Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)9:14

Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Regador Automático 
Autor Mensagem

Mensagem Regador Automático
Olá pessoal,

Este tópico tem a intenção de prover agua para os vasos sem muita dor de cabeça e ao mesmo tempo ficarem protegidos de larvas etc....

Material:
Tubo de CD / DVD - pode ser o de 25 cd´s ou se quiser maior use o de 50 cd´s - será a base do vaso e reservatório de água
cordao de algodao / corda de algodao / cordao trancado, etc.. - será o meio condutor para o vaso
serra de metal ou faca
fita isolante preta ou tinta preta
Pedacinho de tubo aluminio ou cobre ou plastico, aproximadamente 4 a 6 cm.

Passos:
- Pegue o tubo de cd e tire a tampa da base, vamos usar a base por enquanto.
- Na base tem um "pino" no meio que é onde encaixa os cd´s, vamos cortar algo em torno de 2 a 3cm medinto da ponta para base (da parte fechada do pino para base onde está preso/fixado), passe uma lixa e você terá o "cano" condutor)
- pegue o tubo de aluminio / cobre / plastico e coloque na base "do lado de fora" encaixando o tubo no burado do pino (você olhando, vai tipos fazer uma extenção do pino para o outro lado)
- Agora dobre o cordão e passe pelo pino, deixando o lado que dobrou para o lado do plastico e as duas pontas para o lado do tubinho de aluminio / cobre ou plastico.

Passado o cordao pelo pino a parte que dobrou ficará em contato com a agua e as duas pontas vão para dentro do vaso.

- Agora pegue a Tampa e pinte de preto do lado de fora deixando uma faixa no sentido vertical (vai servir para ver o nivel da agua).
- Pegue o vaso e com um furo no meio do vaso (ou se quiser aproveitar os furos já existentes - sua opção), encaixe-o no tubo de aluiminio que está preso à base, passe os cordões pela argila e coloque a planta.
- pegue a tampa e encha de agua
- pegue a base e coloque na tampa
Pronto a caixa de CD vai ficar de ponta cabeça com o vaso enconstado em cima dela, servindo inclusive de suporte, para colocar agua, basta desencaixar a tampa e abastecer de agua, sempre se lembrando em colocar o vaso com a base (nunca será tirado a base do vaso) em algum lugar com espaço em baixo, pois você tem o "pino condutor de agua" alí.

Mais tarde posto umas fotos (preciso aprender a fazer isso ^^) de como fica a "geringonça", mas tenho duas plantas que estao nestas geringonças (uma flor de maio e um pé de trvesseiro ^^ (uma paineira)).

Acredito que se adapte muito bem as PC´s, vou testar também, pois estou começando agora.

Nota...

Esse sistema / geringonça pode ser feito com quaisquer outros potes com tampa, apenas usei o tubo de cd em função da facilidade do "pino condutor de agua" e de sua "dureza" garantindo que não amasse com o peso do vaso e venha a cair.

Tentei fazer alguns desenhos para ilustrar a geringonça

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

logo mais imagems do "verdadeiro ^^"

18.03.2010(Qui)16:09

Mensagem 
Gostei, muito interessante. Adoro quando o pessoal cria essas invenções. /hihi

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/

18.03.2010(Qui)17:01
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Obrigado Bruno
Vou tentar fotografar os dois que fiz "de verdade" e amanha coloco as fotos, se der hj a noite mesmo :)

18.03.2010(Qui)17:19

Mensagem 
só uma coisa, para plantas carnivoras, tente não utilizar cobre/aluminio/aço...
tente utilizar apenas plastico.
fica a dica :D

18.03.2010(Qui)17:51

Mensagem 
Obrigado Xará :)

fiquei pensando e em vez do tubo de aluminio / cobre / aço, pode usa um pedaço de caneta do tipo bic ou quem sabe um pouco mais grossa, ou um pedaço de mangueira. (vai cortar a mangueira de lavar quintal da mae ou da esposa, e depois colocar a culpa nas PC´S hein... :) )

acredito que possam ser bons substitutos, a unica função é direcionar o cordao de algodao (aqueles grossos, mais grosso que cordao de amarrar shorts, desculpen não sei o nome, mas de 0,5 cm a 1 cm de diametro)

p.s. ainda no trabalho e final de semana não chega para poder ir ao Ceasa :( :)))

18.03.2010(Qui)19:20

Mensagem 
estou a espera das fotos melhores uhuahau avbrço boa ideia!

18.03.2010(Qui)19:33

Mensagem 
rodgaba escreveu:
Obrigado Xará :)

fiquei pensando e em vez do tubo de aluminio / cobre / aço, pode usa um pedaço de caneta do tipo bic ou quem sabe um pouco mais grossa, ou um pedaço de mangueira. (vai cortar a mangueira de lavar quintal da mae ou da esposa, e depois colocar a culpa nas PC´S hein... :) )

acredito que possam ser bons substitutos, a unica função é direcionar o cordao de algodao (aqueles grossos, mais grosso que cordao de amarrar shorts, desculpen não sei o nome, mas de 0,5 cm a 1 cm de diametro)

p.s. ainda no trabalho e final de semana não chega para poder ir ao Ceasa :( :)))

pow, eh uma corda :P
axo q de 0.5 a 0.7 ta otimo ^^

18.03.2010(Qui)20:10
Site Admin

Mensagem 
Olá pessoal!

Preciso pedir 2 coisas pra vocês ajudarem a moderação:

1º não escrevam várias mensagens seguidas, pois vamos ter que editar, juntando tudo na 1ª mensagem.

2º não responda a mensagem do colega fazendo citações grandes. Caso queira usar uma citação, pegue apenas a frase que é importante.

Tem muita gente reclamando, então pessoal, vamos manter o fórum limpo!

Agradecemos a todos pela colaboração :wink:

18.03.2010(Qui)20:22

Mensagem 
pois eh rodrigo, mas a intenção eh deixar bem umida... posso estar enganado

18.03.2010(Qui)20:38

Mensagem 
viu Rodrigo, eh q um 'barbante' com 1 cm de diametro, eh uma corda :P e vc não consegue quase dar uma volta no furo q vc colocou la.
sua ideia eh otima, a agua sobe por capilariedade, porem, aquela coisa, em dias muito quentes, capaz da planta sentir falta de agua.
não posso dizer das carnivoras, mas meus cactus, "tomam" toda agua da bandeja em uma tarde! ja minhas carnivoras, elas tomavam toda agua em 3 ou 4 dias oO
uma coisa q atrapalha os calculos, eh a evaporação da agua, de dia eh uma, de noite eh outra, e com o ventilador ligado, eh outra :S
um off topic gigante:
os peixinhos neon, conseguem viver na agua das carnivoras?

18.03.2010(Qui)23:46
Responder   [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo