"Vitrine" pras minhas estacas de Nepenthes.
Mal consigo parar de rir só de olhar pra gambiarra que fiz (eu e minhas gambiarras).
Ontem a noite aproveitei a calmaria da casa vazia no feriado (moro só com meu irmao e este viajou), peguei uma das minhas velhas Nepenthes e repiquei em varias estacas mais um broto que replantei sozinho, como descrevi aqui:
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -6340.htmlCom isso obtive 7 vazinhos com estacas. Eis que hoje resolvi fazer o mesmo com outra Nepenthes quase na mesma situação. Com esta, obtive mais 5 estacas, totalizei então 12 vazinhos com estacas pra tentar desenvolver. Daí pensei comigo mesmo: Como vou lidar com 12 vasos de estacas entediantes, massantes e desinteressantes, um a um, com plastiquinhos em cima, e poe plastico e tira plastico, e cria calo nas maos de tanto borrifar,.... OMFG! preciso dar um jeito nisso!
Resolvi tentar uma estufinha em massa para abriga-las. Mas com recursos de paulistano de apartamento tava dificil, todos plasticos que tenho sao opacos demais pro trabalho. Comecei a andar feito tonto pela casa até que achei o que eu precisava, entao comecei a montagem

Priemiro reuni todos os recrutas num canto e os posicionei. Peguei um vaso besta que tava aqui estorvando só com terra dentro, e enxarquei ele de agua até vazar um pouco por baixo. Cravei umas pedrinhas nela e em cima delas posicionei 4 dos aspirantes a Nepenthes inscritos no vaso, como se vê à esquerda da foto. Depois peguei o prato do mesmo, enxi de agua e preenchi com o substrato velho dos ultimos replantes e fiz o mesmo esquema das pedrinhas e pus mais 4 vazinhos em cima. entao posicionei os restantes sem teto ali envolta e ficou desse jeito:

Depois peguei a engenhoca que achei aqui: Um plástico estranho daqueles que vem embrulhados os edredons. um pacote de plastico transparente com zipper. Deixei-o aberto e encaixei por cima da escola de formação de Nepenthes e ficou assim:

E assim ficou. Dai molhei todas as estacas, borrifei água em todos os cantos possiveis dentro da estrutura, pra que vão evaporando e contribuindo com a umidade. Aí eu pergunto: Tudo bem, é engraçado, mas será que funciona? Será que dá conta do recado, faz a função de manter a umidade boa pro desenvolvimento das estacas?
E mais uma duvida que fiquei. o saco não ficou hermético, deixei ele meio folgado em alguns pontos no chao pra troca de ar. Será que isso é suficiente? ou seria melhor "selar" o saco no chao, e cortar furinhos envolta dele? não furei porque se não for necessario eu deixo assim porque o saco pode ser util pra alguma outra coisa depois, e com od furos pode não ser possivel dependendo da utilidade desejada. mas se necessario for eu furo, o que voces acham?