Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)2:51



Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 unidade de resfriamneto para pc's 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Opa, não tinha visto isso. não sei o quao facil/ barato é de comprar e instalar células peltier. Mas sei dizer q Peltier é o sistema usado em mtos equipamentos biomédicos e de pesquisa como termocic;adores, q precisam resfriar e aquecer rapidamente.

Abs,
Fernando

P.S. Mas novamente vou insistir: sai muito caro cultivar plantas q não se adaptam ao clima local! Portanto, ao menos q queiram ter uma conta de eltricidade bastante alta, vcs deveriam se especializar nas plantas q crescem bem nas suas respectivas cidades...


07.10.2010(Qui)13:57
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19
Mensagens: 571
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem 
nesse link do mercado livre tem as seguintes caracteristicas do produto.

com a peltier você poderá :
Resfriar : Adegas,Bebedouros,Prototicos de Ar Condicionado,Áquarios,Bebidas em seu carro. e Aquecer seu café
Gerar Energia : A Peltier demonstrase com maior eficiencia em comparação as fotovoltaicas,além de poder ser ultilizada em sistemas compostos para reaproveitação da energia termica.

Usos diversos : sua mente é o limite.

Modelo : 90 Watts reais, 1,5 amp , 0 à 15 volts. tec 12706


so não sei o gasto de energia, se alguem souber dizer.

_________________
Abraço.
Nivaldo Falcão


07.10.2010(Qui)14:01
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 27.11.2009(Sex)11:24
Mensagens: 247
Localização: Toledo - Paraná
Mensagem 
Nivaldo: "Modelo : 90 Watts reais, 1,5 amp , 0 à 15 volts. tec 12706 "
1,5A x 15v = 22,5Watts... esta errado a descrição do anuncio.
Tenho uma pastilha peltier ainda em uso, e já usei muitas e posso dizer, para vocês terem idéia, um bebedouro dos novos, utiliza uma pastilha de 96W ou seja, 12v por 12A (média), demora em torno de 2 horas para refrigerar 3 litros de água.
Outra coisa que acho que não foi comentada, células peltier em termos, não esquentam ou esfriam, elas transferem a temperatura de um lado para o outro. A maioria delas trabalha com uma diferença (delta) de temperatura de aproximadamente 30°C, ou seja, de um lado 30°C d outro 0°C, agora, se você não esfriar o lado "quente" da pastilha, ela vai esquentar tanto e vai derreter. Se o lado quente dela ficar a 0°C o lado frio tenderá a chegar a -30°C (claro que nessas proporções será impossível chegar a essa temperatura e o consumo de energia será imenso).
Utilizei células peltier por um ou 2 anos, para 2 finalidades: refrigerar um watercooler de computador e refrigerar diretamente o processador do computador. Além de precisar de uma fonte de energia boa, os riscos de uma pastilha mal isolada, ou de um sistema monitor mal feito, são grandes. Hora que a pastilha "queima", ela esquenta ambos os lados, e se você não está por perto..... teremos sopa de plantas carnívoras para a janta.
Um calculo interessante:
W=P.T, onde:
W - energia consumida;
P - potência do eletrodoméstico considerado;
T - tempo de utilização do eletrodoméstico.
Potência não é os, digamos, 96W da pastilha, e sim uns 96Watts + 10-15% da transformação de 110/220 em 12V, no total 110,4W. Quanto ao tempo: 16 horas (a noite talvez não seja necessário) X 7 dias da semana: 112 horas X 30 dias do mês : 3360 horas X 110,4W = 370944Watts / 1000 (energia é cobrada em KWatts = 370,944KWatts/Mês, aqui no Paraná, se não me engano esta R$0,45 o KW, um total de R$166,92 por mês (acho que é isso, estou fazendo de cabeça os calculos). E garanto que uma pastilha não é suficiente para mais de 1 planta, as vezes, nen para uma dependendo do ambiente.

PS. "À eu tenho um bebedouro aqui em casa e não deu tudo isso a mais na conta de luz". O bebedouro não fica ligado 24hrs e tem um sistema com termostato para ligar quando chegar uma determinada temperatura. A cuba de agua gelada fica isolada dentro do bebedouro mantendo ele mais tempo desligado. Agora pegue um bebedouro e deixe aberto ao ambiente.

_________________
Alguem anda me devendo umas sementes .....


07.10.2010(Qui)15:06
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
muito interessante rodrigobad este assunto me interessa muito... eu tinha uma ideia de conseguir um motorzinho de frigobar e instalar ele ao lado da estufa e alongar aqueles filamentos de cobre para dentro da estufa... e colocar um termostato de forma que a temperatura não passase de 20 ou 24ºC... mas até hoje tenho só estou com esta ideia na cabeça, quem sabe um dia eu realizo esta façanha que acredito que não seja tão difícil... é bem mais faceis e acredito mais baratas que estas pastilhas...

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


14.10.2010(Qui)18:32
Perfil ICQ YIM

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Algum de vocês já testou usar aquelas mini adegas elétricas? Pelo que eu saiba, dá pra controlar a temperatura e como tem a porta transparente, dava pra colocar as lâmpadas do lado de fora...
Talvez desse certo....

Abraço

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


14.10.2010(Qui)21:19
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 23.01.2010(Sáb)3:48
Mensagens: 104
Localização: Cayenne - French Guyana
Mensagem 
Bomdia foristas,

I was living in Europe years ago, before I came to south America.
in France were I lived, I used to grow Nepenthes, highland and lowland species, and also Heliamphora.
here are some rare pics of my oldest lowland installation :
http://www.forumcarnivore.org/ftopic124.php

I tried different systems to grow these plants, and with the climate that we have, it is impossible to grow exotic plants without a special installation.
I had a terrarium dedicated to highland neps, and another one dedicated to lowland neps.

I started with terraria made of glass, but this material is expensive, and delicate to handle. so I decided to use compressed polystyrene plates. this stuff is used in housebuilding, to isolate from the cold, or from the heat.
the best system to refrigerate that I have found was to use an old refrigerator...it is not too expensive (you can find them for free, sometimes) and it is rather easy to install.

I am on a french CP forum, and of course we talked about every system that is possible to imagine : some of us tried Peltier Cells, others tried systems like the one described on the english forum...Peltier Cells are fragile, and you need many cells to refrigerate a terrarium for example : one is not enough !
an installation like the one on the english forum is the best you can make, but it is the most expensive. and you need technical skills, because you will have to build the installation yourself.

using an ancient refrigerator is an interesting option : what you need is the refrigeration system, for doing this you will have to extract it from it's cabinet....it's a bit difficult, but at the end, you just need to install the system in the terrarium (you dont need to unwire any electrical cable, and you dont need to have technical skills here...) after that you plug it in, an your neps will have a cool night !

here are some pictures of a refrigerator with it's insulation removed :
http://www.forumcarnivore.org/ftopic19725.php

a system that use an old refrigerator + watercooling :
http://www.forumcarnivore.org/sutra197206.php#197206

but....cultivating exotic plants is a cost full hobby, never forget it !
(but your plants need what they need to grow...)


16.10.2010(Sáb)0:29
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
hum... então a minha ideia foi a melhor como o Patrice disse eu eu também concordo a geladeira velha é a melhor forma de resfriar forçado as nossas estufas mas lembrando-se de colocar um termostato para ligar e desligar a certa temperatura.

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


16.10.2010(Sáb)15:49
Perfil ICQ YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 27.11.2009(Sex)11:24
Mensagens: 247
Localização: Toledo - Paraná
Mensagem 
Só que dependendo da geladeira, ela te custa uma boa quantia de dinheiro por mês... :?

_________________
Alguem anda me devendo umas sementes .....


16.10.2010(Sáb)16:15
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 23.01.2010(Sáb)3:48
Mensagens: 104
Localização: Cayenne - French Guyana
Mensagem 
bomdia foristas :

rodrigobad :
Citação:
Só que dependendo da geladeira, ela te custa uma boa quantia de dinheiro por mês...

of course ! but if you want to cultivate highland Nepenthes and if you don't live in a country with the same temperature average as the one in Borneo or what else, then you will have to build a special construction. you can don nothing against that :?
depending on the country in witch you live, this installation will be expensive, or very very expensive....you can build a cabinet by using insulation plates, as I said before : you will insulate the cold part of the terrarium from the hotter outside, and this is one way to save money....

as I lived in Europe, I visited many installations...you can not imagine how difficult it can be to cultivate some plants : you must keep in the eye that the plants we are cultivating are highly adapted plants, and that the "average" of temperature, light, soil etc is very short, or small....at a certain point, it's a must :roll:

Northon Bruno :
Citação:
hum... então a minha ideia foi a melhor como o Patrice disse eu eu também concordo a geladeira velha é a melhor forma de resfriar forçado as nossas estufas mas lembrando-se de colocar um termostato para ligar e desligar a certa temperatura.

yes, your idea is very interesting, but as I said before, it's not given to everybody to build such a complex installation.

and as you also said, you will have to use an external thermostat to control the inner temperature of the terrarium : it does exist thermostats with a remote thermal sensor. I bought one for less than 15 euro. this kind of thermostat is interesting because you can control a power-contactor to start the refrigation unit with it's in-built contact.


17.10.2010(Dom)22:06
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Patrice escreveu:
... a system that use an old refrigerator + watercooling :
http://www.forumcarnivore.org/sutra197206.php#197206

but....cultivating exotic plants is a cost full hobby, never forget it !
(but your plants need what they need to grow...)

Hello, Patrice!
Wonderful work! I guess the system works very well!
Cephalotus is growing very good!
But, I only can't understand a little thing: why Nepenthes X hookeriana (an extreme lowland hybrid, from warm places) would need refrigeration to grow...? :shock:
Hugs!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


18.10.2010(Seg)7:52
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB