montei uma pequena estufa com microaspersores nebular onde venho observando grande melhora nas plantas devido a umidade que e fornecido a elas, feita toda de tela devido ao clima quente da regiao e na parte de cima usei sombrite com 70%.
foto de toda a estufa, nas laterais tela verde para ventilar melhor as plantas.
coloquei os aspersores no meio das plantas, formando a nevoa de baixo para cima.
nas nepenthes ele foi colocado na parte de cima.
aspersores ligados.
para terminar, coloquei fotos antes e depois da rega.
as nepes estao se desenvolvendo muito bem.
aconselho a quem poder fazer uma que faça, depois vou atualizando as fotos das plantas.
Editado pela última vez por nivaldo falcao em 25.12.2008(Qui)21:00, em um total de 1 vez.
29.09.2008(Seg)14:18
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
É isso ai rapaz, to gostando de ver. A galera tá investindo mais em suas coleções, daqui a pouco serão os gringos que invejarão nossas coleções! Parabens nivaldo!
Meus aspersores são diferentes dos seus, o jato é mais forte e a impressão é de neblina densa...
abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
esse microaspersor que uso joga muito poca agua, a vazao dele e de 7,5 litros por hora, forma uma neblina muito fina mesmo.
_________________ Abraço. Nivaldo Falcão
29.09.2008(Seg)15:38
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Parabéns !
Parabéns Nivaldo ! muito interessante o projeto, sobretudo no tocante à distinção no direcionamento da irrigação das neps e demais plantas ! muito bom mesmo ! grande abraço.
tava pensando em colocar prastico nas laterais, so fico com medo de ficar muito quente, preferir colocar so tela e em cima vou colocar um toldo onde eu possa fechar para evitar a chuva direta.
_________________ Abraço. Nivaldo Falcão
30.09.2008(Ter)13:19
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Aspersores
Olá Nivaldo ! esses aspersores são daqueles tipo "neblina" ? estão colocados diretamente sobre as neps ? me desculpe estar perguntando tanto, mas gostaria de trocas experiências com os colegas de forum que, como eu, montaram sistemas de irrigação... assim, chegamos mais facilmente ao modelo ideal ! Grande abraço.
Sempre tive uma dúvida com relação à estufas... como propiciar um ambiente adequado para plantas que gostam de luz indireta, e portanto precisam de sombrite, com outras com gostam de sol direto... nesse caso percebi que o sol fica longe das byblis, dionaeas, etc... me corrija se a impressão está errada, e caso elas estejam mesmo em sombra não estão apresentando problemas com isso?