A questão de ter as plantas plantadas no seu substrato direto pode ser apenas mais complicado,mas nada que impossa você de realizar seu projeto.
O dificil vai ser a adaptação das PCs ao novo substrato,outro ponto que devemos lembrar e que é muito importante é a rega nesses tipos de terrarios.
Mas se quiser faze-lo você tem que ter camadas de substrato eu aconselho a colocar nessa ordem de baixo para cima:
No fundo coloque algo como argila expandida ou até mesmo bastante cascalho de rio lavado e bem fino,isso pode reter bastante a agua.
Depois ponha algo mais fofo onde as raizes possam se desenvolver bem, tente colocar uma mistura de vermiculita com sphagnum seco e molhe bem.
Em cima coloque um substrato definitivo como sphagnum seco picado e um pouco de sphagnum vivo para manter a umidade no solo.
Eu acho melhor em vez de tirar as plantas de seus vasos originais e bota-las em outro substrato,tente germina-las compre sementes pela internet ou participe de doações aqui no forum.
Lembre-se dessas prioridades:
Deixar o terrarium umido tanto no solo quanto no ar.
Manter uma temperatura entre 20°C à 28°C.
Manter uma boa iluminação,busque lampadas do tipo grolux (essas são um pouco caras mas vale a pena) ou busque umas lampadas mais acessiveis com alta potencia do tipo 170 Watts ou algo como 60 Watts...
Mantenha sempre seu terrario arejado tente deixar algo aberto ou compre até mesmo um cooler de computador que já basta.
Eu uso um desses no meu quando esta muito quente.
Mais um conselho....
Se caso for germinar as sementes no terraio tente germina-las no mesmo substrato definitivo do seu terrario só que em vasos depois você só as replanta assim não terá problema de choque com trocar o substrato.
Espero ter te ajudado