Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)18:27

Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Desmineralizador de água - novo modelo pag 2 ! 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Desmineralizador de água - novo modelo pag 2 !
Olá ! navegando na internet, encontrei esse anúncio. O produto parece ser interessante, e o custo não é dos mais elevados. Alguém saberia me dizer como isso funciona e se realmente pode ser útil para as PC's ? segue o link

http://www.classificados-brasil.com/meu ... 74737.html

Editado pela última vez por Francisco Eduardo em 23.01.2009(Sex)6:52, em um total de 1 vez.

18.01.2009(Dom)12:52
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Olá Francisco Eduardo!

(P.S. Vi que você está no Rio, acho que deve ser possível encontrar alguém que produz deionizadores lá também... seria bem melhor, sobretudo se tiver necessidade de assistência técnica!!!)

Parece ser um deionizador por troca iônica (de fundo de quintal, cuidado). Basicamente a água passa por uma resina que troca qualquer ion positivo por H+, e por uma outra que troca qualquer íon negativo por OH-. Ou seja, as resinas absorbem os sais e "devolvem" em troca íons de água (H+ + OH- = H2O). A água, quando as resinas são novas, sai de pureza comparável com a destilada. Geralmente a troca pot H+ é mais eficiente, assim, a água sai em pH ácido (o que, por que entendo de PC, é bom). Mas tem que trocar ou regenerar as resinas de vez em quando, dependendo do uso.

É difícil dizer, mas naquele sistema da foto parece que as resinas sejam separadas, uma por balde - o que não é tão mal, afinal pode facilitar a regeneração. Mas seria bom ter também um filtro em entrada, até de carvão mas pode ser um filtro simples que elimine a sujeira que pode vir da torneira. Seria legal ter um medidor de resistência para verificar a qualidade da água (ajuda a saber o momento de regenerar ou trocar as resinas). É bom tambem comprar um papel medidor de pH para conferir que tudo esteja OK.

Poderia perguntar ao fornecedor:
1) Que tipo de sistema usa, resinas separadas ou leito mixto?
2) tem um filtro em entrada?
3) tem um medidor de resistência em saida? (pela foto, não tem)
4) Cada quanto tempo é aconselhavel trocar ou regenerar as resinas? (ele vai te perguntar, "quantos litros por dia está pensando em produzir?")
5) quanto custa a troca ou a regeneração das resinas?

Eu não sei quantos litros por dia de água destilada você usa - acho que a compra vale ou não a pena dependendo deste fator.

18.01.2009(Dom)15:06
Destaque

Mensagem 
Oi Francisco,
É +/- isso que o Roberto falou...
O processo de desmineralização/deionização, remove os sais dissolvidos na água, produzindo água deionizada, dando-lhes uma pureza iônica superior a da água destilada, este tipo de tratamento trabalha com resinas de troca iônica, onde temos a substituição dos íons catiônicos (Ca, Mg, Na), por íons hidrogênio e os íons aniônicos (Cl-, SO4, CO3, SiO2, HCO2, CO2, NO3) por íons hidroxila.
O ideal é alimenta-lo com água destilada, por isso vc teria que ter um destilador, e/ou um reservatório ligado direto ao desmineralizador.
Realmente, teria que ter mais informações sobre ele mesmo, a vida útil das colunas, se vc pode "trocá-las".. etc. Mas...
Na minha opinião, não tem muita utilidade para as pc's não, a não ser que vc tenha um "laboratório" em sua casa, e nessecite de água de alta pureza, mesmo assim esse desmineralizador está com muita cara de "gambiarra"!

18.01.2009(Dom)15:46

Mensagem 
É um sistema de ozmose inversa

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

18.01.2009(Dom)16:55

Mensagem 
Aqui em casa tenho um, mas como comecei agora com plantas carnívoras ainda não tentei usa-lo... :p (Ainda estou esperando chegar as sementes que comprei pela internet !! :p )

Meu pai usa ele para fazer espelhos de telescópio onde a água precisa ser destilada, e quanto mais pura melhor. Assim ele pegava água filtrada, e depois a passava pelo aparelho. Lembro que quando mais novo ele quebrou um aparelho, e pediu para que eu saísse de perto, rapidamente ele limpou, depois me disse que aquela substância é cancerígena. Mas os de hoje em dia não devem mais utilizar essa resina.

Aqui: http://www.thereefs.com.br/deionizador.htm é o projeto de construção de um, vale a pena dar uma lida.

Abraços

18.01.2009(Dom)18:13
Destaque

Mensagem 
Olá vshg ! muito obrigado pelo projeto ! a minha única dúvida - que existe mesmo pela ignorância total acerca do sistema é a seguinte: o ritmo de saída da água desse aparelho é lento ou rápido ? sim, porque, se for rápido como num filtro, posso manter a irrigação da estufa como ela está - ligada diretamente na caixa d'água... mas se não for assim, vou ter problemas se quiser montar um... terei de desfazer esse sistema e montar uma caixa só para as PCs...

19.01.2009(Seg)20:44

Mensagem 
Bem pensado Francisco!!!
não da para fazer um caseiro ?

19.01.2009(Seg)20:45
Destaque

Mensagem 
Citação:
Bem pensado Francisco!!!
não da para fazer um caseiro ?

Parece que sim...

Citação:
Aqui: http://www.thereefs.com.br/deionizador.htm é o projeto de construção de um, vale a pena dar uma lida.

Grande abraço.

19.01.2009(Seg)20:49

Mensagem 
Parece eficiente mas muito complicado...

19.01.2009(Seg)21:01

Mensagem 
Pessoal, acho que posso contribuir com o tópico...

Francisco Eduardo, eu penso que o fluxo de água que você terá na saída do deionizador será maior se vc tiver uma pressão maior na torneira (lógico isso neh? :? )

Quanto a construção do deionizador, penso que o mais difícil, além de encontrar o material, será fazê-lo de maneira que possa ser desmontável para limpeza ou substituição, mas que não tenha pontosde vazamento de água, e pra isso acho que vale a pena ver esse lionk sobre a construção de um canister (que por sinal, já estou a caminho do meu 8-) ) http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... hp?t=12208

Valeu galera

19.01.2009(Seg)21:21
Responder   [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo