Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)11:01



Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Meu viveiro - atualizado no final da pagina 02 :p 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23
Mensagens: 414
Localização: Manaus / AM
Mensagem Meu viveiro - atualizado no final da pagina 02 :p
Bom,
Buscando o melhor iniciei a contrução de um projeto de um viveiro, algo parecido com uma "green house", talvez até possa ser chamado de um "hibrido de viveiro com green house" :lol:
Abaixo posto fotos recentes (02-02-09), onde a estrutura de madeira esta erguida, faltando somente algumas "ripas", prateleiras, porta e vernizes ipermeabilizadores. Depois vem a estapa de instalação de telas, plástico agricula (0,15), sombrite (50%) e alguns outros detalhes. Em Breve posto aqui as dimenções detaladas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bom, é isso aew, em breve posto fotos do andamento.

abraços

_________________
:)


Editado pela última vez por Daniel Souza em 10.10.2011(Seg)22:29, em um total de 6 vezes.



02.02.2009(Seg)16:38
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23
Mensagens: 414
Localização: Manaus / AM
Mensagem 
Olá ao amigos foristas
Depois de mais de um ano do inicio desse tópico, dou continuidade a ele mostrando a parte externa do meu viveiro. :lol:
Ao fazer uma estrutura de relativo grande porte, deve-se ter em mente que os gastos nela serão bem maiores, e o trabalho no aperfeiçoamento tambem é grande.
Bom, a frente recebe todo o sol vespertino, e isso foi um problema serio que enfrentei pois mesmo 4 camadas de sombrite ainda entrava muito sol e o calor interno no viveiro era muito alto, sempre acima dos 39 graus (dia). Perdi muitas plantas em quanto pensava em como diminuir a temperatura interna e resolver o problema do sol, eis o pricipal motivo da minha enorme "rip list" :x
Finalmente resolvi arriscar e retirei todo o sombrite que estava na frente do viveiro, e então instalei folhas de isopor 2cm, fechei toda a frente pelo lado interno do filme agricola (assim o isopor duraria mais por não ficar exposto a ação climática).
Finalmente consegui assim baixar a temperatura para 32 a 34 dia (media).
Obtive um melhor cultivo assim, e resolvi os dois principais problemas de uma vez so (sol e calor consequente), depois resolvi que seria uma boa ideia e acrescentei algumas folhas de isopor no teto do viveiro, em baixo de camadas e camadas de sombrite, o resultado foi ótimo pra mim, pois a temperatura durante varias horas do dia foi para 29 graus na media sendo as maximas aproximadamente 32 graus. O efeito da luz interna ficou difusa e como o isopor não permite a passagem de calor a temperatura caiu bastante, mas sobre a parte interna falarei posteriormente quando for mostra-las a vocês.

Imagem
a fachada com um mini jardim gramado e 3 variaçoes de primavera e uma ruelia azul^^

Imagem
A frente inteiramente fechada por folhas de isopor (parte mais castigada pelo sol).

Imagem
Todas as quatro paredes são 2/3 fechadas por filme agrilocola, a parte restante 1/3 esta com tela tipo mosqueteiro de cor cinza claro até o teto, isso auxilia na saida do calor interno ajudando a manter baixa a temperatura e uma agradavel circulação de ar.

Imagem
Instalei o filme agricola na estrutura principal junto com a tela cinza, depois segui o conselho do meu amigo Marcos Ono e instalei ripas nas areas onde o filme esta em contato com a madeira da estrutura principal almentando assim a vida util dele, o aspecto estetico ficou otimo tambem (com menos cara de barraco).
Para os que não entenderam é como um x-burguer, onde o pão é colocado(madeira), depois se coloca a carne (filme agricola), depois o outro pão por cima (ripoes), o plastico entre duas madeiras . 1chopp

Imagem
Maravilha moderna inventada pelo homem... ferrolho com cadeado. sabe a sensação de chegar em casa e ir ver a plantas e notar que alguem andou mexendo ali, encontrar algum vaso derrubado, planta quebrada... seu vizinho vadiando ali dentro?? poisé, eu não tenho mais esse problema 1fiu

Imagem
As medidas:
largura: 4,20m
comprimento:4,50m
altura interna, frente interna: 2,65m
altura interna, fundo interno: 3,30m

Logo concluo tópico mostrando a parte interna, que pra mim é a que vai dar mais trabalho pra mostrar e explicar aqui, então fica pra daqui a pouco :roll:
Caso eu lembre de acrescentar algo que esqueci de comentar e ou alguma foto de algum ponto importante que tambem devo ter esquecido de mostrar e edito e acrescento :)

Grande abraço ao meus amigos foristas

_________________
:)


23.03.2010(Ter)19:33
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2008(Dom)14:50
Mensagens: 510
Mensagem 
Óia só vai ficar bonito,
Parabens Daniel só falta as plantas :D

_________________
EDUARDO <<<<<

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak


23.03.2010(Ter)19:35
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 27.11.2009(Sex)11:24
Mensagens: 247
Localização: Toledo - Paraná
Mensagem 
cara, a umidade interna, não pode fazer a madeira apodrecer?


23.03.2010(Ter)19:44
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23
Mensagens: 414
Localização: Manaus / AM
Mensagem 
zemeczak escreveu:
Óia só vai ficar bonito,
Parabens Daniel só falta as plantas :D

Pow Eduardo, como assim vai ficar bonito, ja esta pronto :?
Hehe... as plantas estão do lado de dentro rapaz :lol:


rodrigobad, eu pensava isso saca, mas la dentro geralmente é umido, mas não ao ponto de manter a madeira umida, acho que na pratica certas lendas acabam por serem desmentidas saca!?
A madeira do lado interno do viveiro esta em melhor estado do que a do lado externo^^
Ja esta em uso a 1 ano e nem sinal de madeira estragada, até porque eu passei vernir nela por dentro, isso ajuda a prolongar a vida util da madeira neh!

:wink:

_________________
:)


23.03.2010(Ter)19:46
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 27.11.2009(Sex)11:24
Mensagens: 247
Localização: Toledo - Paraná
Mensagem 
otima dica :D
quem sabe, um dia poderei fazer uma green/estufa house aqui em casa,
a sua esta show de bola!!
Parabens!!! :wink:


23.03.2010(Ter)19:52
Perfil

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22
Mensagens: 260
Localização: Campinas - SP
Mensagem 
parabens, coloca fotos das plantas lah de dentro pra gente ver ^^


23.03.2010(Ter)19:53
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.05.2009(Sex)19:37
Mensagens: 128
Localização: Porto Alegre - RS
Mensagem 
A madeira do lado interno do viveiro esta em melhor estado do que a do lado externo^^
Ja esta em uso a 1 ano e nem sinal de madeira estragada, até porque eu passei vernir nela por dentro, isso ajuda a prolongar a vida util da madeira neh!


Se tu tratou a madeira com verniz, como disse, ela tem uma maior proteção. Com certeza ela está mais 'judiada' no lado externo, por causa do sol direto... Pra amenizar, tu pode reaplicar o verniz, passando algumas demãos e, assim, dar uma vida maior para a tua estufa.

Um dia tu vai ter que reparar, pois o sol é implacável :evil: ...


Ah, mostra as fotos do interior, pois estou curioso Imagem

_________________
--
Felipe Chaves
GrowList/Wishlist
Flickr: Carnívoras e outras


23.03.2010(Ter)20:05
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
As chuvas não podem prejudicar a madeira?
Gostei muito, ficou bem legal, só falta mostrar a parte interna.

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


23.03.2010(Ter)20:19
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23
Mensagens: 414
Localização: Manaus / AM
Mensagem 
fel09 escreveu:
Se tu tratou a madeira com verniz, como disse, ela tem uma maior proteção. Com certeza ela está mais 'judiada' no lado externo, por causa do sol direto... Pra amenizar, tu pode reaplicar o verniz, passando algumas demãos e, assim, dar uma vida maior para a tua estufa.
Opah, então, eu apliquei verniz dentro e fora do viveiro, isso antes mesmo de colocar o filme agricola e a tela, oque acontece é que o sol daq é @#$% mesmo. Então como falei tambem, eu instalei ripoes na parte frontal do viveiro, onde eles vão servir de "escudo" pra madeira da estrutura principal não sofrer maiores danos com o sol , esses ripoes tambem foram envernizados e ainda pintados com tinta smalte sintetico, e isso sim resolveu o problema de degradação na madeira, a manutenção necessaria na estrutura do viveiro pra mim é sempre prioridade.


Um dia tu vai ter que reparar, pois o sol é implacável :evil: ...
Ah, verdade, mas quando a madeira começa a se degradar a ponto de representar um risco ela da sinais disso bem antes, oque me da tempo pra agir neh!?


Ah, mostra as fotos do interior, pois estou curioso Imagem
hehe... ainda to tomando coragem pra preparar esse material pra quando postar deixar tudo certinho :lol:


Citação:
Bruno:As chuvas não podem prejudicar a madeira?
Gostei muito, ficou bem legal, só falta mostrar a parte interna.
Sim, as chuvas podem causar estragos até em alvenaria^^, mas oque vai fazer uma estrutura de madeira durar é a qualidade da madeira que se usa nas fundaçoes principais, o tratamento que vc da nessa madeira direcionado para a exposição na qual ela ficará e a manutenção que se da em tal estrutura ao longo do tempo.
Além disso, o teto é coberto por filme agricola assim como a fundacção principal de sustentação dela, pouca coisa fora os ripoes ficam expostos ^^


Obrigado pelos elogios pessoal! :wink:

_________________
:)


Editado pela última vez por Daniel Souza em 23.03.2010(Ter)20:34, em um total de 1 vez.



23.03.2010(Ter)20:27
Perfil YIM
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB