Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 05.05.2024(Dom)19:10



Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Terrário Caseiro de Madeira 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem Terrário Caseiro de Madeira
Olá pessoal, hoje resolvi fazer outro terrário e me baseei num que eu já havia feito, mas desta vez, farei ele maior, com um plastico mais grosso, estrutura mais resistente e mas bem feito é claro.

Ferramentas usadas:
Imagem
-Martelo
-Pregos
-Fita duréx groça
-Plástico grosso
-madeira, fina e groça
-estilete
-pistola de grampos (pode usar tachinhas)


Parte-1

Primero, arrange madeiras para preparar seu terrário, depois um fundo para ele (no meu caso usei um pedaço de calha que tinha aqui e serviu certinho).
Após, meça e corte as madeiras que iram na base, juntas com o fundo.
como as da foto:
Imagem


Eu virei a base e preguei pelo lado de baixo as madeiras, como mostra na foto:
Imagem


Após ter pregado as madeiras base, no fundo. Corte mais 4 medairas da mesma espessura e altura para serem as pilastras do terrario, você decide a altura que for melhor:
Imagem


Note na proxima foto, que eu coloquei um prego em diagonal nas madeiras pregadas no fundo. e preguei 4 pregos em cada lado das 4 pilastras que seguram a estrutura, fixando-as na madeira base:
Imagem


Após feita esta etapa, use agora, madeiras mais finas se preferir, meça elas para servir na medida do terrario como mostra aqui:
Imagem


Depois, pregue as de baixo primeiro e depois as de cima em cima dela, dará mais firmeza se você ultilizar um prego que ultrapasse as 2:
Imagem


Após, para fazer a tampa do terrário, ultilizei uma madeira bem mais fina, estas que se usa para vazer acabamento em moveis, ela foi pregada desta maneira, para que encaixe na base de cima do terrário:
Imagem


No final ela ficará assim:
Imagem


Veja ela antes do encaixe:
Imagem


E após o encaixe:
Imagem


No final, fica assim. ela tenque ter uma medida correta com o tamanho da madeira usada na base de cima, para que encaixe exatamente e vede todos os lados:
Imagem


Note que a tampa fica na mesma altura da base de cima, encaixada corretamente nela:
Imagem



Parte 2

Primeiro comece cortando o plástico, meça com os lados da sua estufa e deixe sempre uma boa sobra para que depois você use ela para colar uns aos outros, como mostra nesta foto:
Imagem


Aqui mostra melhor a sobra e o grampo que foi usado para prender o plástico na madeira, você pode usar taxinhas, acho que seria a outra opçãom
Imagem


os plásticos foram colocados pelo lado de dentro das madeiras para que não apodreça ela, e foi colado, vedado um no outro com fita durex groça, no meu outro terrário menor funcionou, se você tiver uma idéia melhor fique a vontade para usar.
Fica uma sobra em cima para mater ele mais vedade e dobrado para o lado de dentro, mas se você preferir pode prender ele mais para cima na madeira de cima, para que fique mais tampado o terrario e quando fechar com a tampa, vede-o totalmente.
Imagem


esta proxima foto, mostra como ficam algumas sobras nos plásticos, e o plástico do fundo sendo colado em uma das laterais:
Imagem


Esta mostra um dos cantos como ficou vedade com a fita, pena o plástico não ter ficado bom na foto:
Imagem


Aqui como ficou a tampa:
Imagem


e aqui é o final, como ela ficou.
Tem umas frestas em cima junto ao plástico da tampa quen não foi totalmente vedado com a tampa, que pode muito bem servir de respiro para o terrário, ou pode ser vedade de alguma maneira.
Imagem



Dicas:
Não tenha preça para fazer este terrário.
Quando for pregar as madeiras menores, use pregos bem pequenos, e pregue com um martelo pequeno tambem, com muito cuidado, pois estas madeiras racham muito fácil.
Se for pregar num fundo do tipo "calha" como eu fiz, você pode fazer antes os furos onde entrará os pregos com um prego maior, para que não corra o risco de meter uma martelada no dedo pelo fato do prego não ser tão grande.
Pregue com calma as parte que tenquem ser pregadas em diagonal, pois é mais complicado.
Se a tampa não encaixar corretamente, você pode lixar as madeiras da base de cima, para que ela encaixe melhor, no meu caso eu precisei lixar.
Sempre é bom lixar as madeiras se for preciso, para que depois elas não cortem ou enrrosquem o plastico que for usado para tampar o terrário.


Esta é uma invenção minha, eu ainda não aperfeiçoei tudo.
Ainda irei colocar um plástico grosso nela, e postarei mais fotos explicando.
Me baseei exatamente em um terrário que fiz exatamente igual, mas mais mal feito, com sacos plásticos de comida, com madeiras mais finas e sem fundo.
Este terrário eu projetei para o meu clima, que no momento está a esfriar mais ainda e preciso de algo para manter calor e umidade para as minhas sementes germinarem.
Se você mora em região de muito calor acredito que ao invéz de ultilizar plástico transparente na tampa do terrário, pode ultilizar sombrite, para que não fique muito calor e fique mais ventilado.
Pode ser acrescentado sistemas de ventilação e iluminação se for preciso.
Se alguém tiver uma idéia contrutiva, fique a vontade para nos apresentar.

Por inquanto é isso, espero que gostem e que ajude alguem algum dia.

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


Editado pela última vez por Felipe_Pinho em 10.07.2010(Sáb)17:11, em um total de 1 vez.



06.07.2010(Ter)18:30
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 19.04.2010(Seg)17:43
Mensagens: 62
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
Parabéns, ficou muito legal esse seu novo terrário ! :wink:


06.07.2010(Ter)18:39
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 27.06.2010(Dom)14:59
Mensagens: 22
Localização: Polônia
Mensagem 
Boa sorte com ela:) estamos esperando fotos seguintes.


07.07.2010(Qua)14:04
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Muito legal!! Espero que funcione! Tô esperando a atualização

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


07.07.2010(Qua)16:17
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem 
Legal... Muito bom... Eu ja sou uma negação pra serviço manual... hehhe.. sempre me arrebento... quando mecho qlqr coisa do genero...
qundo cobrir atualiza pra nós...

falows...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


07.07.2010(Qua)17:28
Perfil

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem 
Se quiser incrementar um pouco, passe verniz naval (ou náutico como preferir) para proteger a madeira contra a umidade.


07.07.2010(Qua)22:12
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Ian escreveu:
Se quiser incrementar um pouco, passe verniz naval (ou náutico como preferir) para proteger a madeira contra a umidade.


Boa dica Ian, ficaria alem de tudo mais bonito :D

Eu me esqueci de mencionar, que tem que ser posto o plástico por dentro e não cobrindo as madeiras, se não, com a umidade irá apodrecer e juntar fungos. Pretendo terminá-lo amanhã, daí aproveito e atualizo certinho.

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


08.07.2010(Qui)1:39
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Atualizado, descupe pelas fotos, não teve como tirar boas fotos explicativas, pois o plástico não sai bem nas fotos :?
espero que intendam a ideia.
Abraço

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


10.07.2010(Sáb)17:12
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Ficou muito legal!! Relaxa, as fotos sairam boas :wink:

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


10.07.2010(Sáb)18:27
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem 
Ow.. Legal mesmo... Aqui tenho que fazer alguma coisa que segure muita umidade, e mantenha a temperatura baixa... MT umidade na casa dos 20% de umidade e temperatura entre 30° e 40° é o inferno mesmo...

To pensando em algo pra deixar no sol o dia todo(ou boa parte dele)... To pensando em uma camada de plastico por dentro e uma camada de sombrite por fora... e deixar o teto só com sombrite... (edit:) E forrar o chão da estufa/terrario com argila expandida...

Sera que mantem a umidade alta e baixa a temperatura?

Falow...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


12.07.2010(Seg)18:45
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB