Hello pessoal,
Há duas semanas estive na Bavaria visitando nosso colega carnivorólogo Andreas Fleischmann. Minha visita primaveril sem querer coincidiu com lindos dias ensolarados e c/a época de floração de algumas PCs nesta região da Europa. Aproveitando, ele me levou p/ ver um local na vizinha Austria onde ocorrem 3 espécies de Pinguicula. Não sei a q altitude subimos, mas era um alto passe nas montanhas, onde havia ainda alguns bolsões de neve q não haviam derretido. Paramos o carro no alto do passe, onde funciona uma estação de esqui no inverno, e saímos para andar. Eis a vista deste local:

O Andreas achava q encontraríamos apenas P.alpina em flor, pois esta floresce mais cedo (parece q ela já forma o botão antes de entrar em dormência no outono, pra já poder florescer imediatamente quando sai da dormência na primavera). E de fato, começamos a encontrar dezenas, talvez centenas de P.alpina floridas! Vejam só qtas florzinhas brancas neste morro:

Elas cresciam principalmente em solo brejoso entre gramíneas, mas tbm com musgos sobre pedras. Expostas ao sol, as rosetas ficavam meio avermelhadas.
Vejam q interessante a variação das manchas amarelas nas flores nas fotos abaixo:

Próximo a P.alpina, em locais menos alkalinos e mais ácidos, encontramos umas rosetas um pouco maiores e amareladas. Tbm era brejoso com gramíneas, mtas das rosetinhas amarelas estavam em locais beirando um riacho. Este era o ambiente:

Demorou um pouco, mas começamos a achar algumas lindas flores roxas precoces. Supostamente estas deveriam ser P.vulgaris, mas o Andreas acha q algumas eram híbridos com P.leptoceras, q é mto parecida mas vive em ambientes alkalinos vizinhos.

E eis aqui o Andreas com algumas destas plantas:

Já voltando pro carro, após andar por todos os morros vizinhos, achando q não encontraríamos P.leptoceras com flor (por ser ainda mto cedo)... lá estavam elas, em barrancos na beira da estrada!

Que sorte e privilégio ver estas 3 espécies em flor!!
Abs,
Fernando
P.S. Em breve colocarei mais fotos de outras plantas em outros locais...