Olá pessoal eu assisti um video sobre botânica a algum tempo atrás e nele mostrava varias experiencias feitas com as plantas, crescimento, desenvolvimento, etc. E um deles me interessou muito, eles plantaram 2 pés de tomate, um em terra adubada e outro na areia comum, e depois de algumas semanas notou-se que o tomateiro da terra adubada tinha se desenvolvido melhor.
Enfim explica que a areia é um material que não apresenta muitos nutrientes, ai foi que eu pensei e tive uma ideia

. Porque não utiliza-la no cultivo de Pcs

.
Eu andei fazendo algumas pesquisas e descobri o seguinte: A areia é formada, principalmente pôr quartzo(SiO2), mas pode apresentar outros inumeros minerais (feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, mônazita, cassiterita, entre outros), o que cria um barreira para o cultivo nela já que o excesso de minerais pode queimar as raízes, entretanto descobri que a areia de rio contém muito pouco desses outros minerais, acho que a plantinha aguentaria facilmente.
Descobri também que a areia possui capacidade relativamente pequena de retenção de nutrientes no solo, que são lixiviados com facilidade. Possui poros bastante grandes permitindo que as raízes cresçam com facilidade e que haja mais oxigenação do substrato, mas isso faz com que a agua escoe mais rápidamente, o que pode ser resolvido com o famoso pratinho d'agua embaixo.
Bem no momento não fiz nenhum experimento em que se use somente areia como substrato

, mas acrescentei porções desta nos meus vasos de Droseras, Sarracenias e Dionaea.
Em breve vou plantar algumas Droseras somente em areia do rio lavada para ver o que acontece.
Por favor opinem, deim sugestões e contém alguma experiencia relacionada.