Busca pela Genlisea aurea (muitas fotos)
Autor |
Mensagem |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
 Busca pela Genlisea aurea (muitas fotos)
Olá a todos, Novamente venho compartilhar uma pequena expedição. O local já foi visitado outras vezes, está meio “batido”, para mais imagens acessem os links abaixo: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... _s-10.htmlhttp://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -1640.htmlO objetivo desta vez foi diferente, encontrar a esquiva Genlisea aurea in habitat. Bom, tudo começou de uma conversa com o Fernando que disse haver Genlisea aurea por lá, eu ainda não conseguia diferenciar droseras de utricularias, então fiquei só na curiosidade. Pensava que a Utricularia reniformis era a Genlisea violacea, enfim, nada sabia de plantas carnívoras. Fui até lá com o Fernando e “encontramos” tantas espécies (na verdade ele é que encontrava, me mostrava, explicava e eu ficava perguntado “Qual é o nome dessa mesmo?”) que nem lembrei da tal genlisea pois eram muitas espécies de plantas carnívoras em um mesmo local. Há pouco tempo voltei a incomodar e ele me enviou imagens de herbário com o local: Garuva-SC. Na hora fiquei intrigado e resolvi que iria dedicar uma nova (árdua) subida até lá só para achar esse gênero que eu nunca havia visto in habitat. Imagens, eu precisava de imagens dessa planta! Para tal façanha eu precisaria de tempo e de alguém que me acompanhasse, eis que surge o Flávio Bielke, de Joinville, para variar um estudante de Biologia (Marinha) em quem eu poderia confiar para enfrentar o calor, o frio e a chuva da extenuante caminhada. Além de aprender algo sobre os pios das aves e os macacos da Serra do Mar. Bom, já de início a caminhada foi “paga” pelo encontro com vários animais, todos carnívoros: Filhote de Sinambú ( Enyalius iheringii) e Flávio adulto ( Flavius bielkensis):   Rãzinhas:    Caracol:  Isso eu não lembro o nome e essa mão também não é minha  :  segue...
_________________ Droseraholic!!!
Editado pela última vez por Carlos Rohrbacher em 17.10.2007(Qua)8:35, em um total de 1 vez.
|
17.10.2007(Qua)8:28 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Alguns dados do local nessa primavera, a temperatura variou entre 20 e 12 graus Celsius, a umidade era altíssima (90%-100%), o KH da água nas nascentes era menos de meio grau alemão e o pH abaixo da escala que eu levei que era até 6.2, pela cor eu chuto entre 5.0 e 5.5. A altitude variou entre 800m a 1.320m. Mas vamos ao que interessa? A primeira planta carnívora, Utricularia reniformis:   Drosera ascendens com pouca insolação, interessante que as hastes florais delas estavam com o mesmo tamanho das minhas plantas de mesma espécies, em casa: Drosera ascendens ou seria Drosera montana var. montana? Eu acredito que seja a primeira, mas gostaria de opiniões de maior gabarito.  Imagens desfocadas de Utricularia praelonga:  
Editado pela última vez por Carlos Rohrbacher em 17.10.2007(Qua)8:36, em um total de 1 vez.
|
17.10.2007(Qua)8:30 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Essa é bem incomum: Utricularia tricolor crescendo embaixo d’água e a minha câmera refletida na água:  Uma belíssima Xyris sp.:  Micro ipê-amarelo crescendo em um charco. Eu apareço ali para dar uma idéia do tamanho dessa “árvore”, como vocês puderam observar havia muitas flores nas cores amarelo e violeta neste local:  Para quem gosta, uma orquídea com duas variações de cores, Zigopetalum intermedia:   Novamente a Utricularia reniformis, agora crescendo na bromélia, a que eu e o Fernando encontramos na outra vez era em outro local, que foi consumido pelas chamas em julho (passei por lá logo depois), as utricularias e D. ascendens de lá resistiram ao fogo, estão com novas folhas, pena eu não ter feito imagens delas:   Essa é belíssima 
|
17.10.2007(Qua)8:31 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Bom, então o dia estava acabando, a neblina fechando e a chuva caindo... procuramos água e eu, “o guia”, me perdi duas (ou três?) vezes antes de achar o riacho. Totalmente e tolamente molhados cada um foi direto para a sua barraca!!! A pós uma noite de sono, ao menos para quem ficou seco (risos), fomos fotografar algumas Utricularia praelonga e eis o que havia no caminho, pele de uma provável Jararaca ( Bothrops jararaca):  Informações sobre a provável dona da pele aqui: http://www.ra-bugio.org.br/ver_especie.php?id=21Ótimo alerta para quem anda no capinzal de havaianas e bermuda (risos). Desse alerta e da necessidade de encontrar as pequenas flores amarelas da U. praelonga veio uma necessidade terrível de olhar para o chão, o que possibilitou a seguinte descoberta: Botões peludos da esquiva Genlisea aurea! Foram os segundos mais felizes na minha curta carreira de “carnivorófilo-em-campo”.     
Editado pela última vez por Carlos Rohrbacher em 17.10.2007(Qua)8:38, em um total de 1 vez.
|
17.10.2007(Qua)8:33 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Também encontramos umas poucas Drosera communis, bem ao lado das genliseas, quase pisei:  Bom, a expedição estava completa, nem a chuva que voltou a ocorrer nos desanimou, nisso incluo o Flávio, com sua “noite-mal-dormida” e “mochila-asfixiante-e-destruidora-de-costelas”. Dois dias de caminhada, ufa! Valeu guri!!! Ah, antes que eu me esqueça, a minhocoçú de 50cm, era quase uma anaconda (risos) e a saíra-de-sete-cores:   Espero que tenham gostado. Um abraço. Carlos
|
17.10.2007(Qua)8:34 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
Carlos,
Excelente saida em campo. Esse lugar ai eu quero um dia conhecer (especialmente por causa das Pcs e do frio !)
não sabia que G. aurea chegava tão ao sul assim. Como uma praguinha dessas pode ser tão dificil de cultivar? Como sempre as utricularias dão um show com essas florzonas.
O aracnídeo na sua mão é alguma espécie de Opilião.
Um abraço
Adilson
|
17.10.2007(Qua)9:47 |
|
 |
leo
Registrado em: 06.01.2007(Sáb)13:35 Mensagens: 79 Localização: jundiaí
|
Olhando as fotos fiquei com vontade de não trabalhar e fazer expedições em alguma mata..rs Parabéns pelos achados léo
|
17.10.2007(Qua)11:57 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Parabens Carlos!  :) Muito legal vc ter achado G.aurea por lá! Pena só que não estavam em plena floração. Mas mesmo assim, aquelas rosetas enormes e mucilaginosas são muito legais, não? Fez herbários de tudo??  :) Abraços, Fernando Rivadavia
|
17.10.2007(Qua)11:59 |
|
 |
Igor lins
Destaque
Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39 Mensagens: 867 Localização: Niterói-RJ
|
cara, você gosta de ficar molhado! 100% de umidade! 
17.10.2007(Qua)12:10 |
|
 |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
Muito bonitas as fotos, as plantas, e o opilião.
|
17.10.2007(Qua)14:40 |
|
 |
|