Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)5:13



Responder  [ 120 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 12  Próximo
 sementeira e cultivadeira portátil, atualizado na pág 4 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem sementeira e cultivadeira portátil, atualizado na pág 4
Olá a todos!
Bom, vendo o tópico "Meu mini bog" do Alex Moura, me animei em fazer um, porém meu espaço não ajuda muito!
Assim passei noites pensando em alguma solução, ou adaptação no projeto que pudesse se adequar às minhas necessidades, e tive essa idéia. Não chega a ser um bog, mas funciona do mesmo jeito.
Desculpem pela qualidade das fotos, mas estava de noite, e queria montar logo para testar a umidade.

Materiais utilizados:
    Caixa de sorvete de 2 L
    Argila expandida
    Embalagem para desodorante spray (daquele tipo que se aperta)
    Substrato

Imagem

1) Cortar a embalagem do desodorante de modo que se retire a parte afunilada de cima.

Imagem

2) Fazer um corte na base da embalagem como mostrado na foto (esse corte serve apenas para possibilitar a passagem da água para a argila expandida, então contanto que isso aconteça, o corte pode ser de outra forma)

Imagem

Assim ficou a embalagem do final. Ela serve como um cano (mas reciclável).

Imagem


3) Acomodar a argila dentro da caixa de sorvete, de modo que a altura restante seja suficiente para as plantas que pretende cultivar (no meu caso coloquei uns 3 dedos de argila).

4) Depois fazer um furo (grande o suficiente para que água passe sem problemas), a um dedo de altura acima da camada de argila.
Esse furo serve para escoar o excesso de água do fundo. Coloquei ele acima da argila para que a umidade no substrato fosse ainda maior.

Imagem

5) Colocar a embalagem ja cortada no canto oposto ao furo, que o corte da base voltado para a argila.

Imagem

Imagem

6) Acomodar o substrato até altura suficiente

Imagem

Imagem

7) A água entra pelo "cano" preenche o fundo e antes que chegue à superfície, é escoada para fora pelo furo (desde que não se encha muito rapidamente).

Imagem

Imagem

Vantagens:
    É um sistema portátil e portanto pode ser mudado de lugar dependendo da quantidade de luz que a espécie exija.
    Pode suportar uma boa quantidade de plantas dependendo da espécie.
    É feito de materiais recicláveis (pelo menos esse).
    Pode ser feito com caixas mais largas ou mais altas de plástico, utilizando canos mais compridos, aumentando o volume de substrato (o que poderia ser bom iclusive no cultivo de sarracenias).
    O substrato não precisa de rega diária, funciona como um pratinho de água, mas sem o pratinho (retém bastante a umidade).
    Serve como sementeira, mas as plantas podem ser mantidas ali de modo permanente (o que é ótimo para espécies cujas raízes são muito sensíveis).
    É uma ótima alternativa contra a dengue, uma vez que não expõe a água do fundo.
    Teoricamente a cor branca da caixa combinada com argila expandida, manteriam uma temperatura não muito alta da água.
    É bastante prático do ponto de vista espacial (pode-se utilizar vários, um ao lado do outro, em um espeço pequeno).

Desvantagens:
    É inviável para espécies que não suportam solo praticamente encharcado (como nepenthes),
    Devido a alta umidade no substrato é propício o desenvolvimento de algas o que o tornam esverdeado
    (se alguém pensar em mais alguma pode dizer)

Bom, agora só falta testar em sementes de verdade. estou para receber sementes de Byblis liniflora (só falta pesquisar para saber se gostam de solo encharcado, lembro que utilizava bandeja de água, quando tive essa espécie, mas sem saber ao certo), e se conseguir montar outro, posso também testar com sementes de Drosera capensis "típica".

Espero que tenham gostado e que se animem em fazer também e testar.
Queria agradecer ao Alex por compartilhar seu projeto!
Abraços!

_________________
Imagem


Editado pela última vez por Pedro Batalha em 27.09.2008(Sáb)21:20, em um total de 2 vezes.



09.06.2008(Seg)0:15
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Adorei !
Adorei a idéia ! parabéns ! vou implementar aqui hoje mesmo... só uma pergunta: porque vc colocou o dreno ? isso é mesmo fundamental ou posso deixar o bog inundar quando chover... ou mesmo fazer o furo depois da argila, já quase na borda... será que seria prejudicial para as plantas ? grande abraço.


09.06.2008(Seg)7:31
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 31.05.2006(Qua)19:37
Mensagens: 71
Localização: Tatuí - SP
Mensagem 
Olá Pedro,
Boa idéia, parabéns!
Só por curiosidade, qual é a composição do substrato da foto?
Abs,
Andrei


09.06.2008(Seg)8:07
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14
Mensagens: 344
Localização: Curitiba, Paraná
Mensagem 
Parabéns, ficou bom.

Só achei o furo muito alto, se for deixar no sol.

Eu fiz um desse, quase igual, só que com isopor (a idéias é (era :) ) plantar D. californica, mas
tinha umas Droseras sem vaso :mrgreen: )

Ah, o tópico do Alex animou o pessoal :lol:

_________________
Até mais,

Clayton.

Growlist e Wishlist


09.06.2008(Seg)15:09
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem 
Hehehe verdade Clayton...
Pedro mto bom!!!
Da pra faze com outars coisas tb e pode usar uma mangueira para substituir o desodorante...

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


09.06.2008(Seg)15:14
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Poxa! Fiquei bem feliz de ver que vocês gostaram da minha idéia! Espero que se animem em tentar também!

Francisco Eduardo escreveu:
Adorei a idéia ! parabéns ! vou implementar aqui hoje mesmo... só uma pergunta: porque vc colocou o dreno ? isso é mesmo fundamental ou posso deixar o bog inundar quando chover... ou mesmo fazer o furo depois da argila, já quase na borda... será que seria prejudicial para as plantas ? grande abraço.


Eu coloquei para poder me despreocupar em medir a quantidade de água que coloco (normalmente faço isso à oite, e sem enxergar muito bem)... dai coloco a água, e qualquer excesso é drenado, e não preciso me preocupar em submergir minhas plantas, mas contanto que você tenha muito cuidado para nunca exceder a quantidade de água, pode ser que também dê certo sem o dreno...

Andrei escreveu:
Olá Pedro,
Boa idéia, parabéns!
Só por curiosidade, qual é a composição do substrato da foto?
Abs,
Andrei


Bom, nesse caso utilizei uma mistura de areia de construção bem lavada, fibra de casca de côco (previamente deixada de molho por alguns dias) e sphagnum (numa proporção de 2:2:1, só não usei 1:1:1 porque estou economizando no sphagnum). Nunca utilizei essa mistura antes... vou testar agora!

Clayton escreveu:
Parabéns, ficou bom.

Só achei o furo muito alto, se for deixar no sol.

Eu fiz um desse, quase igual, só que com isopor (a idéias é (era :) ) plantar D. californica, mas
tinha umas Droseras sem vaso :mrgreen: )

Ah, o tópico do Alex animou o pessoal :lol:


Só deixei o furo nessa altura para encharcar ainda mais o substrato! A altura da argila foi feita estimando uma altura restante para raízes das plantas!

Animou bastante! Hehehe!

garcia bonsai escreveu:
Hehehe verdade Clayton...
Pedro mto bom!!!
Da pra faze com outars coisas tb e pode usar uma mangueira para substituir o desodorante...


Com certeza! Só pensei no desodorante, porque não tinha uma mangueria que poderia usar, e ia ser jogado fora mesmo! A mangueira é um ótima opção se quiser fazer um sistema maior, como aquele seu projeto!

Abração e obrigado por tudo!

_________________
Imagem


09.06.2008(Seg)18:14
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14
Mensagens: 344
Localização: Curitiba, Paraná
Mensagem 
Citação:
Só achei o furo muito alto, se for deixar no sol.


Eu to meio dormindo hoje :lol:

O furo não tá muito alto, tá muito baixo, troquei as palavras :mrgreen:

Se for deixar no sol pode ser pouca água, mas depende muito da intensidade do sol
e do tempo de exposição.

_________________
Até mais,

Clayton.

Growlist e Wishlist


09.06.2008(Seg)18:19
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
entendi... mas acredite se quiser, quando fui colocar água, quase transbordou antes de ser drenada pelo furo... tem que colocar não muito rápido, mesmo com essa altura... só coloquei água na quinta de noite, e deixei a caixa ao sol direto... hj ainda estava úmido... Mas aí é questão de testar! Pode-se fazer um furo mais alto, se não der certo, é só fazer outro mais baixo... Quando puder testo para ver qual seria melhor! Abraço!

_________________
Imagem


09.06.2008(Seg)18:29
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Olha Pedro;
Valeu pela idéia, mas algumas Neps suportam sim o solo encharcado. Tenho duas N. anamensis e N. sp (híbrida N. alata X N. ?) que vivem com recipientes cheios de água o ano todo e nunca tiveram problemas, ao contrário, desenvolvem mais rápido e todos os anos tiro várias estacas e consigo muitas plantas filhas.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


09.06.2008(Seg)22:20
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Legal! Aqui nunca me arrisquei, apesar de ter percebido que a minha anamensis é bastante exigente no quesito umidade... Disse aquilo porque é regra geral no cultivo de nepenthes. Generalizei...
Talvez venha a testar isso, mas mesmo assim não me arriscaria em utilizar essa cultivadeira em nepenthes...
Abraços!

_________________
Imagem


09.06.2008(Seg)23:07
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 120 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 12  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB