. Já tem mais de dois meses que ficou pronto mas as plantas estão meio lentas, deve ser o frio juntamente com a falta de sol (essa época do ano pega menos de 1 hora de sol por dia) no verão acho que vai pegar bem mais. É esperar pra ver.

Um abraço a todos,
Alex Moura


Editado pela última vez por Alex Moura em 13.12.2008(Sáb)12:42, em um total de 2 vezes.



22.05.2008(Qui)22:27
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem 
Muito bacana Alex, eu mesmo sempre tive vontade de ter um também
parabéns pelo projeto :wink:


22.05.2008(Qui)22:37
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
caramba véi!!
Que legal, ficou muito bonito, posso fazer um igual pra mim?

Parabéns!

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


22.05.2008(Qui)23:31
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00
Mensagens: 1076
Localização: Belo Horizonte, MG
Mensagem 
Alex Moura, parabéns pelo projeto! 1palmas

Gostei de ver o capricho ao executá-lo!

Com o passar do tempo, vai tirando fotos pra gente ver como ficará o seu mini bog!

Um abraço,

_________________
Liza Kamei


22.05.2008(Qui)23:43
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.09.2007(Dom)13:07
Mensagens: 385
Localização: Ipatinga/São João del Rei -MG
Mensagem Muito bem !
Ficou massa, várias pc's em uma única área...
Um amigo me deu (+/-) essa ideia ontem á tarde, enquanto eu mostrava minhas planta a ele, confesso que imaginava uma coisa muito estranha !
Mas agora que vi esse projeto, meus pensamentos mudaram...

Parabéns !

_________________
Rafael D. Moraes


23.05.2008(Sex)1:31
Perfil

Registrado em: 05.01.2008(Sáb)23:40
Mensagens: 102
Mensagem 
uau, bonito msm...
e parace que as plantinhas gostaram...
eu sempre quis fazer um, mais enbutido no parapeito da janela eu axo uma boa idéia + por enquanto não saiu nada pois ainda não tenho muita experiencia com essas plantinhas hehe...
tchau the + abraços...
e parabéns pelo projeto... :)


23.05.2008(Sex)11:51
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14
Mensagens: 344
Localização: Curitiba, Paraná
Mensagem 
E se fosse usado uma caixa de isopor?

Com o isolamento térmico, já que o sphagnum
vivo é um ótimo isolante, daria pra colocar uma Darlingtonias :idea:

Parabéns pelo projeto! 1palmas

_________________
Até mais,

Clayton.

Growlist e Wishlist


23.05.2008(Sex)12:41
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Falei disso aqui:

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... ght=baldes


23.05.2008(Sex)12:51
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 28.09.2007(Sex)20:15
Mensagens: 149
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
É gostei!
Apesar do trabalho, tem que ver a recompensa ao longo prazo. O fato de não ter que ficar limpando sempre (como com as bandeijas) é um enorme ponto favorável. Sem contar que não iria ter mais ninguém enchendo o saco por causa da dengue! Entretanto, temos de observar se não haverá nenhum problema, como fungos/pragas/problemas entre as pcs e por ai vai.


23.05.2008(Sex)22:07
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Bem interessante o teu 'bog',

quando o Sphagnum começar a tomar conta vai ficar beeeeeeeeemmm legal,
já pensou em umas S. purpurea ssp. purpurea e S. leucophylla por aí?

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


24.05.2008(Sáb)12:59
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 76 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB