Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)19:53

Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Mini estufa reciclável - Atualizada - pg.3 (16/09/10) 
Autor Mensagem

Mensagem Mini estufa reciclável - Atualizada - pg.3 (16/09/10)
Bem, criando esse tópico pra mostrar a mini estufa reciclável que o meu tempo ocioso (férias) me fez construir...
Também, como eu sou meio desentendido, é bom para "ouvir" algumas sugestões de oque mais precisa, oque tá faltando e oque tá errado
E também porque pode servir de auxílio para alguém que porventura queira construir uma estufa para suas plantas e não tenha dinheiro (assim como eu :roll: )
assim como eu também tive a idéia para construí-la de outro tópico: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... torder=asc (dando os créditos né, hehehe)

Para construí-la é simples, precisa de ferramentas:
- serrote
- martelo
- pregos

e também alguns pedaços de madeira, no meu caso:
- 8 cabos de vassoura
- Pedaços de vão de porta
- e uma madeira que eu achei que que eu não sei de onde é e serrei no meio

Eu também usei um barbate pra fazer umas amarras e reforças as juntas (para as madeiras não ficarem muito bambas)
aí quem quiser fazer também, é só procurar na internet "amarra quadrada"... fácil fácil (mas eu coloquei só por precaução)

Aí então, primeiro eu fiz a base do lugar onde eu ia por as plantas (a foto ta embaçada pq a maquina deu defeito, mas eu concertei depois):
Imagem
tcharam!! nem parece uma estufa!! ehAUIHSEESIHA (e não é, não ainda)

depois eu fui fazer a base, onde os vasos das plantas irão ficar:
(lado contrário):
Imagem
(lado de cima, apesar de não ser pintado, é mais reto):
Imagem

Aí depois fiz os pés, que se elevam até em cima, para formar as laterais da estufa também:
Imagem
(um lado é menor que o outro, com a parte de cima [que está ao lado] já montada da pra notar melhor)

Olha já com a parte de cima encaixada (ainda não tá pregada, só pra mostrar):
Imagem

Para resolver o problema da chuva e sol (não sei se vai resolver) to pintando com um esmalte sintético em spray. Na lata fala que é resistente a intempéries, mas acabou aqui e vou ter que comprar mais. (infelizmente, vou ter que gastar):
Imagem

Sobre usar sombrite ou plástico, tava conversando com um primo meu que faz agronomia, ele me falou que pra essas estufas pequenas, o ideal é usar plástico (o apropriado para estufa), e poderia colocar sombrite nas duas laterais, pra passagem de ar.
Comprei o plástico na rua, e não saiu tão caro como eu esperava, (R$ 6,50, mas foi só oque eu gastei até agora, tirando o esmalte sintético que eu vou ter que comprar ainda), ele custa R$2,80 o metro quadrado, como a largura mínima que tinha era de 2,5m, comprei 1m e deu isso aí, vai sobrar um pouco.
Já a sombrite, arrumei um pedaço com o porteiro aqui do prédio.

Joguei o plástico em cima aí do meu projeto... mas claro que não vou deixar assim :lol: :
Imagem

Minha dúvida agora é como irei fixar o plástico e a sombrite na madeira, legal se eu tivesse aqueles grampeadores legais (eéér.. entendeu? eaheiuahause)
mas to pensando em usar preguinhos pequenos, mas to com medo de rasgar :shock:
Dúvida cruel.
bem, ainda vou ver...
Quando terminá-la eu posto o resto das fotos nesse mesmo post.

Espero sugestões, (que não custem nada, ou no mínimo baratas!) hehehehehehe

Abraços!

--> Victor Leal <--

Editado pela última vez por Victorleal em 17.09.2010(Sex)12:22, em um total de 4 vezes.

07.08.2010(Sáb)23:31
Perfil YIM

Mensagem 
Boa victor, seguiu os belos passos DIY (Di It Yourself) ou faça você mesmo é esse o espírito do hobby! (e de qualquer outro rsrs)
Rasgar o plástico sempre rasga com o tempo, o sol principalmente desgasta muito, eu ja coloquei somente sombrite sem o plástico mas não recomendo pq manter a umidade é mais difícil...recomendo que ou Você prenda com esses grampeadores "sinistros" (nem é muito caro) ou com pregos mesmo deixe o plástico um pouco "larguinho" para não rasgar tão facil ok?

Abraços espero que de certo seu projeto!

08.08.2010(Dom)10:36
Destaque

Mensagem 
Ficou bem legal, acho que vai dar certo sim! Boa sorte!

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist

08.08.2010(Dom)10:39

Mensagem Victorleal
Eu aconselho a cortar os pés dessa estufa (ela parece instável e não suportará o peso dos vasos e da água; o vento não perdoará) e colocá-la diretamente sobre uma bancada, sobre o chão ou um suporte improvisado (uma mesa velha; OU uma tábua apoiada sobre tijolos ou mesmo aqueles blocos de cimento usados em obras). Se quiser deixe apenas "pezinhos" de 5 a 10 cm de altura dificultar o acesso de formigas e lesmas (um problema sério aqui), pois permite a opção de colocar pequenos pratinhos com água + detergente (e mesmo sal puro) em cada pezinho.

Para prender o plástico e o sombrite pode usar arame (vai ter que atravessar a camada de plástico e sombrite, mas pelo menos é garantido).

Como é uma estrutura pequena, eu substituiria o sombrite (que é meio duro) por um lençol velho (o plástico ficaria embaixo do pano protegido do sol direto e cumprindo a função de barrar a água da chuva). O meu projeto de viveiro é feito assim.

São só sugestões, de repente vc consegue ajeitar melhor.

Boa sorte.

08.08.2010(Dom)11:38

Mensagem 
É kato, o lega mesmo seria se eu arrumasse um desse grampeadores emprestados, se não é prego pra dentro, ou então eu tava pensando em taxinhas... pode ser que certo tbm =]
E já que o plástico sempre rasga, ainda bem que vai sobrar então, talvez, o suficiente pra reformá-la uma vez por completo!

Ian, sobre os pés, eu percebi que ficou meio bambo mesmo! Irei verificar depois que eu pregar a parte de cima se ainda vai ficar muito instável, se ainda permanecer, vou ver se consigo arrumar mais umas madeiras pra colocar paralelo a bancada, só que mais embaixo! (tem mais uns vãos de portas por aqui, acho que é o suficiente, se eu colocar cruzados talvez... fique resistente o suficiente)
Mas se mesmo assim não der certo... decapitarei as pernas! hehehehe
Na verdade gosto dela alta assim pra manusear melhor e tal, peso eu sei que aguenta... mas tá bambo mesmo, bem, verei

A ideia de por um pote de água com detergente é boa, mas duas dúvidas me surgem sobre isso!
- As formigas não são presas em potencial para as plantas?
- Água com detergente é um criadouro de dengue?

O arame é uma boa pra prender a sombrite mesmo! não tinha pensado nisso! :roll:
Ideia genial :shock:

Irei analisar todas as sugestões direitinho, mas ó segunda feira (amanhã) pra eu começar a mexer nela de novo, quando poderei comprar mais tinta e pintar toda :D
aí depois prendo a parte de cima, depois o plástico e sombrite! e pimba! ta pronto! xD

Obrigado povão! XD

Abraços!

--> Victor Leal <--

08.08.2010(Dom)17:25
Perfil YIM
EM OBSERVAÇÃO

Mensagem 
são presas sim,mas tem muito acido,e estraga as armadilhas,é melhos soltar bisouros dentro.

08.08.2010(Dom)19:24
Perfil Visitar website do usuário
EM OBSERVAÇÃO

Mensagem 
são presas sim,mas tem muito acido,e estraga as armadilhas,é melhos soltar bisouros dentro.

08.08.2010(Dom)19:24
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Depende da planta. Que eu sei, só as Dionaeas são afetadas por esse ácido (ácido fórmico). As Neps, Sarras e Droseras não ligam e adoram as formigas!

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist

08.08.2010(Dom)19:30

Mensagem Victorleal
Os potinhos nos pés são opcionais, caso elas sejam um problema aí. Eu particularmente não gosto de formigas pq protegem (e cultivam) certas pragas nas plantas (pulgões e cochonilhas). O detergente é justamente para não dar nada (imagino que seja bem desagradável para eles, rs).

Em vez de pintar pode colocar verniz naval/náutico.

Existem pequenas cantoneiras de metal, daquelas que prendem armários (de cozinha) na parede, de repente é uma opção.

Inté!

08.08.2010(Dom)20:20

Mensagem 
Poxah... Legal mesmo... =D... Valeu pelas conciderações...

Bom algumas coisas que eu acho que poden ajudar...

Sobre as pernas. Acho que se vc colocasse mdeira em forma de X nas pernas elas ficariam firmes... Mas Como ela está alta... pode bater um vento forte e tombar... Por isso a ideia de ser baixa é uma boa opação... Eu gosto de uns 40 cm de altura... Ve ai se ela vai ficar pesada o suficiente pra não tombar...

Sobre a amarração do sombrite e plastico. Tu pode prender com linha de anzol... É mais facil de mecher... Mas a opção do arame é melhor... Para o sombrite a melhor opção para amarrar ele é desfiar ele e amarrar com ele mesmo =D... Essa dica é do Miguel Pandini...

Vc pode usar algumas placas de isopor pra melhorar a temperatura... acho que steticamente num vai ficar legal... Mas deve dar bons resultados...

Já pensou no que vai colocar dentro pra melhorar a umidade?

Falows...

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists

09.08.2010(Seg)2:03
Responder   [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo