Olá ! como a vida de um advogado (principalmente quando consegue trabalhar em casa) é, normalmente, uma loucura, há semanas em que não tenho tempo nem para piscar, e outras em que não tenho nenhum prazo para cumprir... então, nada melhor que dar uma de Professor Pardal no jardim; como aqui no forum o pessoal gosta dessas invencionices, estou postando algumas imagens. Se outra utilidade não tiverem, pelo menos servirão para que ninguém se envergonhe de tentar fazer...
1. O Tanque/fonte da estufa:Como usei a jardineira que mantinha na estufa como fonte para montar um bog, comprei uma caixa d'água de fibra de 310 litros (
e transportei num ford ka até em casa) para substituil-a, imaginando que a maior quantidade de água na fonte poderá propiciar uma maior umidade... montei um filtro numa garrafa pet (camadas de lã acrílica, areia, cascalho e carvão ativado) e coloquei o gargalo na parte inferior da bomba (uma SarloBetter 650) para que a água entre pelo filtro e saia depois de filtrada... também coloquei umas pedrinhas de dolomita no fundo, para alcalinizar a água - e, logicamente, uns peixinhos (não aparecem nas fotos porque se escondem quando chegamos perto)...

O único problema é que a caixa d'água é muito feia, e vou ter de revesti - la. Isso não seria muito difícil, se não pretendesse usar algum revestimento não imobilizado (ou seja, não vou fazer uma parede e assentar pedras ou tijolos maciços, porque depois não posso mudar a fonte de lugar, se quiser fazer isso)... alguém teria uma sugestão de revestimento "retirável" ??? seguem as fotos da vista de fora... a cadeira, está ali porque as nepenthes são uma ótima companhia para escrever... descobri isso quando, para trabalhar no novo livro, precisei me afastar do telefone um pouco e fui para a estufa...

2. O Lago do jardim:A intenção não é montar um lago grande, ou muito fundo ! é, apenas, de fornecer um visual interessante ao jardim, e de atrair animais como pássaros (que venham beber água), sapos (eventualmente virão da reserva), etc, para animar o ecossistema ... foi realizado por mim e pelo meu assecla
Marcelo, o faz - tudo daqui da rua, que, além de adorar jardinagem, tem a
vantagem (?) de ser ainda mais louco que eu... formada a quadrilha com a minha esposa, que adora tudo que seja vivo e possa ser cultivado ou criado, tocamos o projeto... o material é singelo: oito metros quadrados de plástico grosso que comprei na
Casa da Borracha do
SAARA, aqui no Rio, por módicos R$ 10,00 e disposição para cavar:

Uma vez mais, o problema do revestimento... tenho de tentar fazer esse plástico, que só existia transparente, desaparecer... mas isso é uma outra etapa...
Finalmente, pra não dizer que não falei das flores, uma suculenta não identificada floriu...

Aceito todas as críticas, observações e sugestões, porque, aqui, aprendo muito para essas invenções e projetos !
Grande abraço a todos.
PS - A próxima loucura será montar um carramanchão... consegui a madeira das sobras da obra da casa, e estou trabalhando nela, porque estava servindo como sustentação da laje da segunda cisterna (tenho duas, sofro de fobia a falta de água)... se tudo correr bem e nenhum cliente tiver problemas urgentes, até o final da semana posto as fotos da "construção"... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs...