Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)11:36



Responder  [ 9 mensagens ] 
 dúvida com ventilaçào 
Autor Mensagem

Registrado em: 28.09.2010(Ter)22:16
Mensagens: 21
Localização: Teresina
Mensagem dúvida com ventilaçào
Olá amigos, boa tarde eu sou maks, moro em teresina, e sou novo no cultivo de pcs.
e tenho algumas dúvidas.

Andei dando uma fuçada aqui no forum e vi vários progetos de estufas interessantes, mas em vez de me dar uma luz, eu fiquei mais confunso ainda.

então eis as questões.

primeiro: tenho visto alguns projtos que incluem ventilados pequenos para a a circulação do ar para evitar aperecimento de fungos e controlar a temperatura, já outros, omitem essa questão da ventilação, entào pergunto, quando é necessáro a utilização de ventilador, e quando não é. e mais, alguns projetos incluem aberturas na estufa para se fazer a circulaçào, mas pergunto será que só uma abertura é o suficente e qual o lugar mas indicado para se fazer essas aberturas, em cima? em baixo? na lateral?

segundo: eu vi que em algumas estufas que utilizam um plastico qualquer sem proteção UV devem ficar na sombra pra evitar que as plantas cozinhem, mas as pcs não são plantas que devem pegar sol?, como fazer então? diminuir o foto periodo, ou deixar na sombra o tempo todo?

terceiro; vi algumas fotos de estufas onde haviam vasinhos com semetes, e esses estavam(além da etufa em si) com fundos de garrafas pet por cima, isso é realmente necessáro? a estufa já não eliminaria essa necessidade?

bem... acho que por enquanto é só

desde já agradeço os esclarecimentos.


30.09.2010(Qui)15:09
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Olá!
maks escreveu:
...primeiro: tenho visto alguns projtos que incluem ventilados pequenos para a a circulação do ar para evitar aperecimento de fungos e controlar a temperatura, já outros, omitem essa questão da ventilação, entào pergunto, quando é necessáro a utilização de ventilador, e quando não é. e mais, alguns projetos incluem aberturas na estufa para se fazer a circulaçào, mas pergunto será que só uma abertura é o suficente e qual o lugar mas indicado para se fazer essas aberturas, em cima? em baixo? na lateral? Considere antes que cada região do pais tem seu clima caracteristico (aí onde você está é bem quente certo?!), e que cada projeto de estufa é feito para à região que será utilizada. Por isso os projetos são realizados de acordo com as necessidades de cada cultivador. Quanto aos furos, lembre-se que o ar quente sobe e o ar frio desce. O furo de entrada de ar sempre deve estar mais baixo que o de saída de ar. Os furos devem ficar em lados opostos.

segundo: eu vi que em algumas estufas que utilizam um plastico qualquer sem proteção UV devem ficar na sombra pra evitar que as plantas cozinhem, mas as pcs não são plantas que devem pegar sol?, como fazer então? diminuir o foto periodo, ou deixar na sombra o tempo todo? Pesquise mais um pouco pois nem todas as plantas carnivoras ficam em sol direto.

terceiro; vi algumas fotos de estufas onde haviam vasinhos com semetes, e esses estavam(além da etufa em si) com fundos de garrafas pet por cima, isso é realmente necessáro? a estufa já não eliminaria essa necessidade? De novo entra a historia da região que será o cultivo. Região mais úmida e menos umida. ...

_________________
Imagem


30.09.2010(Qui)15:50
Perfil

Registrado em: 28.09.2010(Ter)22:16
Mensagens: 21
Localização: Teresina
Mensagem 
Ok, entendi em parte, pois bem..., realmente a região onde eu moro é extremamente quente, média de 35, considerando que vou por a estufa em ambiente aberto, ou seja, havera uma natural circulaçào de ar, haverá necessidade de por uma ventilação artificial, estou com sementes de dionaea para germinar, você poderia por favor me informar um pouco qual é o fotoperiodo, e quais as temperatura e umidade necessárias,

estou tomando essa cautela pois me deu um certo trabalho adquirir essas sementes, e nào quero fazer nenhuma burrada o po-las a perder.


30.09.2010(Qui)16:22
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Realmente aí onde você mora é bem quente!

Você deve escolher plantas que gostem do seu clima.
A dionaea é perfeita para o seu cultivo. Não arrisque com plantas que vem de clima frio até você ter mais experiência.
Já imaginou um projeto para a sua estufa (ou viveiro)?
Coloque em um papel todas as variáveis possíveis para não ter que desfazer todo o trabalho depois.
Sobre as sementes de dionaea é simples... Sphagnum picado e esterelizado, vasinho ou sementeira, sementes (seeds) da planta. Umedeça bem o musgo e coloque as sementes sobre o substrato sem enterra-las. Se possivel deixe com um pratinho d'agua sob o vaso para manter a umidade (aí você vai precisar). Deixe em local bem iluminado (o fotoperíodo da estação que entramos é o suficiente) e fique de olho para que o musgo não fique seco.
Se as sementes forem viáveis e frescas em 1 mês + ou - você vai ver elas germinando! Por vezes fazemos tudo certo mas as sementes não estão boas. Mas não deixe de fazer suas pesquisas sobre essas plantinhas! Bom cultivo! 8-)



Abç.

_________________
Imagem


30.09.2010(Qui)16:45
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
bem vindo maks .... a melhor ideia é você ter um termo-higrometro pois eles medirão a temperatura e a umidade ai vc pensa em uma ideia para melhorar sua estufa ou viveiro...

Vou te falar que eu montei uma estufa de luz artificial e para realmente adequar ela para as Pcs foi demorado... tirei cooler, mudei lâmpadas, coloquei plastico para separar as lâmpadas... arrumei muito os fios e por ai vai... foi mais de 6meses a ainda continuo mechendo sempre melhorando uma coisa ou outra...

Se vc leu alguma coisa do forum comcerteza você deve ter observado que a grande maioria das Pcs são de climas frios, mas existem as de clima mais quente... portanto vc deve adequar a sua estufa ou viveiro de acordo com as espécies escolhidas... mas eu sempre prefiro deixar as temperaturas mais baixas em torno de 20 a 25ºc, mas para isso eu sempre estou ligando e desligando os cooler, fechando as portas colocando ventilador e assim vai... é muita dedicação :D :D :D

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


30.09.2010(Qui)17:41
Perfil ICQ YIM

Registrado em: 28.09.2010(Ter)22:16
Mensagens: 21
Localização: Teresina
Mensagem 
obrigado, acho que realmente, vai da experiencia, mas acho que cometi uma burrada financeira, eu via aqui um projeto com plastico e canos pvc, para fazer a estufa então fui comprar os materiais, gastei algo em torno de 40 reais, e só por curiosidade fui pesquisao preço do aquario e achei aquario até de 48 reais


30.09.2010(Qui)19:02
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
ah maks eu prefiro muito mais uma estufa do que um terrario no aquario... apesar de que já vi uns que são show mas são bem grandes e caros pois uma vez fiz um orçamento por auto de deu $200 um de 1,2m x 0,80m x 0,70m mais ou menos por ai eu acho, nem me lembro muito bem... :D :D

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


30.09.2010(Qui)21:30
Perfil ICQ YIM

Registrado em: 28.09.2010(Ter)22:16
Mensagens: 21
Localização: Teresina
Mensagem 
nossa, realmente muito caro,eu vi também que aqui no forum a maoiria da galera usa estufa em aquario como ultimo recurso, preferindo esses mais caseiros, será porque existe alguma vantagem deste em relação àquele? ou é so pelo gostinho de fazer a própria estufa?


30.09.2010(Qui)23:04
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Maks ! acho que as duas coisas. Fazer a sua própria estufa é uma experiência quase sagrada (risos) ! falando sério: pesquise as condições do clima aí em sua região, porque você vai ter de criar o microclima mais favorável à espécie que você vai querer cultivar. Por isso, estude também as necessidades de cada planta, e pense bem antes de decidir quais adquirir. Sei que isso é pedir demais a quem está louco para iniciar no hobby, mas com certeza vai evitar que você se aborreça muito.
Por exemplo: eu montei uma estufa especificamente para as nepenthes. E bogs para as sarracenias e droseras, criando dois microclimas inteiramente diferentes aqui mesmo em minha casa - e nenhuma delas ficava num aquário ou terrário, todas ficavam relativamente ao ar livre.
Só tenha cuidado com uma coisa: isso de montar estufas vicia... já tenho um projeto para a minha próxima !
Grande abraço e seja bem vindo ao forum !

_________________
Eu acredito em SACI


01.10.2010(Sex)6:16
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 9 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB