Fotos "Mini-Estufa de apartamento" - Ajuda!!
Autor |
Mensagem |
mauzao
Registrado em: 21.09.2009(Seg)18:41 Mensagens: 140 Localização: Campinas-SP
|
 Fotos "Mini-Estufa de apartamento" - Ajuda!!
Fala pessoal, tudo bem? Estou com um pequeno problema: quero fazer uma mini-estufa porém não sei se estou fazendo da melhor maneira. Aqui onde moro tá fazendo frio e vento DEMAIS nas últimas semanas. Acreditem: procurei por todo o fórum e não encontrei as respostas mínimas para o que eu precisava. Estou usando aqueles micro-vasinhos de plástico, todos furados embaixo e tal. A minha dúvida é: a altura do pote que cobre os vasinhos está boa?? quantos furos devo fazer no pote transparente? Fotos abaixo:   Por outro lado, e se eu inverter, colocando os vasinhos pretos dentro daquele pote transparente e cobri-lo com a metade de uma garrafa pet, cada vasinho com sua estufa, ficando independentes? desta maneira:  O que ficaria melhor? quanto de sol estas estufas poderiam tomar? ou seria melhor luz solar indireta? e a altura da água, qual deve ser? As sementes em germinação são: Utricularia calycifida, Utricularia arenaria, Dionaea muscipula e Drosera dielsianaEnfim, gostaria de toda informação possível para eu evitar de fazer alguma besteira grande. Desde já agradeço, Abraços a todos.
_________________ bom cultivo!
Growlist / Wishlist
|
12.04.2010(Seg)3:46 |
|
 |
Ian
Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18 Mensagens: 298 Localização: são pedro rj
|
 Mauzao
Eu achei as duas formas muito criativas e funcionais. Parabéns!
Não precisa fazer furo nenhum, a umidade em 100% garantirá uma boa germinação. Providencie bastante luz (quanto mais melhor), mas nada de sol direto.
O segundo projeto "está" melhor porque o nível da água está mais adequado (de metade até 2/3 da altura do vaso). Pra sementes poderia ser até um pouco mais, quase no nível do substrato, mas cuidado porque se passar demais as sementes boiarão (acaba com a arrumação) e podem se perder nas frestinhas (dica de macaco velho).
Ainda no segundo projeto, em vez de usar a garrafa Pet (que vai ficar "sambando" com o vento), coloque um filme plástico (daqueles de cozinha).
No caso da U. arenaria, vai começar a ver alguma coisa acontecendo depois de uns 30-40 dias, mais ou menos.
Boa sorte!
|
12.04.2010(Seg)10:53 |
|
 |
mauzao
|
Fala Yan! Obrigado  Mas sem furos não podem aparecer fungos?
Growlist / Wishlist
|
12.04.2010(Seg)12:53 |
|
 |
Ian
Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18 Mensagens: 298 Localização: são pedro rj
|
Se vc fez tudo na limpeza (sphagnum fervido, água filtrada ou fervida, deixar a sementeira coberta) vai demorar muito pra aparecer algum contaminante (fungo, alga), mesmo porque não é um ambiente favorável (pobre em nutrientes), é uma ocorrência atípica. Dá tempo das mudinhas crescerem com folga. Se bem que fungo eu nunca vi, o que aparece mais é limo (alga), principalmente se usar água da chuva.
|
12.04.2010(Seg)22:10 |
|
 |
crytech
Registrado em: 05.10.2009(Seg)22:39 Mensagens: 248 Localização: Brasília, Asa Norte - Distrito Federal / DF
|
Num sei se só fervendo evita fungo por muito tempo não, eu costumo ferver muito bem tudo aqui e em menos de 2 semanas tive problema com uma sementeira que enxeu deu fungo em várias células, inclusive bem em cima das sementes de Nep...
Da última vez que fervi musgo aqui usei fungicida assim que tirei da panela!
|
13.04.2010(Ter)0:46 |
|
 |
André Fabri
Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21 Mensagens: 394 Localização: São Paulo, SP
|
O problema é que esporos de fungo estao pelo ar. Mas cada medida que você toma como frever o musgo, ferver a sementeira, a tampa, até as ferramentas q vc for usar, lavar as maos, etc, ajudam a diminuir o contato que todo o sistema terá com possiveis fungis. Mas não adianta, a partir do momento em que as sementes tao ali plantadinhas e o sistema em contato com o ar, estara em contato com fungos tb. E ai a melhor ferramenta é a ventilação, o duro é proporcionar uma ventilação eficiente que não carregue embora as smentes, muitas vezes minuscula =/
|
13.04.2010(Ter)11:53 |
|
 |
Soneca
Registrado em: 15.04.2010(Qui)22:38 Mensagens: 26 Localização: Hosp. de Clínicas - Curitiba
|
. Como aluno de Medicina e meio entendido do mundo microscópico eu afirmo pra vocês: ebulição ("fervura") NÃO esteriliza, NÃO mata esporos de fungos ou bacilos. O que acontece pessoal, é que depois que ferve os esporos são resistentes à temperatura de 100C. E logo após uma fervura, vem a temperatura ambiente, esse choque térmico favorece a germinação dos esporos. Existe um método de esterilização chamado Tindalização (criado por "Tyndall") que consiste em ferver por 20-30minutos o material (ou mergulhar em água fervente) 3 vezes, com tempo de descanso entre elas de 24h. O fundamento é que, depois que você ferve, os esporos restantes germinam. Você ferve de volta, se houver sobrado algum esporo não germinado, ele vai germinar e você matará na última fervura. "Ah, mas ainda pode ter algum esporo que não germinou..." - pode, mas não vai ser nada relevante, tanto que é um processo que podemos sim chamar de esterilização. A fervura comum chamamos apenas de desinfecção. . Um bom método, que eu recomendo, seria tindalizar o material no microondas. Além da água quente você tem as microondas agindo contra qualquer esporo resistente. Se não querem fazer nada disso, fica a dica: fervam ao menos 2x. Vão por mim, ferver uma vez a chance de nascer fungo, ainda que pequena, é suficiente pra te causar prejuízo a hora que acontecer.
Ua!
_________________ ua = um abraço
|
19.04.2010(Seg)15:27 |
|
 |
Felipe_Pinho
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52 Mensagens: 1452 Localização: São José dos Pinhais - PR
|
Boa dica em Soneca! Gostei. vou usar o micro ondas, várias vezes com o mesmo substrato para que mate até o que ja eta morto ausiohdiuahwd Valeu abraço
_________________ Felipe Steinthaler Growlist And Wishlist
|
19.04.2010(Seg)15:53 |
|
 |
mauzao
|
Então o fungo (ou esporos, seja o que for) é resistente a 20 min de fervura em fogo alto ? Essa é nova pra mim, eu achava que tudo ali morria. 
Growlist / Wishlist
|
19.04.2010(Seg)15:55 |
|
 |
Soneca
Registrado em: 15.04.2010(Qui)22:38 Mensagens: 26 Localização: Hosp. de Clínicas - Curitiba
|
É resistente sim mauzao.  O esporo é uma forma de resistência do fungo e é capaz de resistir sim. Assim como cistos de protozoários são capazes de ficarem viáveis no chão por anos. Já vimos cisto de verme sobrevivendo semanas em solução de formol. Em 120C você tem esterilização total em 24h. Em 170C, em 60minutos. Em 100C? Não tem =[. Mauzao, a questão é que a água líquida não passa de 100C. Quando ela começa a ferver, fogo alto ou fogo baixo só vai acelerar ou diminuir a velocidade com que ela se transforma em vapor, mas não aumentar a temperatura. Um método que você atinge temperaturas mais altas é usar uma panela de pressão. Mas creio que enfiar um pote plástico numa panela de pressão e ferver, derrete tudo. Uma idéia que me veio à cabeça. As sementes precisam de muito oxigênio pra germinar? Porque planta normalmente necessita mais de CO2. Dá pra colocar uma vela pequena dentro da estufa, acender e tampar. Ela vai queimar praticamente todo oxigênio do ambiente ali e não vai permitir que nasça nada. Além do que, a chama mata grande parte das bactérias/esporos.
_________________ ua = um abraço
|
19.04.2010(Seg)16:08 |
|
 |
|