Autor |
Mensagem |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Vitor B. escreveu: Mas poxa... A Darlingtonia e a D. meristocaulis morreram?! Que coisa, a minha darlingtonia (irmã da sua) está em adaptação, tomei coragem de colocar lá fora, vamos ver no que dá. Já as D. meristocaulis simplesmente não germinaram Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
04.03.2008(Ter)19:34 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Coloquei as causas das mortes. A Darlingtonia foi atacada pelo mesmo fungo que matou várias das minhas Sarras há algum tempo (ataca as raízes e, em poucos dias, todas as folhas estão mortas), já a meristocaulis, morreu há uns dois meses já... foi quando viajei por uma semana logo depois de tirar o plástico que protegia as plantas da estufa contra a chuva. Como o substrato dela era muito arenoso, um monte de areia encobriu a planta, que também ficou com o substrato super encharcado, já que eu não tinha feito um escape nas bandejas para o exceso de água... Vamos fazer uma reza brava pras sementes germinarem! Abs,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
05.03.2008(Qua)10:38 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Paulo Minatel escreveu: Coloquei as causas das mortes.
A Darlingtonia foi atacada pelo mesmo fungo que matou várias das minhas Sarras há algum tempo (ataca as raízes e, em poucos dias, todas as folhas estão mortas) Já tomei nota! Paulo Minatel escreveu: meristocaulis, morreu há uns dois meses já... foi quando viajei por uma semana logo depois de tirar o plástico que protegia as plantas da estufa contra a chuva. Como o substrato dela era muito arenoso, um monte de areia encobriu a planta, que também ficou com o substrato super encharcado, já que eu não tinha feito um escape nas bandejas para o exceso de água... Vamos fazer uma reza brava pras sementes germinarem! Ptz, viagens são assim mesmo... eu perdí uma série de sarras e uma U. hispida por ressecamento. Se tiver umas sementes F2 dessa D. meristocaulis no futuro me avise. Um abraço.
|
05.03.2008(Qua)21:07 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Olá xara!
Tem algum cuidado especial pra cultivar D. graminifolia?
Das sementes que me mando nasceram apenas duas plantinhas, uma estava muito linda e crescendo rapidamente e a outra ia devagar... mas hj notei que a que tava grande morreu, só sobrou a pequenina... como eu gosto muito dessa pc e sabe se lá quando vou conseguir mais sementes, não quero perder o seedling que sobrou... me ajuda!!
Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
07.01.2009(Qua)14:03 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Oi PH, As condições gerais são essas: Substrato - areia, sphagnum, vermiculita e turfa (a proporção é mais ou menos essa: 3:4:1:1) Iluminação - estão em estufa com sombrite 35% + plástico Água - 1 a 4 cm de altura (o vaso tem 7 cm de altura) Algum outro parâmetro? Ela é uma planta chatinha mesmo. Tenho duas plantas maiores (c. 4-5 cm - preciso replantá-las, espero que não morram  ) e alguns seedlings bem menores que não crescem (todas elas tem 2 anos já)... Abs e boa sorte,
Growlist e Wishlist
|
07.01.2009(Qua)16:46 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Fala xará! Valeu pelas dicas! O lance é que aqui na região não encontro vermiculite nem turfa, mas saí ontem e achei um produto chamado terral flor, lendo a composição, eis o que vejo: Vermiculite, turfa (eba!) e esterco bovino...  . Mas mesmo assim comprei pra fazer testes. As especificações do mesmo: PH - 6,5% Densidade - 860 kg/m3 umidade - 32% A textura dele é fina, com pedrinhas. Não tem cheiro de nada. Só achei que o PH tá alto, devo usar acidulante? Mais informações aqui: http://www.terral.agr.br/terral/nova_flor.htm#Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
10.01.2009(Sáb)1:20 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
|
Oi xará, O pH está bom, o problema é esse esterco... Se for fazer testes, use pequenas quantidades e comece com espécies que você tem de sobra. Só depois de ver se os resultados são bons, tente alguma espécie mais rara. O Carlos também não usa turfa e parece que as plantas dele estão indo bem (acho que ele usa sphagnum:areia em 1:1). Quando for replantar, muito cuidado! As raízes são super finas e frágeis. Abs,
Growlist e Wishlist
|
10.01.2009(Sáb)11:28 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
|
Vou fazer os testes comas pragas primeiro e depois (se tudo der certo) vou adicionando aos poucos nos outros substratos... A D.graminifolia que restou vai ter que ficar em musgo, areia 1:1 até lá!
Abraços e valeu pelas dicas!
Update
Comecei os testes no domingo, estou usando algumas D.capensis, D.burmanii e uma S.leucophylla x courtii.
Vou montar um tópico de acompanhamento ainda essa semana e vc apaga esse!
Abraço
|
10.01.2009(Sáb)11:34 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
|
Depois de alguns anos sem atualizar também, finalmente uma versão mais atualizada da growlist e da wishlist... Váááááárias plantas a menos, especialmente as communis, que se foram todas... e umas poucas a mais, em especial os híbridos de Pinguicula que andei fazendo por aqui, mas não sei o que são ainda pq não consigo controlar... hehehe cruzei todas com todas... Abs,
Growlist e Wishlist
|
05.08.2010(Qui)11:49 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Opa, já posso ver o que vai morar aí contigo, vou conferir a wishlist.
|
05.08.2010(Qui)11:52 |
|
 |
|