|
Página 1 de 1
|
[ 7 mensagens ] |
|
Autor |
Mensagem |
Claudio Almeida
Registrado em: 28.04.2009(Ter)13:05 Mensagens: 13 Localização: João Pessoa - PB
|
 "Greenhouse" na Garagem
Oi Colegas das PC's, Estou pretendo criar um espaço de 1,6X5,0 metros na minha garagem (ver foto postada), a fim de montar uma casa de vegetação ("Greenhouse") para cultivar Nepenthes spp., só que precisaria de uma ajuda através de dicas dos "experts" em estufas e casas de vegetação. Vai a descrição: lateral esquerda (oeste) tem uma parede que pretendo colocar 6 combogós vazados; a parede norte ficará fechada e a parte sul existe um portão de grades. Na porção do teto à esquerda, será colocado sombrite (50%) (1,6X5,0 metros) para evitar o sol direto. O piso será de terra batida coberto de cascalho de tijolos e casca de coco seco. As paredes serão revestidas com pedaços de cerâmica. Além das Nep´s serão colocadas bromélias e orquídeas. Porém, ainda tenho dúvidas como irei manter a umidade alta, tendo em vista que a lateral direita ficará aberta (onde estaciono minha moto!)...Não sei, mas penso em colocar uma parede de bambu seco. Avaliem meu "projeto". Cláudio 
_________________ Gosto de plantas, inclusive carnívoras!
Editado pela última vez por Claudio Almeida em 29.05.2009(Sex)13:12, em um total de 2 vezes.
|
26.05.2009(Ter)13:49 |
|
 |
Daniel Souza
Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23 Mensagens: 414 Localização: Manaus / AM
|
 Re: "Greenhouse" na Garagem
 Sugiro que na parede esquerda (oeste), ou invés de utilizar os 6 combogós vazados, vc faça um buraco retangumar na parede, largo o suficiente para entre bastante luz, faça uma moldura de ripas e nelas vc prenda o plástico agricola transparente, isso vai te proporcinar uma maior entrala de luz e umidade. O piso me parece boa ideia, mas não vai ser legal andar descalço^^ Para manter a umidade alta, vc vai precisar fechar o maximo possivel com plástico agricola o que der na sua estufa/garagem... O piso, vai ajudar e muito na umidade, bastando somente deixa-lo sempre umido e ou molhado! na duvida, evite que sol entre dlivremente dentro da estufa, feche com sombrite pelo menos 50% (aqui eu utilizo de 2 a 3 camadas sobrepostas de sombrite 50%em boa parte da greenhouse) . Aew, caso tenha alguma duvida quanto ao que eu mencionei, estou a disposição Abraços Obs: se for possivel, tire uma foto do local onde sera a greenhouse, assim vai facilitar muito !
26.05.2009(Ter)17:48 |
|
 |
Claudio Almeida
|
Oi Daniel,
Postei uma foto da garagem. A greenhouse será do lado esquerdo. Na foto, tirada às 6h, pode-se observar a luz dos sol do lado direito. Tive uma outra idéia para o projeto, seria colocar telha plástica transparente (fibra e resina), o que acha? Aumentaria o custo mais evitaria molhar muito o madeiramento e aumentaria a umidade do ar!
|
29.05.2009(Sex)13:25 |
|
 |
Daniel Souza
|
 Ahh... que lugar legal pra fazer um viveiro, com um pouco de grana, e criatividade da pra deixar isso ai super legal! Bom, vamos la: Se não me engano, telhas transparentes podem reter raios importantes, alem do custo, não agregaria umailuminação de boa qualidade (minha opinião!!!). Te aconselho, a retirar essas telhas, que não irão ser necessarias para proteger sua moto, deixe somente telhas no lado direito da foto. Se não me engano, quando tirar as telhas vai ficar somente a estrutura de madeira que segura as telhas. Coloca plástico agricola na cobertura , vende-se até com 6 metros de largura, e custa menos que 10 reais o metro (não ta tao caro, pois vc paga 1 metro e leva 6 de largura)0,15 micras (algo assim). prende o plastico com pregos com porcas de borraca e pronto, a iluminação vai ficar muito boa, vai até precisar de um pouco de sombrite! (cuidado com os "vãos" pra não fazer poças d'agua, talvez seja necessario diminur os espaços de uma madeira e outra, pra evitar esse problema. Mas é facil de fazer isso, basta adicionar mais algumas ripas na estrutura) Ali na parede dos fundos, e na lateral esquerda, vc pode quebrar, fazendo um grande retangulo bem no meio delas, depois coloca uma moldura de madeira e fixa plastico la tambem (mais luminosidade ainda). o efeito estestico ficaria legal, e vc daria luminosidade lateral pra plantas. mas se vc tiver medo de ser assaltada sua greenhouse, "sao outros quinhentos", aew complica pra caramba. bora aperfeiçoando a ideia..... Esse plastico agricola, tem algumas expessuras, que fica a teu criterio, no meu caso utilizei o mais grosso que achei, e nem se preocupa porque é super resistente. Bom, descolei um esboço, não tah lindo mas da pra rolar uma idea do que estava falando acima.  abraços
29.05.2009(Sex)16:10 |
|
 |
Claudio Almeida
|
OI,
Será que o plástico não vai se torna um forno no verão! estamos no NE do Brasil! Que tal usar só o sombrite? Aí em Manaus vc usa o plástico?
|
02.06.2009(Ter)13:01 |
|
 |
Daniel Souza
|
Opah! Aqui em manaus, com sol equatorial e intenso, utilizo plastico no teto todo, e 2/3 de cada uma das paredes laterais e na da frente, na parede de tras é toda com plastico, utilizo muito sombrite (depois posto foto), e por incrivel que pareça, fora é mais quente do que dentro  ... acho que quando o ambiente é grande e ou não minusculo, não vira panela de pressao não.
02.06.2009(Ter)15:45 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Cláudio ! pertinente a sua pergunta ! vai depender do clima, além do nível de calor ou da quantidade de sol a que a estufa ficará exposta. Eu tentei usar filme para estufas para forrar a minha aqui no Rio de Janeiro, Capital, no verão do ano passado. As nepenthes, mesmo com o sistema de irrigação automática funcionando a pleno vapor, se ressentiram e começaram a murchar, de tal forma que em uma semana retirei o filme e deixei apenas o sombrite. Como eu estava medindo a umidade de duas em duas horas naquele período, percebi que a temperatura interna da estufa aumentava, sim, com o plástico, porém a umidade, não, mesmo com a irrigação... deve ser porque o clima aqui, além de quente, é mais ou menos seco (nem tão seco como em Brasília, por exemplo, e nem tão úmido como em Manaus). O sombrite é o mais indicado para vc começar sem ter qualquer perigo de torrar as suas plantas, na minha opinião. Grande abraço.
_________________ Eu acredito em SACI
|
16.07.2009(Qui)8:00 |
|
 |
|
|
Página 1 de 1
|
[ 7 mensagens ] |
|