Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 25.04.2024(Qui)20:48



Responder  [ 120 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12  Próximo
 sementeira e cultivadeira portátil, atualizado na pág 4 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 31.10.2009(Sáb)14:25
Mensagens: 20
Localização: Porto Alegre - RS
Mensagem 
Citação:
o ladrão vai ficar pouco abaixo da superfície do substrato, para que haja uma boa reserva de água


OK, uns 2cm abaixo da superfície do substrato está bom? É que nas fotos me pareceu estar lá embaixo, quase no nível da argila!
Valeu bode!


13.11.2009(Sex)15:10
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
É suficiente essa distância sim.

O que é importante é que quanto mais pra cima maior a reserva de água que ficará, então se colocar lá no nível da argila terá uma reserva de água pequena, se colocar quase ao nível superior do substrato, terá uma reserva maior.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


13.11.2009(Sex)18:23
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 31.10.2009(Sáb)14:25
Mensagens: 20
Localização: Porto Alegre - RS
Mensagem 
Comprei algumas sementes de drosera spatulata e intermedia, e tinha pensado em fazer um mini bog como o do Pedro Batalha, quando achei uma floreira numa loja de 1,99!!
Tinha imaginado com potes de sorvete, um pra cada, mas a floreira é mais ou menos do tamanho de dois potes, então resolvi fazer "meio a meio"! Menos trabalho...

As fotos não estão grande coisa porque só tenho camera do celular, mas dá pra ver...

A floreira:
Imagem

Pra começar tinha quatro furos embaixo, mas eles vem tapados, só tem uma "marca" onde se destaca os furos, então escolhi um que estivesse ainda inteiro!
Imagem

Vedei os furos com silicone, pra garantir:
Imagem
(depois de pronto, já com água ficou vazando muito de leve, notava que estava molhado embaixo, aí tapei com silver tape e não vazou mais)

Para a entrada da água usei uma dessas "torres" de aquário, que eu tinha sobrando aqui de um aquário jurássico desmontado! :D
Imagem

Cortei fora a saliência do topo da torre, pra ficar encostado no fundo do bog
Imagem

Ficou assim:
Imagem

Usei argila expandida no fundo com uma rede dessas de frutas por cima, pra evitar que o substrato "afundasse" na argila e para não entupir a torre:
Imagem

Ficou assim:
Imagem

Pro substrato usei sphagnum seco esterilizado (com água fervente) com uns 30 ou 40% de areia de construção bem lavada (só porque não tinha o suficiente pra encher o bog só com sphagnum), e por cima uma camada só de sphagnum puro!
Imagem

A entrada da água:
Imagem

Fiz ainda uma tampa para a entrada de água, pra não evaporar água por ali:
Imagem

Fiz o furo do "ladrão" a uns quatro centímetros da superfície
Imagem
Depois achei que ficou muito embaixo e que podia ficar muito seco! Tapei o furo com silver tape e fiz a um dedo da superfície! O suficiente pra não "lavar" as sementes e pra ficar bem úmido!

Por fim, vou deixar numa parte da sacada aqui de casa que não pega sol direto, mas por via das dúvidas tapei com filme plástico com alguns furos, só pra garantir se chegar a chover em cima (acho que não chega a molhar onde vai ficar o bog, mas só pra garantir)!
Imagem

Agora, até começar a brotar, deixo na sombra? A partir de quando posso deixar no sol?
Minha sacada pega sol da hora que nasce (umas 6:30 mais ou menos) até 13:30 aproximadamente! É o suficiente pras droseras?

Era isso!
Abraços!


05.12.2009(Sáb)15:27
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 05.11.2009(Qui)16:59
Mensagens: 287
Localização: Sorocaba - SP
Mensagem 
da pra fazer isso com sementes de utricularia também?


05.12.2009(Sáb)16:12
Perfil

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem Sandropriebe
Não sou o mais experiente, mas vou dar uns palpites:

- O cano de abastecimento pode ser cortado para ficar no mesmo nível da borda da jardineira ou um pouquinho abaixo (fica mais estético e dá para cobrir tudo com filme plástico sem precisar fazer um rombo). A tampinha também evita a entrada de mosquitos (eles desovam no reservatório).

- Pode fechar o bog com filme plástico sem furos porque a alta umidade favorecerá e muito a germinação (também evita a invasão de mosquinhas oportunistas e suas horríveis larvas).

- Deixe num local com muita, mas muita luminosidade, mas sem sol direto. Os seedlings são sensíveis e o sol ia cozinhar tudo.

Seu projeto está muito legal. Parabéns!


05.12.2009(Sáb)17:05
Perfil

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem Celso
Dá sim, e elas germinam em menos de 45 dias (para Utricularia arenaria). Boa sorte!


Editado pela última vez por Ian em 05.12.2009(Sáb)20:58, em um total de 1 vez.



05.12.2009(Sáb)17:07
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 31.10.2009(Sáb)14:25
Mensagens: 20
Localização: Porto Alegre - RS
Mensagem 
Valeu Ian!! :D

Pensei em cortar o cano, mas achei assim mais prático, vai que depois as plantas cresçam e o cano fique muito baixo? Mas tá anotada a dica, mais adiante se eu achar melhor eu corto! ficaria esteticamente melhor mesmo!

Fiz os furos pra dar uma ventilada, sei lá, não fica muito abafado com o filme sem furos?

Como seria muita luminosidade mas sem sol direto? Eu deixo na sacada porém no chão, não no parapeito! Fica onde o sol não bate (na sombra na verdade)!


05.12.2009(Sáb)17:12
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Sandro, pode expor a jardineira ao sol já, não precisa esperar germinar. Até ajuda na velocidade da germinação um pouco de sol direto, mas em horários que ele esteja mais fraco. Esse horário que pega sol ai na sua sacada é suficiente sim, mas provavelmente elas vão ficar verdes e não vermelhas como a maioria das pessoas quer.

Parabéns pela jardineira, esteticamente ficou muito bonita e vai dar bons resultados. Você plantou duas Droseras invasoras, então cuidado, eu fiz o mesmo que você a uns meses atrás, hoje a jardineira está entupida de D. intermedia, D. burmannii e D. spatulata, se bem que depois que elas ocupam todo o espaço fica um tapetinho verde, bem legal. Mas quando florirem, mantenha longe dos vasos que você quer que não sejam invadidos por essas PC's invasoras.

Abraços

_________________
Imagem


05.12.2009(Sáb)17:31
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 31.10.2009(Sáb)14:25
Mensagens: 20
Localização: Porto Alegre - RS
Mensagem 
Valeu Mauricio!
Eu só tenho um vaso com uma dionaea além desse micro bog! Pode deixar que quando florir eu deixo longe! :wink:
Mas sete horas de sol não são o suficiente pra deixá-las vermelhas?? :(
E a dionaea, também não ficará vermelha com esse tanto de sol? Ela está lá a dois meses, mais ou menos, mas não tem feito muito sol esse tempo todo por aqui! Agora que está melhorando, e estou notando que as armadilhas novas estão ficando mais "rosadas", mas nada de VERMEEELHO ainda!
Bom, paciência, me mudar ainda não dá! :lol:

Abraços!


05.12.2009(Sáb)17:58
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Olha, tem umas Droseras aqui que eu posso deixar o dia inteiro no sol, elas ficam até rosadas, mas vermelhas não. E se elas ficarem sem um dia de sol, já ficam verdes denovo. Pra você ter uma idéia, minhas Dionaeas estão ficando no telhado de casa pra pegarem o maior tempo possível de sol direto e mesmo assim só estão rosadas. Vária muito da genética da planta viu, entre outros fatores claro. Com esse período de sol elas vão ficar saudáveis, mas acho que não vão ficar muito vermelhas não.

Abraços

_________________
Imagem


05.12.2009(Sáb)18:06
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 120 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB