Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)15:40



Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Listas de Miguel Pandini -> atualizadas em 29/09/2009 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Douglas Abrantes escreveu:
Gostei muito da sua lista, parece que você também tem preferência por neps e sarras!
Porque teve um espaço de tempo tão grande desde a sua primeira neps até a próxima carnívora? Vendo as suas datas, a pioneira foi em 96 e as próximas só vieram lá pra 2003!
Bem interessante a sua pergunta! :wink:

De fato, há um lapso de tempo considerável... Talvez os mais jovens não consigam fazer uma idéia de como evoluiu a Internet nesses anos!

Em meados de 1995, comprei o meu primeiro computador: tinha processador Intel 486 e OS Windows 3.11 (comemore não ter conhecido isso!!!). No início de 1996, apareceu o primeiro provedor de Internet aqui na minha terrinha... Não havia comércio eletrônico como hoje, mas alguns já sabiam "se virar" naquele tempo. Ainda no primeiro semestre de 1996 (acho que foi no final de abril), descobri uma oferta de venda de uma "planta carnívora grande", com uma foto muito ruim, num site pessoal de um cara da cidade do Rio de Janeiro. A muda menor da planta custava R$ 25,00 e eu tinha que combinar as despesas de envio... Acabou não custando nada, pois veio no meio de outras plantas no caminhão de entregas para uma floricultura de um amigo daqui...

O Google demorou a aparecer e só em 2000 ou 2001 eu descobri que era uma planta do gênero Nepenthes, mas também não havia qualquer informação sobre o cultivo dela... Por tentativa e erro, descobri que ela não gostava de sol forte direto, nem de vento; que os jarros dela ficavam maiores e duravam mais tempo quando eu regava mais... E ela teve duas florações durante esses primeiros anos (hoje eu sei que é uma planta macho!)

Ela estava plantada num vaso plástico branco, pendurado por um suporte também plástico, com gancho. Eu não fazia a menor idéia do que era aquela "coisa marron" onde ela estava plantada...

Até que um belo dia, em 2002, depois de tantos anos, o vaso dela ressecou, o gancho que a segurava suspensa rompeu e ela se estatelou no chão, com o recipiente em mil pedaços... Foi, para mim, o "Ovo de Colombo": só então eu me dei conta do que eu estava cultivando... Uma planta que vivia há anos numa mistura de fibra de xaxim com alguma outra coisa que, nos dias de hoje, penso que seria vestígios de sphagnum.

Eu tinha um vaso de xaxim que eu havia usado para uma samambaia que não foi à frente... Estava guardado há alguns anos... Como o vaso original tinha furos avantajados no fundo e não tinha pratinho para água, conclui logo que eu deveria perfurar o prato do xaxim... Com muito cuidado, plantei a Neps em substrato de fibra de xaxim puro (e assim ela está até hoje!), mantendo-a pendurada no mesmo lugar onde ela estava anteriormente...

Em 2003, apareceu uma outra Neps numa floricultura daqui, diferente e com jarros maiores (N. alata)... Para minha surpresa, poucas semanas depois, apareceu também uma sarracênia verde (S. x areolata). Tive a sorte de achar uns "matinhos" esquisitos no vaso dela, com uns "pelinhos" molhados (droseras) e um que botou umas flores amarelo-ouro (utriculária)... Ainda em 2003, apareceu outra sarracênia, bem diferente da primeira...

No final de 2005, conheci o prof. Dennis Saridakis no Orkut... Em 2006 comprei algumas mudas de Neps dele... nesse início de 2007, através da amiga Rosana, também do Orkut, conheci esse forum, e cá estou...

O lapso de tempo entre as duas primeiras plantas foi, então, por causa da lentidão de conexão e falta de conteúdo nos primeiros anos da Internet...

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


Editado pela última vez por Miguel Pandini em 13.04.2009(Seg)15:44, em um total de 2 vezes.



12.12.2007(Qua)9:30
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem Re: Neps !
Francisco Eduardo escreveu:
Olá Miguel ! me diz uma coisa: vc mantém as neps sob sombrite, sob plástico ou coisa semelhante ? é que eu mantenho as minhas sob sombrite, mas estou pensando em revestir a estufa com plástico, para aumentar a umidade... grande abraço.

Oi, Francisco!

Minhas neps atualmente estão sob sombrite de 50%. Mas elas só ficam assim entre os meses de outubro e março, pois de abril a setembro a casa faz sombra nos dois lugares onde elas estão, e eu retiro o sombrite...

Num dos lados da casa, onde eu chamo de "RECANTO DAS NEPS", do lado que pega o sol da tarde, elas tem uma tela plástica superfina colocado a 3 m de altura sobre elas, que deixa passar água mas bloqueia o vento. O local fica limitado por duas paredes da casa e um muro de 3,20 m de altura, portanto bem protegido do vento, e com cascas de côco encharcadas no chão para aumentar a umidade. Nessa parte ficam as minhas neps mais exigentes. Tem algumas imagens desse local (ainda sem a configuração atual, mas que dá pra ter idéia de como é) no tópico http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-2080_s-10.html?postdays=0&postorder=asc

Acho que se vc fechar com plástico nas laterais a umidade já aumenta bastante! :wink:

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


Editado pela última vez por Miguel Pandini em 13.04.2009(Seg)15:46, em um total de 1 vez.



25.11.2008(Ter)13:53
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem Re: Estufa !
Francisco Eduardo escreveu:
Olá Miguel ! uma vez mais, obrigado pela sua sempre presente ajuda ! aproveito a sua boa vontade para explorar mais um poquinho a sua experiênca com as nepenthes... a minha estufa é revestida por sombrite - 50% em grande parte, mas, para as neps, duas camadas de 50% sobrepostas, no teto - e fica sob sol.
Matenho irrigação automática, que molha as plantas a cada 6 horas, e, ainda, mantenho uma fonte no interior da estufa para aumentar a umidade...
Sendo o Rio de Janeiro um local quente, o que vc acha de colocar plástico, pelo menos em parte dela ? estou em grande dúvida porque, de um lado, temo transformar a estufa em um forno e, de outro, gostaria de proporcionar às neps o máximo de umidade possível !
Na verdade estou perguntando isso porque, de qualquer forma, vou ter de alterar a estrutura da estufa, para evitar que as hastes laterais continuem sendo forçadas pelo peso dos vasos das neps - e, já que vou mesmo mexer, posso aproveitar !
Por favor me diga o que vc acha melhor para as neps !
De nada, Francisco! Disponha! :D
Duas camadas de sombrite 50% correspondem a uma de 75%: excelente, levando em conta esse nosso sol tropical impiedoso!
Acho que o plástico ajuda sim, mas jamais use cobrindo a estufa. Vc priva as plantas da água da chuva, e pode transformar a estufa num alto-forno.
Se quiser, faça uma tentativa fechando as laterais - três delas, deixando uma aberta (a que não pegue o vento de frente, somente com o sombrite). Assim, não haverá superaquecimento, com o ar excessivamente quente saindo por cima, por convecção natural! :wink:
Mas, lembre-se: sempre que fizer uma experiência dessas, monitore a temperatura e umidade no ambiente onde estiverem suas plantas. O ideal é ter um termo-higrômetro digital dentro da estufa! A gente fica sabendo, com precisão, o que está se passando lá dentro!
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


27.11.2008(Qui)13:48
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem Pequena atualização em 13/04/2009...
1 - Identificada a N. 'Horribilis' vinda do Carlos Rohrbacher: N. gracillima x rafflesiana var. nivea, atualmente com jarros "upper".

2 - A N. ampullaria que veio do Marcos Ono não é espécie pura... É um belo híbrido dela, ainda não convenientemente identificado.

3 - Seguramente tenho 99% de certeza que minha N. 'Pioneira' é uma variedade de N. gracilis pura.

4- Morreram minhas Byblis liniflora, Drosera binata, Sarracenia minor e mais algumas de suas companheiras híbridas, além da maioria das utrics... Minhas Dionaea muscipula e Drosera filiformis estão nas últimas... O verão foi de lascar!!! E não pretendo mais me dedicar ao cultivo dessas espécies perdidas e as que eu vier a perder daqui em diante...

Por praticidade, e usando dos poderes de moderador, resolvi dar uma "enxugada" no tópico!

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


Editado pela última vez por Miguel Pandini em 13.04.2009(Seg)15:49, em um total de 2 vezes.



13.04.2009(Seg)10:05
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Muito rium as perdas que temos pq às vezes não conseguimos outras da mesma forma e beleza que temos, mas por outro lado fica a satisfação em conseguir novos exemplares e também em descobrir as icógnitas que temos. Parabéns pelos exemplares novos e pelas certezas que encontrou.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


13.04.2009(Seg)14:21
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
1 - Essa também era minha opinião quando vi os primeiros jarros dela, a minha aqui quando chegou também produziu uns jarrinhos feios mas depois ficaram lindos, isto é, os uppers.

2 - Que pena não ser a espécie pura, mas temos que concordar que ela é linda também!

Ah... e parabéns pelo novo nível alcançado, Moderador! :D


14.04.2009(Ter)9:49
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Obrigado, Ivaldo!
Alex, a gente tem que estar atento para essa questão de identificação de neps: quando elas são novinhas, parece tudo "gato à noite"!
Agora, fico à procura da minha tão estimada N. ampullaria pura! Se alguém tiver alguma muda disponível para negociar, eu agradeço!
Essa função de moderador veio como uma grande surpresa... Nem sei se poderei atuar a contento, pois meu tempo está cada dia mais escasso.
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


15.04.2009(Qua)9:00
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Bem, pessoal, tenho o prazer de anunciar a chegada de uma preciosidade, há muito cobiçada:

- Nepenthes bicalcarata - vinda da Tailândia, via importação do Marcos Ono (só não sei qual seria a variedade dela).

1yahoo 1yahoo 1yahoo

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


Editado pela última vez por Miguel Pandini em 29.09.2009(Ter)8:43, em um total de 1 vez.



08.05.2009(Sex)11:17
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 08.09.2008(Seg)1:51
Mensagens: 61
Localização: Guatemala/Viçosa-MG, Brasil
Mensagem 
41 Espécies de Nepenthes... Incluindo N. bicalcarata e N. truncata /reverencia

Parabéns bela lista! 1palmas


08.05.2009(Sex)15:34
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 09.01.2008(Qua)12:40
Mensagens: 182
Localização: sp/sp
Mensagem 
Miguel, eu tenho medo de vc!!!! Parabéns pela incrível lista! Quando eu crescer quero ser igual á vc!!!!!


11.05.2009(Seg)11:42
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB