Fala povo!
Vou postar aqui as fotos da minha estufa, que fui montando aos poucos, e alguns comentários sobre a montagem.
Tamanho: C 2,80 mt. X L 2,30 mt X altura variando de 2,15 mt á 2,50 mt.
Material: madeiramento em Angelim vermelho, pregos, parafusos e plástico pra estufa de 150 micras.
Primeiro começo com a odisséia de comprar madeiras. Fui numa madeireira aqui perto, me disseram que cortariam a madeira pra mim, mas teria que pegar somente no outro dia, pois estavam com muito serviço. No outro dia fui e me enrolaram de novo, não estava pronto. No terceiro dia fui duas vezes e nada! Peguei meu dinheiro de volta, voltei pra casa e comecei a buscar pela lista outras madeireiras aqui próximo. Na sexta de manha fui em uma , um pouco longe daqui, e na sexta a tarde já estava pronto! Mas foi uma dor de cabeça isso! Mas deu certo!
A estrutura não é fincada ao chão, pode ser mudada de local a qualquer momento. Duas pessoas conseguem carregar alguns metros.
Por motivos de comodidade, o inicio, montagem das grades foi feito na garagem de casa, pois facilitava o uso de tomadas pra ligar a furadeira. Montada as grades laterais e parafusadas, foram levadas as peças ao lote que temos aqui 3lotes abaixa de nossa casa, é o fundo do armazém do meu pai. Nós temos algumas plantas, e algumas coisas do armazém guardadas, como caixas de refrigerantes antigas etc.
A montagem no lote foi realizada por comodidade em baixo da sombra de um pé de Pequi, (árvore nativa da região e que dá um fruto muito comum na culinária goiana), pois como durou semanas o trabalho, não quis ficar em baixo do sol, nesse calor de Goiás, e o sol poderia envergar a madeira, pois como viajei, ficou alguns dias parcialmente montada
Segue algumas fotos e comentários.
Iniciada montagem, madeiramento

Vista lateral Já com a cobertura plástica.

Vista frontal sem a porta

Detalhe da abertura superior , com tela branca, pra evitar entrar pássaros e indesejáveis e saída do calor.

Colocando o plástico sobre a janelas superiores, serão cortados pra ter uma "saia" menor. As cortinas serão abertas ou fechadas de acordo com a temperatura.

Levantando a cortinas de plástico pra visualização

Após a finalização da cobertura plástica e janelas, a estufa foi movida alguns metros abaixo de onde foi montada, onde bate um pouco de sol, algumas horas por dia. A sombra do pequi ajuda a " controlar" a quantidade de sol.
Após um dia já no local definitivo, com umas das janelas fechadas e a outra semi aberta, e com um plástico como porta provisória... já se observa a condensação na estufa. A umidade ainda não está como eu queria, mas está alta. A temperatura está um pouco mais alta, mas é normal, mas não está muito quente, pelo menos quando entro lá, não sinto muito calor, mas em breve colocarei um termo-higrometro de mínima e máxima pra medir parâmetros.

Bem, como os gastos com a estufa, plantas e analgésicos para as mãos e costas heheh foram altos, por agora vou improvisar umas prateleiras, heheh, mas com o tempo vou colocar uma porta bacana, e depois fazer uma bancada de ripas, colocar uma lona no chão e encher com algo pra ajudar na manutenção da umidade, ainda estou estudando o custo beneficio de alguns materiais, mas sugestões são bem vindas hehe). Usando uma grande antiga e caixas de refrigerantes velhas.

Foto final, no local definitivo, já pegando sol. O sol só pega na parte direita da estufa. Plantas de sol vão pra este lado. No lado esquerdo vão plantas de claridade e orquídeas.

Se o sol ficar muito forte e o calor incontrolável, já pensei em uma solução, som brite 50% uns 45 cm acima da lona plástica. Mas ate o momento às janelas estão funcionando beleza! Coloca mão na frente das janelas e sinto o ar quente saindo.
Nesta estufa também vão algumas plantas aquáticas e palustres que coleciono, a vantagem que os potes e aquários, mesmo pras emersas, ficam uns 4 dedos de água, e colocarei alguns tambores e bacias com água pra peixes de águas quentes, que serão fontes de água pra aumentar a umidade do ar interno.
Custos médios:
Madeiramento : 150,00
Cobertura plástica: 62,00
Parafusos e porcas: 10,00
Pregos: 10,00
Brocas da furadeira pra repor as que quebrei rsrs 12,00
Plástico pra colocar na porta : 10,00
Dor de cabeça com a Madeireira: incalculável
Telefonemas pra madeireiras: ate agora incalculável
Foi muito gratificante fazer pessoalmente a própria estufa, estudar sobre construção de estufas foi legal!
Foi um serviço um pouco pesado, mas gostei de fazer pessoalmente, a cada parte que ia montando ia tendo idéias que foram melhorando o projeto original. Tinha dias que parecia que tinha tomando uma surra daquelas, e ia dormir 8 horas da noite, mas aliviei os pensamentos, a cabeça cheia de problemas do projeto do mestrado etc. Foi muito bom! O problema é que a mão está agora cheia de calor e bolhas hehe, principalmente por ter que tirar um pé de mamão velho, que estava no local que coloquei a estufa. Infelizmente tive que tirar pois estava velho, ameaçando cair e não produzindo mamões, e quando produzia eram pequenos e já apodreciam antes de amadurecer. Porém, aqui nada de joga fora! Meus avós maternos estão me ajudando a fazer um doce com o miolo do mamoeiro! Pra quem já comeu sabe como é BOM! rsrs
Bem fica ai o registro, duvidas e comentários serão muito bem vindos.