Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)5:27

Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Banco de Sementes 
Autor Mensagem

Mensagem Banco de Sementes
Ola,vim aqui expor uma ideia que tive.
Poderiamos criar um banco de sementes!
Peguei essa ideia de um site americano,poderiamos fazer uma banco de sementes brasileiro!
Poderiamos cada pessoa doar um pack de semente a cada 2 ou 3 meses para um responsavel que a guarde organizadamente e conserve-as.

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

03.06.2009(Qua)19:35
Moderador

Mensagem 
Isso não é muito viável até que exista um método de conservação das sementes, pois apenas na geladeira as sementes não ficam viáveis por muito tempo, principalmente para Nepenthes.

Abraço.

03.06.2009(Qua)20:01

Mensagem 
Existe outro metodo para a conservaçao ?

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

03.06.2009(Qua)20:04
Moderador

Mensagem 
Não sei te dizer, mais um método que seria eficaz, e que não sei se daria certo com as carnívoras, é o congelamento em nitrogèncio líquido, só que pra isso a semente teria de sofrer um processo que garantisse que quando congelada os cristais de gelo formados dentro da sementes não matasse o embrião. Só que desconheço esse tipo de método pra semente de carnívoras e nem sei que tipo de processo poderia ser feito com elas.

Estou me baseando na conservação de células animais em nitrogênio.

Abraço.

03.06.2009(Qua)21:46

Mensagem 
Mas para qual fim serviria esse banco? pois aqui no fórum nós ja fazemos as "sobras" de sementes circularem...por meio de doação,troca ou venda, não acho que seria muito útil.
O congelamento com nitrogenio deve funcionar...mas é muito caro manter torna inviável.

ABraços

04.06.2009(Qui)18:17
Moderador

Mensagem 
O banco funciona com sementes frescas todo ano. Precisamos saber como conservar. :?

Pode ser uma boa para o fórum, com trocas com outros bancos de sementes pelo mundo.

abraços

04.06.2009(Qui)23:43
Perfil YIM
Destaque

Mensagem 
acho boa a ideia do banco de sementes, acho que onde possui esses bancos as sementes não são congeladas em nitrogenio liquido, so armazenadas na geladeira, poderia sim criar regras, em alguns bancos de sementes você so pode fazer 4 retiradas durante 1 ano e para retirar você tem que mandar outro pacote de semente em troca, por exemplo, vejo uma especie que me interessa mando um e-mail pedindo o pacote e ao mesmo tempo envio um pacote que pode ser ate de especies que o banco ja possua, ficando como uma troca de sementes, você pedi uma e envia uma, assim sempre tera sementes.

05.06.2009(Sex)13:30

Mensagem 
Quanto ao congelamento existe substancias que não deixam que se formem os cristais de gelo chamadas de substancias crioprotetoras como o glicerol e a sacarose só que não sei se estas próprias substanciam iriam matar as sementes , a manutenção deste banco seria muito cara , não há real necessidade .

como vcs fazem para conservar a suas sementes ? Quanto tempo em media ela dura(viável)?

17.07.2009(Sex)23:24
Destaque

Mensagem 
Coloque elas em um saquinho zip lock Vini e mande pra geladeira, na parte debaixo. Semente quanto mais novas mais chances tem de germinar. Elas aguentam alguns meses na geladeira, mas a taxa de germinação vai decaindo quanto mais velhas ficarem.

18.07.2009(Sáb)0:23

Mensagem 
Por que nã fazem assim cada pacote teá 3 meses de validade dai passando este tempo o roprio banco de sementes planta elas para ter como conseguir mais e mais sementes

18.07.2009(Sáb)9:53
Responder   [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo