Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)18:29

Responder  [ 9 mensagens ] 
 Vidro, plástico, acrílico ou sombrite ? 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Vidro, plástico, acrílico ou sombrite ?
Olá ! em face das novas estufas que o pessoal tem montado, me atrevo a fazer uma pergunta: qual a diferença no uso desses materiais acima quando de sua construção ?
E, afinal, como posso saber qual o plástico para estufas ??????????????????????????
Grande abraço a todos !

01.10.2008(Qua)18:18
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem Francisco
Existem empresas que produzem plásticos especiais para estufas (com filtro UV, alta durabilidade, etc.), mas para uso caseiro até plástico grosso de embalagem de colchão serve. No seu caso, como o Rio é uma cidade muito quente é melhor usar sombrite, porque protege do sol sem impedir a ventilação. O teto pode ser plástico (ou plástico + sombrite) para proteger da chuva. Lembrando que a estrutura deve ser forte o suficiente para suportar as alterações climáticas bizarras que acontecem ao longo do ano (ventos muito fortes, chuvas torrenciais, granizo, calor extremo) que sempre pegam a gente de surpresa (derrubando, quebrando, queimando e matando as plantas). Tem uns tópicos no fórum sobre a montagem de estufas, vale a pena conferir. Um abraço.

01.10.2008(Qua)23:32
Destaque

Mensagem Olá !
Olá Ian ! obrigado pela sua resposta ! na verdade, já tenho uma estufa, que montei com uma estrutura de gazebo, por ser de metal e que é revestida de duas camadas de sombrite 50% sobrepostas no local das neps. Quando montei a estufa, todas as plantas ficavam nela, portanto também as dionaeas, as droseras e as sarracenias. Depois, baseado no projeto do Pedro Batalha do Mini Bog, montei dois "bogs jardineiras" em outro lugar para as últimas, de forma que, na estufa, restaram as neps... todos esses projetos se encontram aqui no forum, entendo minha obrigação compartilhar aquilo que consigo montar, porque foi aqui que eu aprendi quase tudo que sei a respeito das PCs.
Na verdade, a minha dúvida é a seguinte: como posso saber se um plástico, que se encontra no mercado, se presta à montagem de uma estufa ? como saber se ele é benéfico para as plantas ou se, pelo contrário, ele será prejudicial para elas ?
Também gostaria muito de saber qual a razão de, em lugares como o Jardim Botânico, por exemplo, as estufas serem montadas com placas de vidro ou de acrílico. Imagino que seja para aumentar a temperatura interna, mas seria apenas para isso ?
Se vc puder me ajudar nisso, agradeço imensamente.
Um grande abraço.

02.10.2008(Qui)8:43
Site Admin

Mensagem Re: Olá !
Olá Francisco,

Francisco Eduardo escreveu:
Na verdade, a minha dúvida é a seguinte: como posso saber se um plástico, que se encontra no mercado, se presta à montagem de uma estufa ? como saber se ele é benéfico para as plantas ou se, pelo contrário, ele será prejudicial para elas?

Existem plasticos próprios para estufa, na embalagem vai estar escrito... vc tem que procurar nas lojas corretas :wink: (no leroy merlin vende esse plastico).

O plastico será benéfico se você tomar cuidado com a própria estufa, por exemplo, se fechar a estufa inteira com o plástico, ela irá aquecer bastante. Então você tem que ficar de olho nas plantas pois elas mostrarão sinais (bons ou ruins) na 1ª semana.

No caso da sua cidade acho que vale a pena usar o sombrite nas laterais e plastico+sombrite no teto (pelos mesmos motivos que o Ian citou). Mas não coloca um sombrite muito fechado por que dá muita sombra e as PCs não gostam tanto... mesmo as Nepenthes.

Francisco Eduardo escreveu:
Também gostaria muito de saber qual a razão de, em lugares como o Jardim Botânico, por exemplo, as estufas serem montadas com placas de vidro ou de acrílico. Imagino que seja para aumentar a temperatura interna, mas seria apenas para isso?

Eu acho que é por que dura muito mais e tem a estética muito melhor :wink: Além de manter melhor a umidade e deixar a temperatura alta.

Como são locais de visitação, acho que é necessário usar materiais mais duráveis.

Essas estufas não têm apenas vidro ou acrílico, geralmente eles colocam aspersores automáticos, controladores de temperatura e etc. Então é um conjunto de fatores que possibilitam que eles usem estes materiais. Mas o mais importante é que são muito mais caros!

Um abraço :)

02.10.2008(Qui)11:59

Mensagem Francisco
Ah sim, agora que eu entendi, me desculpe o mal entendido. Procurei no fórum o seu projeto (eu ainda não tinha visto) e a meu ver está excelente! Ficou bonito e funcional. Também acho que a Liza respondeu lindamente as suas dúvidas. Procurei na net uns sites sobre filmes e telas para estufas, talvez sejam úteis (realmente é um setor altamente especializado):

http://www.plastisul.com.br/estufas.asp
http://www.poliagro.com.br/wiki/index.p ... enuSection[]=Produtos&menuSection[]=Agro-filmes
http://www.caquin.com/nuevo/portugues/i ... Itemid=147
http://www.solpack.com.br/hotsite2_/ind ... _agricolas

Grande abraço. :wink:

02.10.2008(Qui)19:56
Destaque

Mensagem Plásticos
Olá Ian ! muito obrigado pelas dicas ! realmente, acho essa questão do plástico bastante complicada, no final das contas. Tenho receio de, usando o material errado, prejudicar o desenvolvimento das plantas, em vez de ajuda-lo... mas, como com o sombrite tem funcionado bem por aqui, é melhor não mexer em time que está ganhando...
Grande abraço.

06.10.2008(Seg)7:54
Destaque

Mensagem Retomando o tópico !
Olá ! estou precisando instalar uma estrutura de suporte para as neps na estufa (o peso dos vasos está danificando a estrutura do gazebo, que é de alumínio). Como vou faze - la de madeira, surgiu a dúvida cruel: seria melhor fazer toda a estrutura da estufa, substituindo o gazebo, para colocar, além do sombrite, plástico, vidro ou acrílico ? ainda estou com dúvidas quanto à funcionalidade desses materiais...
Grande abraço a todos !

11.11.2008(Ter)11:27

Mensagem 
em relação ao plastico eu não sei muito...mas sobre o vidro e o acrilico eu posso fala um pouco...vo comparar os dois(vidro e acrilico)
Vidro (V) X Acrilico (A)
Boa resistencia a peso(V). Tem quer um boa espessura para restir como o vidro(A). Não amarela com o sol(V).Com o tempo amarela com o sol(A). Tem trasparencia de cerca 80% da luz(não tenho certeza sobre isso)(V). Tem trasparencia de cerca de 98% da luz(A). Manutenção facil(V). Manutenção media/dificil (você não pode usa alguns Produtos quimicos por causa do pode abrasivo,podendo danifica o acrilico)(A). Dificil de risca(V). Facil de risca(A). Pesado (claro, ser for um pedaço pequeno vai ser leve!)(V). Leve(A). Não maleável(V). Bem maleável (da ate para fazer um quase trovão com ele :D)(A).

Espero que tenha ajudado em alguma coisa...e se eu falei alguma coisa errada podem me corrigir...boa sorte na escolha do materia...e post algumas fotos!! :D

11.11.2008(Ter)13:12
Destaque

Mensagem Filme para estufas !
Olá Lucas ! obrigado pela sua ajuda e me desculpe por ter demorado tanto a responder ao tópico. Preferi usar filme especial para estufas, junto com sombrite. Costurado nas laterais fica muito resistente - deu uma ventania muito forte aqui, as hastes do gazebo quebraram por estresse, mas o plástico nem pensou em rasgar - e ainda aguentou muita chuva no teto, e foi só sacodir depois que ela acabou... estou corrigindo alguns problemas da estrutura da estufa, que é de gazebo e já tem quase um ano que está montada, mas espero manter esse revestimento mesmo, porque parece estar funcionando muito bem.
Um grande abraço,
Francisco

04.12.2008(Qui)11:39
Responder   [ 9 mensagens ]